Remédio Caseiro Para Urina Solta (Guia 2022) | Bigfral

Home  »  Saúde   »   Remédio caseiro para urina solta

Remédio caseiro para urina solta


Remédio caseiro para urina solta

1 mês atrás / 7 min de leitura

Apesar de ser um problema de saúde muito comum – estima-se que aproximadamente 5% da população mundial independente de sexo ou idade vivam com essa condiação – a urina solta, ou incontinência urinária como também é conhecida, gera muitas dúvidas, sendo que as principais são sobre a existencia de algum tipo de tratamento ou remédio caseiro para urina solta, que possa ajudar pessoas que sofrem do problema a levarem a vida de forma mais tranquila e normal possível.

Somente no Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas apresentam ou já apresentaram essa condição em algum nível, podendo ser leve, moderada ou intensa. Mas, a maioria dessas pessoas não buscam informações ou tratamento para a condição, seja por falta de conhecimento ou mesmo por se constranger ao falar sobre o assunto, mesmo que seja com um especialista.

Apesar do tabu em torno da incontinência incontinência urinária, já existem inúmeras formas de tratar o problema ou até mesmo de conviver com ele de forma tranquila. Então se você quer saber tudo sobre esse assunto, continue a leitura!

Qual a causa da urina solta?

A incontinência urinária pode ser associada a diferentes problemas, mas geralmente é causada pelo enfraquecimento do esfíncter urinário e dos elementos de sustentação da uretra e da bexiga, fazendo com que os órgãos percam a capacidade de fazer a força necessária para segurar a urina.

Alguns fatores que podem contribuir para o enfraquecimento dessas estruturas são multiparidade (em mulheres) ou cirurgias ginecológicas, sendo que a incontinência urinária feminina corresponde a cerca de 40 a 70% dos casos da condição. Já em homens, a incontinência urinária costuma ser mais rara e geralmente causada por cirurgias prostáticas.

A idade também costuma ser um fator que contribui para o desenvolvimento da incontinência urinária e isso ocorre porque com o passar do tempo, a quantidade máxima de xixi que a bexiga consegue reter pode diminuir. Além disso, com a idade avançada, o tempo entre o alerta que o cérebro recebe e a decisão de urinar deixa de ser o mesmo que na juventude.

O que fazer quando está com a urina solta?

A dúvida do que fazer quando está com urina solta é muito comum. Afinal, ninguém quer sofrer com um episódio de perda de urina quando estiver em um local público ou perto de outras pessoas. Por isso, independente de ser uma incontinência urinária leve, moderada ou intensa, o primeiro passo é sempre buscar um especialista, para que ele possa analisar o caso de forma individual e identificar quais são as possíveis causas da condição e, com isso, determinar o tratamento adequado.

Em alguns casos, o profissional poderá receitar desde algum remédio caseiro para urina solta, até remédios mais específicos, conhecidos como anticolinérgicos e por agonistas beta 3, que têm como principal função diminuir a frequência e a intensidade das contrações involuntárias da bexiga, atuando como uma espécie de calmante para o músculo.

Já em situações mais específicas, pode também ser recomendada a cirurgia para correção do problema. Outras formas de corrigir a situação são os exercícios para fortalecimento dos músculos da pelve e da bexiga ou a adoção de alguns cuidados diários, como por exemplo:

  • Terapia comportamental, que consiste em ter horários fixos para ir ao banheiro, mesmo quando não há vontade de urinar;
  • Praticar exercícios perineais;
  • Regular o intestino, pois a prisão de ventre também pode causar ou agravar a incontinência urinária.
  • Cuidados com a alimentação, que consistem em evitar alimentos com substâncias que inflamam a bexiga, tais como como cafeína, álcool, frutas cítricas, fumo e alimentos apimentados.

Como viver com incontinência urinária?

Viver com incontinência urinária é mais fácil do que a maioria das pessoas pensam, desde que sejam tomados certos cuidados. Além das fraldas, absorventes e roupas íntimas que ajudam a lidar com a incontinência no dia a dia, evitando vazamentos indesejados, algumas medidas também podem tornar os episódios menos frequentes, como por exemplo:

  • Fazer exercícios diários no assoalho pélvico, como exercícios Kegel;
  • Parar de fumar;
  • Perder peso;
  •  Alimentação adequada;
  • Reduzir a cafeína;
  • Reduzir o consumo de álcool para melhorar a incontinência.

Melhores remédios caseiros para incontinência urinária

Além das dicas acima, alguns tipos de remédio caseiro para urina solta, que nada mais são do que pequenos hábitos do dia a dia, podem ajudar no problema.

Exercícios pélvicos

Exercícios pélvicos

Os exercícios para incontinência urinária feminina também são um grande aliado para fortalecer a musculatura de pelve, evitando pequenos escapes durante o dia. Entre os exercícios mais comuns estão Kegel, Ginástica Hipopressiva, Fisioterapia Pélvica e Pilates e Ioga.

Evite os alimentos que irritam a bexiga

Alguns alimentos possuem entre seus ingredientes substâncias que podem irritar a bexiga, tornando os episódios de perda urinária ainda mais frequentes e por isso devem ser evitados por quem deseja controlar a condição. Alguns desses alimentos ou bebidas, são cafés, refrigerantes ou energéticos com cafeína, bebidas alcóolicas e alimentos gordurosos, já que esses últimos favorecem o sobrepeso, que também é uma das causas da incontinência urinária.

