Remédios Para Incontinência Urinária Feminina | Bigfral

Home  »  Saúde   »   Remédios para incontinência urinária feminina

Remédios para incontinência urinária feminina


Remédios para incontinência urinária feminina

2 meses atrás / 6 min de leitura

A incontinência urinária é algo que pode acometer qualquer pessoa. Aliás, não é uma questão rara. 

A incontinência ocorre com milhares de pessoas do mundo, principalmente com mulheres, e pessoas na terceira idade. A explicação básica da incontinência urinária é a perda de controle da bexiga, que varia entre uma ligeira perda de urina após espirrar, tossir ou rir, até a total incapacidade de controlar a micção.

A incontinência não vem, necessariamente falando, de uma doença subjacente, Algumas causas comuns podem ser embriaguez, indisponibilidade de banheiros, tosse, espirros, ansiedade extrema ou riso intenso.

Além disso, há vários tipos da incontinência, variando de intensidade ou causa, confira:

  • Incontinência de urgência;
  • Incontinência por esforço;
  • Incontinência mista;
  • Incontinência por regurgitação;
  • Incontinência funcional.

Já que entendemos o que é a incontinência urinária, confira a seguir os remédios ideais, o que fazer quando diagnosticado, como curar, chás naturais, exercícios e muito mais! confira já!

O que fazer quando está com a urina solta?

A primeira coisa a fazer quando se der conta que está com “urina solta” ou incontinência urinária é buscar imediatamente um médico especialista, para que ele possa entender sua situação e orientar o melhor tratamento. Após isso, há alguns fatores que podem influenciar na perda de urina e quando melhorados podem agir positivamente nessa questão. Veja quais são:

  • Peso;
  • Bebida;
  • Fumo;
  • Sedentarismo;
  • Alimentação;
  • Ansiedade.

Busque sempre o melhor tratamento com orientação médica.

Como curar incontinência urinária feminina?

Como curar incontinência urinária feminina?

A melhor e mais eficaz forma de curar a incontinência urinária feminina é a partir dos medicamentos e orientações corretas. Os remédios instruídos pelo seu médico podem ter muita eficiência, mas também há outras formas de curar a incontinência, desde exercícios indicados e específicos, alimentação regulada, chás naturais, entre outros. 

Acima de todas essas dicas, tudo deve ser esclarecido e opinado por seu médico de confiança. Somente ele saberá seu caso com detalhes e indicará o melhor para você.

Que remédio é bom para incontinência urinária?

Uma da formas de tratamentos mais utilizadas é a partir de medicamentos específicos, como oxibutinina, cloreto de tróspio, estrogênio ou imipramina, por exemplo, prescritos como forma de reduzir as contrações da bexiga ou melhorar diretamente a ação do esfíncter da uretra, assim diminuindo os episódios de incontinência urinária.

Lembrando que o uso desses medicamentos devem ser feitos após a orientação e prescrição médica.

Qual o chá indicado para incontinência urinária?

Quando se fala em tratamento, muitos optam por algo mais natural, benéfico para a saúde e menos invasivo. Se você é uma dessas pessoas que evitam o uso de remédios – somente em último caso – eu tenho uma ótima notícia! Há um tratamento completamente natural para a incontinência urinária, e é a partir de chás naturais.

Esses chás têm os principais componentes que podem influenciar positivamente sua incontinência urinária e até mesmo curar ela. A bebida tem o mesmo objetivo de reduzir os sintomas. Os chás indicados para a incontinência podem ser seu melhor amigo no momento do tratamento, veja abaixo alguns deles:

Chá de folhas de framboesa

O chá de folhas de framboesa é um ótimo aliado na hora de fortalecer os músculos da área, assim, diminuindo a frequência de escape de urina. Além desse ótimo fator, as folhas contém uma grande concentração de vitamina C, potássio e magnésio, todos esses fatores ajudam na incontinência urinária.

Chá de folhas de framboesa
Chá de funcho

Chá de funcho

A folha de funcho tem propriedades diuréticas, esse é o fator principal. Esse chá ajuda a conter a urina, pois torna mais simples o ato de esvaziar a bexiga por completo, assim, evitando o escape.

Chá de folha de uva-de-urso

O chá de folha de uva-de-urso é uma ótima pedida para o tratamento da incontinência urinária. Essa planta contém propriedades antibacterianas, antiinflamatórias, anti-sépticas e diuréticas. Além disso, auxilia no combate às bactérias e previne a infecção urinária.

Chá de folha de uva-de-urso

Qual o exercício para incontinência urinária?

Os exercícios são extremamente importantes para o tratamento da incontinência urinária, podendo fazer grande diferença no avanço do tratamento e melhorias nos sintomas da condição.

Ainda assim, fica a questão “Qual o exercício ideal para a incontinência urinária? qual a melhor opção?” 

