Incontinência Urinária Tem Cura (Guia 2022) | Bigfral

Home  »  Saúde   »   Incontinência urinária tem cura?

Incontinência urinária tem cura?


Incontinência urinária tem cura?

3 semanas atrás / 6 min de leitura

Quando você sai de casa para fazer compras ou se encontrar com amigos, você se pega mentalmente mapeando onde e com que rapidez será capaz de encontrar um banheiro no caso de precisar fazer xixi de repente e com urgência? Você pode simplesmente atribuir a isso outro efeito colateral desagradável de envelhecer – e, de certa forma, você está certo.

A incontinência urinária significa que uma pessoa perde urina acidentalmente. Embora possa acontecer com qualquer pessoa, a incontinência urinária é mais comum em pessoas mais velhas, especialmente mulheres. Apesar de ser um grande incômodo para a rotina e comprometer a qualidade de vida do paciente, a boa notícia é que a incontinência urinária tem cura.

Então, continue lendo este artigo e saiba mais sobre a IU, seus tipos, exercícios e tratamentos.

O que é incontinência urinária?

O corpo armazena urina na bexiga. Durante a micção, os músculos da bexiga contraem para mover a urina para um tubo chamado uretra. Ao mesmo tempo, os músculos ao redor da uretra relaxam e permitem que a urina saia do corpo. Quando os músculos dentro e ao redor da bexiga não funcionam como deveriam, a urina pode vazar. A incontinência geralmente ocorre se os músculos relaxam sem aviso.

Quais são os tipos de incontinência urinária?

A incontinência pode acontecer por vários motivos como: infecções do trato urinário, infecção ou irritação vaginal, prisão de ventre etc. Alguns medicamentos podem causar problemas de controle da bexiga que duram pouco tempo, entre outras causas.

O primeiro passo para tratar a incontinência é consultar um médico. Ele fará um exame físico e fará o histórico médico. Vai querer saber sobre os sintomas e os medicamentos que usa. E testes também podem ser realizados.

Listamos neste artigo os tipos de incontinência urinária e as causas mais comuns:

Incontinência urinária de esforço

A incontinência de esforço ocorre quando a urina vaza à medida que a bexiga é pressionada, por exemplo, durante exercícios, tossir, espirrar, rir ou levantar objetos pesados. É o tipo mais comum de problema de controle da bexiga em mulheres mais jovens e de meia-idade. Pode começar na época da menopausa.

Incontinência urinária por urgência

A incontinência de urgência ocorre quando as pessoas têm uma necessidade repentina de urinar e não conseguem reter a urina por tempo suficiente para ir ao banheiro. Pode ser um problema para pessoas com diabetes, doença de Alzheimer, doença de Parkinson, esclerose múltipla ou derrame.

Incontinência urinária mista

A incontinência urinária mista envolve uma necessidade forte e incontrolável de urinar acompanhada de perda de urina durante a atividade física.

Incontinência urinária por transbordamento

A incontinência por transbordamento ocorre quando pequenas quantidades de urina vazam de uma bexiga que está sempre cheia. Um homem pode ter problemas para esvaziar a bexiga se uma próstata aumentada estiver bloqueando a uretra. Diabetes e lesões da medula espinhal também podem causar esse tipo de incontinência.

Incontinência urinária enurese noturna

Conhecido como o ato de urinar na cama enquanto dorme. Esse sintoma pode ocorrer junto a outros tipos de incontinência. Para um tratamento adequado, o médico precisa analisar o quadro, as circunstâncias e fazer um plano ideal para o caso.

O que pode causar incontinência urinária?

O que pode causar incontinência urinária?

A incontinência urinária significa simplesmente vazamento de urina, devido à fraqueza dos músculos do assoalho pélvico ou outros sintomas como a vontade de urinar, incapacidade de esvaziar a bexiga, idas frequentes ao banheiro.

Rir, espirrar te faz perder o controle da bexiga? Isso pode ser caracterizado como IU. A incontinência urinária é comum em mulheres. O armazenamento e esvaziamento da urina é uma coordenação complexa entre a bexiga e a uretra, e distúrbios no sistema devido ao parto, envelhecimento ou outras condições médicas podem levar à incontinência urinária.

Como curar incontinência urinária feminina?

Mudanças no estilo de vida podem ajudar na incontinência. Perder peso, parar de fumar, dizer “não” ao álcool, beber menos cafeína (encontrada no café, chá e muitos refrigerantes), prevenir a constipação e evitar levantar objetos pesados ​​pode ajudar a evitar a incontinência. Escolher água em vez de outras bebidas e limitar o consumo de bebidas antes de dormir também pode auxiliar.

Mas a cura só ocorre com um tratamento adequado, e cada corpo reage de um jeito. Então não existe uma fórmula mágica para cura. Mas fisioterapia pélvica e outros exercícios aliados a novos hábitos saudáveis vão contribuir para uma melhora e possível cura.

Quais os tratamentos para incontinência urinária?

