Fisioterapia Para Incontinência Urinária (Guia) | Bigfral

Home  »  Saúde   »   Fisioterapia para incontinência urinária

Fisioterapia para incontinência urinária


Fisioterapia para incontinência urinária

2 semanas atrás / 7 min de leitura

Antes de contar as melhores dicas e exercícios para incontinência urinária, vamos explicar o que é e como afeta a vida de milhares de pessoas ao redor do mundo. 

A  incontinência nada mais é do que a perda involuntária da urina, em outras palavras, a pessoa não consegue controlar ou segurar o xixi. É a perda do controle da bexiga, variando de uma ligeira perda de urina, até uma perda intensa, causada por um espirro, uma gargalhada, gritos ou tosses. Além disso, há vários tipos de incontinência como: incontinência urinária de esforço,  incontinência urinária de urgência, incontinência mista, enurese noturna, incontinência por regurgitação, entre outros diversos tipos.

A incontinência urinária afeta, principalmente, a qualidade de vida da pessoa e é mais comum em mulheres, principalmente a partir da terceira idade, pois, com o passar dos anos, as mulheres têm algumas alterações no assoalho pélvico e nos músculos, assim podendo perder a força da região.

Mas uma ótima opção para prevenir ou ajudar com a incontinência é a fisioterapia na região, exercícios específicos, ginásticas, entre outros. Além de consultas regulares com o médico e algumas outras mudanças na vida da pessoa afetada. 

Confira a seguir tudo sobre a fisioterapia para a incontinência urinária, exercícios específicos, dicas e muito mais!

Como é feita a fisioterapia para incontinência urinária?

Como é feita a fisioterapia para incontinência urinária?

Um dos principais tratamentos para a incontinência urinária é a fisioterapia pélvica e demais exercícios, sendo diversificados de acordo com sua necessidade e nível de intensidade. Com certa modalidade, a pessoa pode fazer esses exercícios tanto na clínica como em casa!

A fisioterapia para incontinência urinária é de grande importância no processo para melhorar a perda involuntária da urina. A mais indicada é a de Kegel, e iremos explicar ela tópicos a frente, mas é sempre importante lembrar que tudo é um processo, e leva tempo e dedicação.

Os mais diferentes tipos de exercícios também podem fazer diferença no tratamento da incontinência urinária. Confira alguns:

  • Exercícios hipopressivos: a melhor forma de realizar o exercício é sentado ou em pé,  e encolher ao máximo a barriga, enquanto suga também os músculos do assoalho pélvico. A respiração deve ser normal;
  • Exercícios com cones vaginais;
  • Os exercícios físicos comuns como o cárdio podem fazer diferença;
  • Eletroestimulação.

Exercícios de Kegel

Uma dos exercícios mais indicados para tratar a incontinência urinária são os exercícios de Kegel. A melhor forma para realizá-los é esvaziando a bexiga, e depois deitando de barriga para cima e fazer contrações 10 vezes seguidas, e depois descansar por 5 segundos. Deve-se fazer mais 9 repetições dessa série, totalizando 100 contrações.

Com o passar das sessões, a facilidade e costume com todo o processo,  pode-se adicionar uma bola entre as pernas ou faixas elásticas para ajudar a manter a concentração e facilitar a realização da série completa corretamente.

Ginástica hipopressiva

Para realizar as ginásticas hipopressivas é indispensável que o paciente comece lentamente prestando muita atenção na forma adequada de realizar o exercício. O indicado é começar a série deitada e depois progredir para sentado e depois inclinado para frente. A ginástica hipopressiva consiste em:

  • Inspirar e depois soltar o ar completamente, até que o abdômen comece a contrair sozinho e após isso ‘encolher a barriga’, sugando os músculos abdominais para dentro, como se quisesse encostar o umbigo nas costas.
  • Deve-se manter esta contração de 10 a 20 segundos inicialmente e com o passar do tempo, ir aumentando o tempo aos poucos, permanecendo o maior tempo possível sem respirar.
  • Após a pausa, encha os pulmões de ar e relaxe completamente, voltando à respiração normal.

Não é indicado que esse exercício seja feito após alguma refeição, além disso, para conter bons resultados é indicado que o exercício seja feito de 3 a 5 vezes na semana.

Pilates e ioga

O pilates é um tipo de tratamento muito indicado pelos médicos para a incontinência urinária, pois esses exercícios possuem baixo impacto, diminuindo o estresse dos músculos já fadigados. Além disso, é um processo completamente harmonioso, superando os limites e suas restrições.

Esses tipos de exercícios estimulam o aumento do tônus muscular, levando a uma reeducação postural para correção da estática pélvica e o fortalecimento desses.

O que ajuda na incontinência urinária?

A Incontinência urinária atinge uma grande massa de pessoas, principalmente mulheres na terceira idade. A principal consequência, além dos sintomas, são o constrangimento, frustração, vergonha e insatisfação, muitas vezes os pacientes devem passar com psicólogos.

Como esse problema afeta grande parte dos brasileiros, buscamos algumas formas de ajudar com a incontinência, veja abaixo cada uma delas:

Consultar o médico especialista

O médico especialista para tratar a incontinência urinária é de grande importância, nada deve ser passado ou feito sem a orientação de um. Ele saberá a melhor maneira de tratar e curar sua incontinência, saberá os melhores produtos, remédios e chás naturais disponíveis. A questão mais importante é consultar seu médico e ter a melhor opinião.

Fazer exercícios diários no assoalho pélvico

Os exercícios diários na região do assoalho pélvico podem realmente fazer diferença e serem eficazes na redução dos episódios de incontinência.  Mas, vale ressaltar, a importância de realizar esses exercícios de forma correta, por isso, faça com calma e sempre com orientação médica.

