Qual o tratamento para incontinência urinária feminina | Bigfral

Home  »  Mulheres   »   Qual o tratamento para incontinência urinária feminina

Qual o tratamento para incontinência urinária feminina


Qual o tratamento para incontinência urinária feminina

4 semanas atrás / 8 min de leitura

Cerca de 10 milhões de brasileiros sofrem de incontinência urinária, e 72% das mulheres no mundo são atingidas por essa condição que pode causar desconforto e mudar a rotina delas. As mulheres podem ter diversos fatores que desenvolvam a incontinência urinária, como a idade, a gestação, o pós-parto, o tabagismo, a anatomia do órgão feminino, infecção urinária, entre outros.

Mas a boa notícia é: incontinência urinária é tratável e também pode ser prevenida. E apesar de ser considerada uma doença comum, não deve ser levada como normal, mas sim buscar o tratamento e as melhores condições para continuar com a rotina, evitando que a mulher se distancie do que gosta e do que precisa fazer.

Quer saber um pouco mais sobre os tratamentos para incontinência urinária feminina? Continue neste artigo que vamos falar sobre as diversas formas de tratamento da incontinência urinária para que você possa compreender que é possível se ver livre dessa condição.

O que é incontinência urinária feminina?

A incontinência urinária é o termo definido pela International Continence Society (ICS) para a condição que causa a perda involuntária da urina pela uretra, ou seja, quando a pessoa não tem controle sobre a bexiga, também muito conhecida como uma vontade muito forte ou incontrolável de fazer xixi.

Essa doença ocorre quando há o enfraquecimento da musculatura do assoalho pélvico, e a função de contração responsável por segurar o xixi acaba sendo afetada e liberando urina involuntariamente, os chamados escapes de xixi.

A incontinência urinária feminina é um termo mais frequente pois o sexo feminino tem maior tendencia a desenvolver essa condicao. Isso se dá pois a mulher possui falhas naturais no assoalho pélvico que são: o hiato vaginal e o hiato retal. Alguns fatores podem levar ao problema como infecção urinária, incontinência pós-parto, idade, entre outros.

Qual o tratamento para os diferentes tipos de incontinência urinária?

Lidar com a incontinência urinária é bastante desconfortável para muitas pessoas, mas o tratamento pode ser mais simples do que se imagina. Além de alguns cuidados de prevenção e produtos que auxiliam a manter a rotina, hoje existem tratamentos caseiros, fisioterapias e até cirúrgicos.

O tratamento vai depender de cada tipo de incontinência urinária, mas geralmente o tratamento devolve o bem-estar ao paciente. Explicamos mais detalhes sobre cada tipo de incontinência urinária e tratamentos recomendados logo abaixo.

Bexiga Hiperativa e Incontinência de Urgência

A incontinência urinária por bexiga hiperativa, também pode ser chamada de incontinência de urgência, e ocorre quando o paciente sente urgência de urinar e por vezes não consegue chegar até o banheiro. Esse tipo é considerado o mais grave quando comparado a incontinência urinária de esforço.

Um dos fatores desse tipo de incontinência urinária é quando há muitas idas ao banheiro sem ter a real necessidade de urinar. Para se ter uma ideia, uma bexiga adulta regular é capaz de comportar a média de 350ml e 500 ml de líquido. E normalmente, esvaziamos a bexiga antes dela estar completamente cheia. Quando ocorre a hiperatividade da bexiga há o aumento da frequência urinária com volumes urinários até menores do que 150 ml, isso pode gerar a hiperatividade do detrusor, levando a incontinência urinária de urgência.

As duas possíveis causas para a hiperatividade do detrusor são o defeito dos receptores da bexiga que transmite ao cérebro que o órgão está cheio e faz com que o cérebro interprete como um desejo súbito de ir ao banheiro; ou uma bexiga “musculosa”, que faz muita força e não distende bem na fase do armazenamento.

Incontinência de Esforço

A incontinência urinária por esforço ocorre quando uma pressão é transmitida à bexiga por um esforço abdominal, e pode ser um esforço bem comum como tossir, espirrar, ou fazer exercícios.

Esse tipo de incontinência pode ter forma leve ou avançada. Em uma incontinência urinária leve ocorre a perda involuntária de urina apenas com tosses vigorosas, espirros ou esforços maiores. Na forma mais avançada, o escapamento de urina ocorre quando o paciente faz esforços simples e comuns, como levantar da cama ou agachar para pegar algo.

Esse tipo de incontinência é relacionado por possíveis danos aos músculos do assoalho pélvico e lesões dos nervos durante o parto, por isso é muito comum em mulheres. O tratamento da incontinência urinária de esforço pode ser simples, baseado em exercícios dos músculos do assoalho pélvico, ou medicamentos. Mas para a forma mais avançada da doença, pode ser necessário realizar cirurgia.

