Os Melhores Chá Para Tratar Incontinência Urinária | Bigfral

Home  »  Saúde   »   Chá para tratar incontinência urinária

Chá para tratar incontinência urinária


Chá para tratar incontinência urinária

7 meses atrás / 5 min de leitura

A incontinência urinária é uma doença tratável que afeta, principalmente, a qualidade de vida das pessoas. Tal doença afeta mais mulheres, principalmente na terceira idade, pois, com o passar dos anos as mulheres passam por uma mudança no assoalho pélvico, e nos músculos que sustentam a região, assim perdendo a força e podendo vir a causar a incontinência. 

Nesse texto vamos falar sobre chás para tratar a incontinência urinária, os melhores exercícios, seus sintomas e muito mais. Confira!

O que é incontinência urinária?

A primeira pergunta importante é: o que é incontinência urinária?. E aqui trazemos a resposta para a sua dúvida: a incontinência urinária nada mais é do que a perda involuntária da urina, de uma forma mais simples, quando a pessoa não consegue controlar/segurar o xixi.

De fato, é a perda de controle da bexiga, podendo variar de fluxos, de um ligeiro escape urinário, até uma intensa perda. Todos os tipos de incontinência podem ser causados por um espirro, uma tosse ou gargalhada.

Confira os principais tipos de incontinência:

  • Incontinência urinária de urgência: vontade súbita de fazer xixi e a pessoa perde urina antes de chegar ao banheiro;
  • Incontinência urinária de esforço: é a perda de urina quando a pessoa tosse, ri ou faz esforço;
  • Incontinência mista: os dois tipos de incontinência anteriormente citados, é a impossibilidade de controlar a perda de urina pela uretra;
  • Enurese noturna: é a incontinência que ocorre durante o sono.

Quais os sintomas da incontinência urinária?

Os principais sintomas da incontinência urinária são variáveis de acordo com seu tipo específico de incontinência. Mas geralmente, o se que caracteriza como sintomas de incontinência são:

  • Perda da urina de forma irregular;
  • Vazamento da urina com frequência;
  • Incapacidade de controlar a urina;
  • Necessidade de fazer muito esforço para urinar;
  • Identificação de urina nas roupas íntimas.

Como curar a incontinência urinária feminina?

A Incontinência pode vir a afetar qualquer pessoa, mas a maioria das pessoas afetadas são as mulheres. Além dos principais sintomas citados anteriormente, o constrangimento, frustração e vergonha são outras consequências que podem ser ocasionadas no dia a dia de pessoas com a condição.

Por isso, confira a seguir alguns cuidados que ajudar a controlar ou mesmo evitar a incontinência urinária feminina:

  • Perda de peso: procure estar no seu peso ideal, de acordo com o IMC, está acima do peso pode prejudicar de diversas formas;
  • Use o absorvente apropriado para incontinência: priorizando sempre o conforto e o bem-estar, A Bigfral Moviment é uma linha especializada no conforto e necessidades das mulheres e está entre as melhores opções do mercado;
  • Reduza alguns alimentos: comidas e bebidas “ativadoras” podem causar irritação na bexiga, alguns desses alimentos são: álcool, cafeína, sucos ácidos, tomates, laticínios entre outros;
  • Fisioterapia pélvica: exercícios focados na região da pelve e da bexiga que auxiliam no fortalecimento pélvico. Os exercícios Kegel são excelentes opções de fisioterapia pélvica!

Qual a causa da incontinência urinária?

A incontinência urinária pode atingir, de fato, qualquer pessoa. E assim como pode atingir diversas pessoas, a incontinência pode ter inúmeras causas para acontecer, confira:

  • Infecções urinárias;
  • Gravidez;
  • Pós-parto,
  • Efeitos colaterais de medicamentos;
  • Abusos sexuais;
  • Fraqueza de alguns músculos da região;
  • Obstrução da uretra pelo aumento da próstata;
  • Doenças que afetam os nervos ou músculos;
  • Alguns tipos de cirurgia ginecológica.

Quais os melhores chás para tratar a incontinência urinária?

Existem diferentes tipos de tratamento para a incontinência urinária, desde medicamentos orientados pelos médicos, até os mais naturais, como os chás,  que têm o mesmo objetivo de aliviar e tratar a incontinência. 