A melhor opção sempre será o tipo de exercício que seu médico especialista indicar para você, já que ele conhece seu caso e sua intensidade de fluxo. Mas há exercícios universais que foram comprovados serem ideais para ajudar a tratar e aliviar os sintomas da incontinência urinária, confira a seguir:

Exercício de kegel

Definitivamente o exercício mais indicados pelos especialistas para tratar a incontinência urinária. Os exercícios de Kegel são muitos conhecidos e apreciados, já que obtém melhorias nos sintomas, e em alguns casos, pode ocorrer até a cura da incontinência. Veja o passo a passo:

  • Esvazie a bexiga completamente;
  • Deitar em uma superfície plana de barriga para cima;
  • Fazer contrações 10 vezes seguidas;
  • Descansar por 5 segundos;
  • Repetir o processo por mais 9 vezes;
  • Com o passar do tempo, e o processo se tornando fácil e costumeiro, adicione uma bola entre as pernas ou faixas elásticas.

Ginástica hipopressiva

A ginástica hipopressiva é a segunda em indicações, mas ela leva mais cuidado ao processo, recomenda-se que o paciente comece a ginástica de forma mais lenta, prestando atenção na forma ideal de realizar os movimentos. O ideal é começar a série deitada, após isso sentada e ir aos poucos inclinando para frente, assim você se sentirá mais confiante.

Veja como fazer a ginástica hipopressiva:

  • Inspirar e depois soltar o ar completamente, assim o abdômen começará a contrair sozinho e após isso ‘encolha a barriga’, sugando os músculos abdominais para dentro, como se quisesse encostar o umbigo nas costas;
  • Deve-se manter esta contração durante 10 a 20 segundos inicialmente e com o passar do tempo, ir aumentando o tempo aos poucos, permanecendo o maior tempo possível sem respirar;
  • Após a pausa, encha os pulmões de ar e relaxe completamente, voltando à respiração normal.

Fisioterapia

Na fisioterapia para incontinência urinária, abrange todos os exercícios já comentados, como exercício de kegel e a ginástica hipopressiva. Mas, a fisioterapia em geral consiste em fortalecer os músculos do assoalho pélvico para impedir a perda involuntária de urina.

Na fisioterapia pélvica, podemos usar os exercícios de Kegel, ginásticas hipopressivas, Pilates, Yoga, eletroestimulação, o biofeedback e os cones vaginais.

Pilates e ioga

O Pilates e o Yoga são disciplinas físicas que são muito indicadas para o tratamento da incontinência urinária, ambos são exercícios de baixo impacto e concentração. Tais exercícios diminuem a irritação dos músculos já fadigados e  o processo dos exercícios são calmos e harmoniosos.

O pilates e o yoga, estimulam o aumento do tônus muscular, reeducando a postura para correção da estática pélvica e seu fortalecimento.

Quais os melhores produtos para incontinência urinária feminina

Quais os melhores produtos para incontinência urinária feminina

A Bigfral Moviment é a primeira em produtos para incontinência urinária, a alta qualidade e satisfação dos clientes é o principal pilar da marca, feitos para jovens e adultos. 

A Bigfral Moviment busca sempre se aprimorar e oferecer o melhor em conforto, segurança e discrição para seus clientes, já que seu foco é em pessoas com incontinência urinária. Confira abaixo tudo sobre as roupas íntimas femininas e os absorventes da bigfral moviment:

Roupas íntimas femininas

As roupas íntimas da Bigfral Moviment são ideais para mulheres (e homens) com incontinência urinária, e cada produto é ideal para um nível de intensidade, atendendo pessoas de alto a baixo fluxo. A tecnologia das roupas íntimas da Moviment, Wet Block, garante mais segurança e conforto, além da tecnologia anti odor, neutralizando odores e trazendo a sensação de frescor na pele.

Roupas íntimas femininas
Absorventes moviment

Absorventes

A Bigfral Moviment também trabalha com os melhores absorventes, feitos para qualquer nível de incontinência, também com a tecnologia exclusiva da Wet Block, que absorve o líquido rapidamente, evitando a umidade na pele, a tecnologia anti odor, neutralizando o odor e trazendo a sensação de frescor na região e por fim, as barreiras antivazamento, para uma maior segurança. A peça é completamente discreta, focando no bem estar do paciente.

Confira também nosso artigo: Chá para tratar incontinência urinária

Qual o melhor tratamento para incontinência urinária?

O melhor tratamento que um paciente que sofre de incontinência urinária pode ter é aquele orientado por seu médico especialista de confiança. 

Mas para acompanhar seu dia a dia, com segurança, conforto e discrição use Bigfral Moviment, passando por todo o processo com a melhor qualidade! Use Bigfral Moviment.