Incontinência Mista

A incontinência mista associa dois tipos de incontinência urinária: a incontinência de esforço e a incontinência de urgência. O sintoma principal é a impossibilidade de controlar o escape involuntário de xixi pela uretra, mas pode ter tanto a perda de urina por esforços como por urgência, não chegando ao banheiro a tempo.

O tratamento da incontinência mista levará em conta a causa, a gravidade da condição e o paciente. Pode ser feito por terapia comportamental, treino de hábitos de micção e da bexiga, medicamentos ou cirurgia.

Incontinência por Regurgitação

A incontinência urinária por regurgitação é o oposto da incontinência de urgência (hiperatividade do detrusor). A incontinência por regurgitação ocorre quando há uma distensão progressiva do órgão e a perda da capacidade de contração. Com isso, a bexiga não realiza o mecanismo necessário para esvaziar toda a urina. Isso faz com que haja o acúmulo de urina, que pode crescer com o tempo. A obstrução do fluxo urinário é uma das maiores causas dessa incontinência.

Incontinência Funcional

Na incontinência urinária funcional, o problema pode não estar no funcionamento do sistema urinário, mas em outras condições que diminuam a consciência da necessidade de urinar, como por exemplo, doenças articulares, neurológicas ou problemas cognitivos.

Um exemplo de causa da incontinência funcional é a artrite, que por afetar a mobilidade do paciente, pode também gerar a incapacidade de chegar ao banheiro a tempo. O tratamento, nesses casos, pode ser focado mais na causa do que na incontinência.

Quais as principais causas da incontinência urinária feminina?

Quais as principais causas da incontinência urinária feminina?

As mulheres são mais suscetíveis a desenvolver incontinência urinária em algum período da vida, a estimativa é de que 50% das mulheres podem passar por essa condição em algum momento. Os principais fatores de risco para isso são a idade, gestação precoce, menopausa e obesidade. Essas condições enfraquecem a musculatura do assoalho pélvico, facilitando a perda involuntária de urina durante algum esforço.

Confira mais causas da incontinência urinária feminina:

  • Enfraquecimento dos músculos da bexiga;
  • Bexiga hiperativa;
  • Infecção urinária;
  • Fraqueza e disfunções do assoalho pélvico;
  • Danos nos nervos que controlam a bexiga; 
  • Doenças como esclerose múltipla, artrite, diabetes ou Parkinson;
  • Distúrbios hormonais;
  • Tumores;
  • Prolapso de órgão pélvico, quando os órgãos saem de seu lugar regular.
  • Lesão ou dano aos nervos, ou músculos da bexiga.

Cuidados a serem tomados na incontinência urinária

A incontinência urinária é uma condição comum, por isso possui formas de tratamento e prevenção. Mesmo sendo um problema recorrente, não deve ser considerado normal.

Algumas pessoas não sabem que essa condição tem tratamento mesmo anos após desenvolvida, porém é importante lembrar que quanto antes fizer o tratamento, melhores são as chances de vencer a doença.

Confira alguns cuidados importantes para evitar o desenvolvimento da incontinência urinária:

  • Pratique exercícios e flexões dos músculos da região pélvica;
  • Tenha uma alimentação adequada: evite alimentos e bebidas que irritam a bexiga, como o álcool, cafeína, excesso frutas e sucos ácidos, adoçantes artificiais, etc.
  • Se hidrate: ao contrário do que muitos possam pensar, não se deve deixar de beber água. Quanto mais água tomar, melhor será para eliminar os fluidos e evitar infecções. Uma dica é evitar grandes volumes de água de uma só vez, para não encher a bexiga, causando a urgência para ir ao banheiro.
  • Mantenha um peso ideal: a obesidade é um dos fatores de risco para o desenvolvimento da incontinência urinária;
  • Use o banheiro regularmente: segurar o xixi por muito tempo pode fazer com que a bexiga perca a sua habilidade de contenção;
  • Use produtos adequados para a absorção dos escapes de urina.  

Melhores produtos para incontinência urinária feminina

Melhores produtos para incontinência urinária feminina

Um dos cuidados que deve ser tomado para a incontinência urinária é usar produtos que não causam mais desconforto, e que ajude a mulher a se sentir confortável e segura. Mas a escolha do produto para incontinência urinária deve trazer algumas dúvidas para as mulheres, pois precisa ser ideal para cada uma, que se ajuste ao corpo, aguente o fluxo sem vazamentos, não deixe odores, etc. Confira os melhores produtos para incontinência urinária feminina abaixo.