Os chás naturais podem ser um grande aliado nesse processo. Veja a seguir os melhores chás para incontinência urinária:

Chá de funcho

O chá de funcho é perfeito para a incontinência urinária, já que tem propriedades diuréticas. Esse chá ajuda a conter a urina e a facilitar o ato de esvaziar a bexiga por completo.

Chá para tratar incontinência urinária
Chá de folhas de framboesa

Chá de folhas de framboesa

Essa bebida serve para fortalecer os músculos da área, assim, a frequência de perda de urina também será reduzida.

Além disso, as folhas de framboesa são ricas em vitamina C, magnésio e potássio. O potássio é ótimo e muito indicado para o tratamento da incontinência urinária.

Chá de folhas de uva-de-urso

As folhas de uva-de-urso auxiliam no controle de diversos sintomas da incontinência urinária. Essa planta tem propriedades antibacterianas, antiinflamatórias, anti sépticas e diuréticas.

Chá de folhas de uva-de-urso

Melhor exercícios para incontinência urinária

Melhor exercícios para incontinência urinária

Os tratamentos mais indicados para a incontinência urinária são os exercícios e as fisioterapias, há diversas opções de acordo com a necessidade, e com o aprimoramento, o paciente pode passar a fazer os exercícios em casa.

Os exercícios podem fazer uma grande diferença no avanço do tratamento, e mudar de vez sua realidade em questão. Há diversos tipos de exercícios, mas destacamos os dois principais e mais conhecidos. Confira a seguir os exercícios de Kegel e a ginástica hipopressiva:

Exercícios de Kegel

Os exercícios de Kegel são o tipo de fisioterapia mais indicados para os pacientes de incontinência urinária, as sessões podem ser feitas no consultório ou em casa.

A melhor forma para realizar os exercícios é esvaziando a bexiga, fazendo xixi, e depois deitando de barriga para cima e fazer contrações 10 vezes seguidas, e depois descansar por 5 segundos. deve-se fazer mais 9 repetições dessa série, totalizando 100 contrações.  Com o passar das sessões, pode-se adicionar uma bola entre as pernas ou faixas elásticas para ajudar a manter a concentração e facilitar a realização da série completa corretamente. 

Ginástica Hipopressiva

A Ginástica hipopressiva deve ser feita com muita atenção nos processos e em como deve ser realizado o exercício. O ideal é começar a série deitada e depois progredir para sentado e depois inclinado para frente.

Veja como realizar a ginástica hipopressiva:

1. Inspirar normalmente e depois soltar o ar completamente, até que o abdôme comece a contrair sozinho e a seguir ‘encolher a barriga’, sugando os músculos abdominais para dentro, como se quisesse encostar o umbigo nas costas;

2. Deve-se manter esta contração durante 10 a 20 segundos inicialmente e com o passar do tempo, ir aumentando o tempo aos poucos, permanecendo o maior tempo possível sem respirar;

3. Após a pausa, encha os pulmões de ar e relaxe completamente, voltando à respiração normal.

Dica: é recomendado que esses abdominais não sejam feitos após comer.

Os exercícios devem ser feitos com calma e com muito cuidado, o primeiro exercício deve ser deitado, o segundo sentado e assim por diante, até chegar ao resultado desejado.

Confira também nosso artigo: Fisioterapia para incontinência urinária

Chás e o melhor para tratar sua incontinência

Chás e o melhor para tratar sua incontinência

As perdas de urinárias podem acometer diversas pessoas, gerando vontade súbita de urinar, escapes de urina durante o dia ou mesmo fluxos mais intensos. O tratamento para a incontinência urinária pode variar de acordo com cada pessoa. Mesmo para pacientes que priorizam o consumo de produtos naturais, como os chás, a melhor forma de tratar a incontinência é buscando por um profissional de saúde. 

Médicos especialistas podem ajudar receitando chás, remédios, orientando para cuidados com a alimentação e redução de consumo de determinados alimentos. 

A Bigfral Moviment entende as necessidades da população, em geral das mulheres, e auxiliam não só com produtos que ajudam na incontinência, mas também como uma linha de apoio feminino e sororidade que entende a real necessidade de não parar durante o dia a dia. Por isso, oferecemos produtos pensados na segurança, conforto e praticidade!

Se inscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários
0
Por favor, comente.x
()
x