Hoje, existem mais tratamentos para a incontinência urinária do que nunca. A escolha do tratamento depende do tipo de problema de controle da bexiga que o paciente tem, da gravidade dele e do que melhor se adapta ao seu estilo de vida. Como regra geral, os tratamentos mais simples e seguros devem ser tentados primeiro.

O treinamento de controle da bexiga pode ajudá-lo a obter um melhor controle da bexiga, por exemplo.

Já os exercícios para os músculos pélvicos (também conhecidos como exercícios de Kegel) trabalham os músculos utilizados para parar de urinar. Tornar esses músculos mais fortes ajuda a reter a urina na bexiga por mais tempo.

Qual chá é bom para incontinência urinária?

Quando pesquisado na internet recebemos diversas dicas e orientações para tratar qualquer tipo de doença, mas vale ressaltar que a ida a um médico especialista é essencial para um tratamento adequado.

O médico pode avaliar os músculos da pélvis, quadril e região lombar, bem como a coordenação, força e flexibilidade dos músculos do assoalho pélvico. E, caso faça parte do tratamento, sugerir a ingestão de chá para tratar a incontinência urinária, além de água regularmente, exercícios de fortalecimento e remédios em alguns casos.

Melhores exercícios para incontinência urinária

Exercícios para o assoalho pélvico são os mais recomendados. O músculo do assoalho pélvico (KEGEL EXERCISE) é o tratamento de primeira linha recomendado. É um fator chave na prevenção e tratamento da IU. Isso é eficaz em 50% dos casos.

A prática ajuda a fortalecer os músculos do assoalho pélvico; aumentar a pressão intra uretral; e manter a continência contrações rápidas e repetidas da musculatura levantadora do ânus demonstraram estimular o arco reflexo sacral para suprimir a urgência e frequência urinária para melhorar os sintomas de IU.

Além dos exercícios, a mudança no estilo de vida é essencial para o tratamento e para uma vida mais saudável.

Melhores produtos para incontinência urinária

Melhores produtos para incontinência urinária

Mesmo após o tratamento, algumas pessoas ainda perdem urina de vez em quando. Existem produtos para controle da bexiga e outras soluções, incluindo fraldas para adultos, protetores de móveis, pílulas desodorizantes de urina e limpadores de pele especiais que podem fazer com que o vazamento de urina incomode um pouco menos.

Para atender esse público com qualidade e tecnologia, a Bigfral Moviment, oferece ao consumidor produtos específicos como absorventes e roupas íntimas descartáveis, que são adequados para cada nível de incontinência urinária e atendem às necessidades tanto das mulheres, como dos homens.

A utilização de produtos adequados vai garantir que esse paciente volte a viver em conforto na sociedade e tenha uma qualidade de vida muito melhor.

Roupas íntimas      

Roupa íntima para incontinência moderada a intensa para homens e mulheres é com a Bigfral Moviment, que preza pela sororidade de quem tem essa condição e precisa de cuidado e atenção.

As roupas íntimas da marca possui a exclusiva tecnologia Wet Block que absorve o líquido rapidamente, mantendo a umidade longe da pele, além das barreiras de proteção antivazamento que proporcionam segurança e liberdade para movimentos. O sistema antiodor neutraliza odores, traz a sensação de frescor à pele, e proporciona discrição.

Roupas íntimas femininas
Absorventes moviment

Absorventes

Absorventes podem ser as opções mais praticas e discretas, mas vale se atentar que para incontinência urinária o produto adequado precisa ter essa finalidade. Muitas mulheres por vergonha ou falta de informação acabam utilizando protetores diários ou absorventes menstruais e isso pode causar desconforto, odores, irritações na pele, dentre outros problemas.

Garantindo máxima absorção e camada protetora que mantém a pele seca, a Bigfral Moviment possui absorventes e roupas íntimas descartáveis destinada a homens e mulheres acometidos pela IU, de fluxo moderado ao intenso. O que permite o controle dos fluxos é a barreira protetora antivazamento, que proporciona segurança para quem utiliza, possibilitando que desfrutem do dia a dia, se movimentando com confiança.

Dermatologicamente testado, com Aloe Vera que ajuda a manter a pele saudável e protegida. 

Confira também nosso artigo: O que usar para incontinência urinária?

Os melhores produtos para IU são da Bigfral Moviment

Quanto mais informações sobre o assunto, mais pessoas poderão ter consciência sobre a realidade de quem possui incontinência urinária, para isso, a Bigfral Moviment reforça a importância do diagnóstico, do tratamento e do uso de produtos adequados para quem tem essa condição e os impactos emocionais em seu convívio social.

Muitas mulheres acabam utilizando produtos que não são específicos para essa condição e isso pode influenciar diretamente na autoconfiança, fazendo com que ela altere a rotina e deixe de lado atividades que possam causar situações desconfortáveis.

Listamos aqui as principais causas e tipos mais comuns da doença. Além de informação online, vale ressaltar novamente a importância de um médico acompanhando de perto cada caso. A incontinência urinária tem cura e o diagnóstico precoce aliado a um tratamento seguido a risca é o que vai ajudar nesse resultado. E nós da Bigfral Moviment estamos aqui para te ajudar!