Roupa íntima descartável

As roupas íntimas femininas descartáveis são muito indicadas para mulheres que sofrem com a incontinência urinária, mas não querem que isso atrapalhe a sua rotina, sendo ideal para pessoas mais ativas. Como o próprio nome já diz, a roupa íntima descartável é uma peça que substitui a calcinha e que possui tecnologia para a absorção dos escapes de urina.

As peças possuem diferentes tamanhos que se ajustam ao corpo, e também diferentes tipos para resistir ao fluxo de cada mulher. Por não ser reutilizável, não precisa ter a preocupação de guardar a peça em caso da troca ser necessária fora de casa. O formato anatômico também auxilia na discrição. 

A Bigfral Moviment traz roupas íntimas com a tecnologia Wet Block para absorver o fluxo duas vezes mais rápido, que garante uma pele seca e agradável. Outro fator fundamental que a linha Bifral Moviment traz é a tecnologia anti odores, para as mulheres seguirem sua rotina com tranquilidade.

Para usar a roupa íntima feminina é muito fácil, basta vestir como qualquer outra peça íntima, e além disso, ela possui um elástico que facilita ainda mais o processo. Com a linha Moviment, os tamanhos disponíveis são pequeno, médio, grande e extra grande, recomendados para cinturas de 112 a 137 centímetros.

No geral, essa peça pode ser usada por até 8 horas, ou antes disso dependendo do fluxo de escapes. As roupas íntimas descartáveis possuem tecnologias de absorção para cada fluxo, leve, moderado e intenso.

Existem contra indicações?

A tecnologia utilizada é adequada para a região íntima. A roupa íntima descartável não possui contra indicações, sendo indicada para adultos e idosos. Mas lembre-se de seguir as instruções de uso para que o produto atenda às suas necessidades adequadamente.

Absorventes para incontinência feminina

Os absorventes externos são produtos mais populares e conhecidos entre as mulheres, pois geralmente são usados para o fluxo menstrual. Mas existem modelos específicos que são adequados para a incontinência urinária. 

Os absorventes podem ter formatos e tecnologias diferentes. Para a incontinência urinária feminina, é recomendado que a mulher se atente para o seu fluxo, e assim possa escolher o absorvente adequado, sendo para fluxo leve, moderado ou intenso. 

A linha de absorventes Moviment da Bigfral disponibiliza as versões regular, maxi e super para lidar com todos os tipos de fluxos. Com o absorvente adequado, as chances de haver vazamentos são quase nulas, desde que seja respeitado o tempo de uso e a forma de colocar a peça íntima.

O absorvente externo da Bigfral é feito com a Tecnologia Wet Block e absorve o fluxo duas vezes mais rápido para garantir uma pele seca e agradável. Esses absorventes são descartáveis e geralmente precisam ser trocados de 3 a 6 horas. Isso evita que a mulher tenha complicações com essa região tão sensível.

Confira também nosso artigo: Produtos para incontinência urinária feminina

Como conviver com a Incontinência Urinária no dia a dia

A incontinência urinária é alta entre mulheres, seja por terem a região pélvica e sistema urinário mais propício a isso ou por passarem por outras questões como o trabalho de parto. Mas isso não é motivo para grandes preocupações, afinal existem os tratamentos, a prevenção, e também os produtos que ajudam muito quem sofre com essa condição, que também pode ser relacionada a fatores físicos e hormonais.

Vale ressaltar que o assunto deve ser abordado para que os cuidados sejam de conhecimento de todas, e que a incontinência urinária não faça com que as mulheres sofram ou se isolem. Ter incontinência urinária pode ser muito difícil e gerar transtornos físicos e também psicológicos. É importante conversar com seu médico a respeito da incontinência urinária, e também ter autoconhecimento do corpo.

Cada mulher possui um perfil diferente, um estilo de vida e uma rotina própria, por isso vale levar em consideração exercícios que se encaixem para o perfil de cada mulher para o tratamento da incontinência urinária. Não se desespere, a solução para a incontinência urinária existe, e pode ser mais rápida e simples do que se espera!

Por isso, busque atendimento médico assim que perceber os sinais de incontinência urinária, como os escapes de xixi ou constipação. Quanto mais cedo descobrir a causa e iniciar o tratamento, melhores serão os resultados.

Pensando especificamente em ajudar o público feminino a lidar com a incontinência urinária, a linha Bigfral Moviment, pensada especialmente para mulheres que prezam pela discrição e conforto ao escolher suas roupas intimas. A linha tem como objetivo manter as mulheres em movimento, para que não parem suas vidas em decorrência da incontinência urinária.
A Bigfral Moviment atende as necessidades do público feminino com uma ótima tecnologia Wet Block que absorve o fluxo duas vezes mais rápido, além de tecnologias anti odores e anti vazamentos. Seja para dormir tranquilamente, trabalhar, malhar ou qualquer momento social, pode ter a segurança e conforto que a linha Bigfral Moviment proporciona.