Incontinência Urinária Mista (Guia Completo 2022) | Bigfral

Home  »  Saúde   »   Incontinência urinária mista

Incontinência urinária mista


Incontinência urinária mista

7 meses atrás / 7 min de leitura

A perda involuntária de urina, popularmente conhecida como incontinência urinária, é um problema de saúde pública que atinge boa parte da população. Estima-se que pelo menos 5% das pessoas, independente da idade, sofram com o problema no mundo todo!

Só no Brasil, a média de pessoas atingidas por condições como incontinência urinária mista, de urgência, de esforço, e outras, é de 10 milhões de pessoas, podendo o problema ser diagnosticado como leve, moderado ou grave. E, embora seja comum em ambos os sexos, a incontinência urinária feminina costuma ser vista com uma maior frequência, sendo que a número de episódios de perda de urina costumam aumentar de acordo com a idade, normalmente surgindo de forma súbita em mulheres a partir dos 40 anos e agravando-se em mulheres mais velhas.

Atualmente, existem vários tipos de incontinência urinária que podem ser identificados pelas pessoas que sofrem com esse problema, sendo as mais comuns a incontinência urinária de esforço, a incontinência urinária de urgência e, por fim, a incontinência urinária mista, que caracteriza-se como uma combinação das anteriores.

Além de ser um problema bastante incômodo e que requer cuidados constantes, um dos fatores que mais incomodam as pessoas que sofrem com a incontinência urinária é o fato de essa ser uma condição que não é socialmente aceita, muitas vezes pela falta de conhecimento das pessoas de modo geral e, até mesmo, pela falta de informação por parte de quem sofre.

Para que haja um tratamento adequado, o ideal é que a pessoa procure assistência médica ao menor sinal de incontinência urinária, por mais esporádicos que sejam os episódios de perda de urina. Isso é importante pois quanto antes for investigado, mais fácil será identificar suas possíveis causas e aplicar o tratamento médico adequado.

De acordo com especialistas, existem inúmeros fatores que podem contribuir para o desenvolvimento de problemas como a incontinência urinária mista, como por exemplo a fraqueza dos músculos do assoalho pélvico, alterações neurológicas que afetam o contato entre a bexiga e o cérebro,  gravidez ou parto por via vaginal, obstrução dos canais da urina, traumas na região pélvica, menopausa e muitos outros.

Então se você quer saber tudo sobre essa condição, como identificar, tratamentos e formas de contorná-la no dia a dia para recuperar a confiança e qualidade de vida, confira esse material que preparamos!

O que é incontinência urinária mista?

A incontinência urinária mista caracteriza-se, principalmente, pela combinação de dois tipos de incontinência urinária bastante comuns: a de urgência e a de esforço.

Ou seja, ela pode estar associada a diferentes causas e pode vir em diferentes episódios, como por exemplo ao fazer pequenos esforços, como tossir, espirrar, levantar pesos ou realizar movimentos bruscos e que aumentem a pressão do abdome, comprimindo a bexiga. Mas também pode acontecer de forma súbita, quando o indivíduo é pego de surpresa por uma vontade forte e urgente de ir ao banheiro e que pode estar associada à hiperatividade do músculo detrusor da bexiga, que faz com que se sinta uma necessidade repentina de urinar.

Uma vez que a incontinência urinária mista abrange outros dois tipos de incontinência urinária, o tratamento deve levar em consideração o que pode estar causando o problema, para que seja realizado um procedimento adequado. Nesses casos, é comum que o médico responsável opte por terapia comportamental, para uma mudança no estilo de vida do paciente, além de exercícios para fortalecimento da pelve e para adaptação dos hábitos de micção. Em alguns, inclusive, podem ser aplicadas terapias farmacológicas e/ou cirurgia.

Quais são os tipos de incontinência urinária?

Além da incontinência urinária mista, a condição também pode se apresentar em diferentes formas e, consequentemente, com diferentes sintomas que muitas vezes podem confundir quem ainda não sabe ao certo se está sofrendo com a condição.