Além disso, os exercícios abdominais podem influenciar negativamente na incontinência.

Parar de fumar

Fumar estimula a incontinência urinária. Por isso, caso você seja um fumante, pare já! A nicotina estimula o músculo da bexiga, podendo resultar em uma incontinência urinária por urgência.

Além disso, o fumo causa tosse, e juntamente com a sobrecarga do assoalho pélvico, também pode causar incontinência.

Perder peso

Quando a pessoa está acima do peso, pode causar enfraquecimento no assoalho pélvico e consequentemente causar incontinência urinária. O excesso de peso aumenta a pressão abdominal, assim, também aumentando a pressão na bexiga e uretra, simplificando a chance de perda de urina.

Alimentação adequada

A alimentação é um ponto muito importante, e que pode fazer a diferença na incontinência urinária, evite alimentos gordurosos, condimentados ou ácidos, pois esses tipos de alimentos podem causar irritação na bexiga e piorar as perdas involuntárias e outros sintomas. Opte sempre por comer mais fibras, e beber muita água!

Reduzir a cafeína

A cafeína presente no café pode causar grande irritação na bexiga, e o café causa um maior efeito relacionado a incontinência. Então, sempre que puder, evite o café, ou mude para uma opção de café descafeinado.

Outros tipos de bebidas e alimentos que contém cafeína e podem ser evitados são:

  • Bebidas gasosas;
  • Bebidas energéticas;
  • Chocolates.

Reduzir o consumo de álcool

O consumo de álcool não é uma opção para quem tem incontinência urinária. A bebida tem efeito diurético e estimula a bexiga, o que aumenta o risco de incontinência, tirar o álcool da sua rotina pode evitar episódios de escape.

Beber muita água

Geralmente os médicos indicam para pacientes com incontinência urinária, beber de 6 á 8 comos da água por dia. Muitos pacientes evitam beber água achando que pode causar um efeito negativo, no entanto, evitar beber líquidos durante o tratamento pode piorar os sintomas.

Tem algum chá para incontinência urinária?

Entre os muitos tipos de tratamentos para a incontinência urinária, está também os naturais, destacados por chás, todos com o mesmo objetivo de reduzir os sintomas da incontinência. Veja abaixo alguns que podem fazer a diferença:

  • Chá de folhas de framboesa: Fortalece os músculos da área, contém vitamina C, potássio e magnésio;
  • Chá de folha de uva-de-urso: Ajuda o controle de sintomas da incontinência, com propriedades antibacterianas, antiinflamatórias, anti-sépticas e diuréticas;
  • Chá de Funcho: O funcho é uma planta com propriedades diuréticas.

Como curar incontinência urinária feminina?

A melhor forma de curar a incontinência urinária é a partir dos tratamentos e medicamentos corretos, orientados por seu médico especialista. Esses medicamentos podem  reduzir as contrações da bexiga ou melhorar a ação do esfíncter da uretra, diminuindo os episódios de perda involuntária da urina.

Além desses medicamentos, outras formas para curar a incontinência são a partir de remédios caseiros como chás, boa alimentação, exercícios específicos entre outros.

Melhores produtos para incontinência urinária feminina

Melhores produtos para incontinência urinária feminina

A Bigfral Moviment é especialista, e a primeira, em mercadorias focadas em pessoas com incontinência urinária, buscando proporcionar o melhor conforto e segurança, sempre com as melhores opções, com foco na mulher. 

Produtos perfeitos para o dia a dia, e para qualquer ocasião, garantindo bem estar e a melhor comodidade.

A Bigfral Moviment tem como objetivo criar uma linha de produtos com foco em mulheres mais jovens, que não podem parar no dia a dia, oferecendo produtos exclusivos, confortáveis e focando no melhor para a mulher com incontinência urinária.

Confira abaixo os melhores produtos para incontinência urinária feminina:

  • Fraldas absorventes de todos os tamanhos, e refis;
  • Roupa íntima absorvente;
  • Roupa íntima moviment;
  • Absorvente;
  • Lenços umedecidos;
  • Lenços antissépticos;
  • Uma linha de produtos pensada na mulher. 

Roupas íntimas femininas

As roupas íntimas femininas da Moviment são ideais para mulheres com incontinência urinária, de moderada à intensa, com uma tecnologia exclusiva Wet Block, que absorve o líquido rapidamente, evitando a umidade. 

Além das barreiras antivazamento, priorizando a segurança, e a peça é discreta. As peças da Bigfral Moviment também tem tecnologia anti odor, neutralizando odores e trazendo a sensação de frescor na pele.

 Roupas íntimas femininas
 Absorventes

Absorventes

A Bigfral Moviment tem absorventes perfeitos para qualquer nível de incontinência, Com tecnologias exclusivas Wet Block, barreiras anti vazamento, e anti odor, além da peça ser completamente discreta, focando no bem estar do paciente.

Com os melhores preços e as melhores qualidades, escolha sempre a bigfral Moviment.

Com os melhores preços e as melhores qualidades, escolha sempre a bigfral Moviment.

Confira também nosso artigo: Exercício de kegel para incontinência urinária

O tratamento para incontinência

Para obter o melhor resultado em seu tratamento contra a incontinência urinária, a melhor opção é ir até um médico especialista e seguir suas orientações à risca! Mas também pode complementar esse tratamento com chás naturais, exercícios e muita água.

Além disso, para um melhor resultado e conforto, use os produtos Bigfral Moviment, para ter segurança e a melhor qualidade no momento do tratamento, não perca tempo e entre no site agora mesmo!