Beba água em quantidade suficiente

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a incontinência urinária exige a ingestão de muito líquido. Muitas pessoas com IU evitam beber água, pois possuem a sensação de que isso causará mais problemas. No entanto, ao limitar a ingestão de líquidos o que pode acontecer é piorar os sintomas, já que a urina se tornará mais concentrada, o que pode reduzir a capacidade da bexiga.

Chá

Os chás para incontinência urinária são popularmente utilizados como forma de controlar o problema, principalmente por serem feitos com folhas que possuem propriedades capazes de acalmar os órgãos responsáveis pela urina. Alguns deles são:

Chá de funcho

Muito similar e algumas vezes até mesmo confundido com a erva-doce, o funcho é uma planta que possui propriedades diuréticas e que pode ser utilizado para diversos tipos de problemas, como cólicas menstruais, aliviar vômitos, desintoxicar o fígado e o baço, combater infecções urinárias, soltar gases, entre outros.

Chá de funcho

Apesar de provocar algumas dúvidas por conta das suas propriedades diuréticas, que teoricamente tornariam a micção mais frequente, esta erva ajuda a conter a urina pois torna mais fácil o ato de esvaziar a bexiga por completo sempre que o indivíduo vai ao banheiro. Por esse motivo, impede o acúmulo de urina residual na bexiga, evitando possíveis perdas ao longo do dia.

Chá de folhas de framboesa

Chá de folhas de framboesa

Entre as principais formas de utilização do chá de folhas de framboesa, está a por mulheres que estão prestes a entrar em trabalho de parto, já que os ativos da folha de framboesa favorecem as contrações a ajudam a aliviar a tensão, relaxando os músculos do útero e da pelve, o que pode facilitar e encurtar o trabalho de parto.

Por essas propriedades, esse chá também ajuda no fortalecimento dos músculos da região, fazendo com que a frequência dos episódios de perda de urina também sejam reduzidas. Além disso, as folhas de framboesa são ricas em vitamina C, potássio e magnésio, sendo esse último cheio de propriedades diuréticas e que são recomendados para auxiliar pessoas com incontinência urinária.

Chá de folha de uva-de-urso

Também chamado de chá de folha de uva-ursi, essa planta tem propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias, anti-sépticas e diuréticas. O seu chá auxilia no combate às bactérias, atuando como um chá  para infecção de urina, que pode ser um dos problemas causados pela incontinência urinária.

Chá de folha de uva-de-urso

Melhores produtos para incontinência urinária

Melhores produtos para incontinência urinária

Para quem quer lidar com a incontinência urinária de forma leve, o ideal é optar por produtos como fraldas, absorventes ou roupas íntimas que protejam e ajudem a recuperar a autoestima necessária para realizar as tarefas do dia a dia, sem se sentir constrangido ou com medo de que as pessoas percebam a condição. Para isso, a Bigfral Moviment desenvolveu produtos que auxiliem mulheres a se sentirem confortáveis e seguras todos os dias.

Roupa Íntimas Bigral Moviment

A roupa íntima Bigfral Moviment é uma fralda em formato de calcinha, oferecendo mais conforto e segurança para mulheres de todas as idades. O produto conta com tecnologia Wet Block, que absorve a urina rapidamente, mantendo a umidade longe da pele por um maior período de tempo e conta com barreiras de proteção antivazamento que proporcionam mais segurança. Além disso, possui o sistema Antiodor, que neutraliza odores, trazendo a sensação de frescor para a pele.

Roupa Íntimas Bigral Moviment
Absorventes moviment

Absorventes Bigfral

Os absorventes para incontinência urinária sãos opções discretas e recomendados principalmente nos casos de incontinência urinária leve a moderada. O absorvente Moviment conta com propriedades que absorvem a urina rapidamente, mantendo a região íntima seca, possuem barreira elástica anti vazamento e cobertura suave. 

Além disso, são opções discretas e que podem ser utilizadas diariamente, principalmente para mulheres mais jovens e que precisam executar tarefas como trabalhar, cuidar dos filhos, praticar exercícios, entre outras e querem fazer isso sem se preocupar com a incontinência urinária.

Confira também nosso artigo: Remédios para incontinência urinária feminina

Conte com Bigfral Moviment em todos os momentos do seu dia

A incontinência urinária pode se tornar com o tempo uma condição bastante incômoda e constrangedora e por isso o remédio caseiro para urina solta pode ser um grande aliado para quem quer diminuir os episódios para assim conseguir levar uma vida normal. Além disso, o uso de absorventes, calcinhas ou fraldas no dia a dia também podem trazer um grande alívio, já que diminuirá a sensação de que a qualquer momento você pode urinar na frente de outras pessoas.

Para ajudar mulheres que sofrem com essa condição, a Bigfral Moviment desenvolveu uma linha de produtos voltados para mulheres que independente da incontinência querem se sentir fortes e seguras para trabalhar, estudar, cuidar da casa ou sair com os amigos. São produtos que oferecem segurança, conforto e descrição, devolvendo a confiança necessária para quem quer aproveitar todos os dias.