Para quem suspeita estar com algum tipo de IU, é importante ficar sempre atento aos sintomas apresentados, a frequência dos episódios e de que forma ou em que momento eles costumam acontecer, para assim passar um relatório completo ao médico para receber o diagnóstico e tratamento adequado.

Conheça abaixo os principais tipos de incontinência urinária e suas respectivas características!

Bexiga hiperativa e incontinência de urgência

A bexiga hiperativa ou, como o nome já sugere, incontinência urinária de urgência, pode ser identificada quando o indivíduo apresenta um desejo muito forte e urgente de urinar e que muitas vezes vem de forma tão repentina a ponto de ele não conseguir nem ao menos chegar até o banheiro.

Nesse tipo de incontinência urinária, nem sempre é necessário que a pessoa esteja com a bexiga cheia para apresentar um episódio de urgência, podendo este acontecer até mesmo quando ainda há uma quantidade pequena de urina armazenada.

Incontinência de esforço

A incontinência urinária de esforço se caracteriza por episódios de escape que são desencadeados por pequenos esforços que muitas vezes fazem parte do dia a dia, como o ato de espirrar, tossir ou até mesmo rir. Na maioria dos casos esse tipo de condição está associada à danos no assoalho pélvico, assim como por lesões nos nervos da região e pode ser ocasionada durante momentos de esforço extremo, por exemplo em mulheres que realizam o parto vaginal.

Para esse tipo de IU, o tratamento costuma ser simples, sendo que na maioria dos casos recomenda-se a realização de exercícios que têm como principal função o fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico e, em alguns casos, também pode ser recomendado o uso de medicamentos específicos.

Em casos mais extremos, em que forem identificadas lesões mais profundas, pode ser que o médico responsável solicite uma cirurgia reparadora no local afetado para corrigir o problema.

Incontinência mista

Como explicamos acima, a incontinência urinária mista se trata de uma combinação da incontinência de esforço e da incontinência de urgência. Por esse motivo, ela pode acontecer de diferentes formas, seja durante episódios de esforço, como também de forma rápida e repentina.

Incontinência por regurgitação

A incontinência por regurgitação costuma ocorrer quando o indivíduo não consegue fazer o esforço necessário para que ele esvazie a bexiga por completo, o que provoca um enchimento gradual que vai se formando com o acúmulo de urina residual. Nesse caso em específico, a IU costuma ser um sintoma para um problema mais grave, como por exemplo a obstrução da uretra devido a um aumento da próstata, muito comum em homens.

Incontinência Funcional

A incontinência urinária funcional geralmente não está diretamente relacionada a problemas do trato urinário, mas sim a problemas funcionais. Nesse caso, o indivíduo consegue reconhecer a vontade de urinar, mas por algum motivo está impossibilitada de ir ao banheiro.

Geralmente os motivos por trás dessa condição são doenças ou alguns tipos de complicações físicas que afetam os movimentos, impedindo o indivíduo de ir até o banheiro.

Quais os sintomas de incontinência urinária mista?

A atenção aos sintomas é um dos pontos principais para um tratamento eficiente da incontinência urinária mista. Só dessa forma será possível passar as informações corretas ao médico urologista, uma vez que nessa condição em específico os sintomas podem ser confundidos com os de outros dois tipos de incontinência urinária.

Nesse caso, os sintomas mais comuns são:

  • Liberação involuntária de urina;
  • Perda de urina ao espirrar, tossir, dar risadas, levantar peso ou fazer esforços;
  • Sensação constante de bexiga cheia;
  • Vontade de ir ao banheiro quase que incessante;
  • Grande frequência urinária.

Em fases mais graves da condição, ela pode causar também constrangimento, inibição, dificuldade de se relacionar ou até medo de conviver socialmente com outras pessoas.

Quais são as causas da incontinência urinária mista?

Existe uma crença muito comum, porém errônea, de que a incontinência urinária atinge apenas pessoas com idades mais avançadas. É sim comum que o problema seja agravado pela idade, mas essa não é uma verdade absoluta e o problema atinge também homens e mulheres jovens.

Entre as principais causas para a incontinência urinária mista, estão problemas como a obesidade, fraqueza dos músculos do assoalho pélvico, doenças neurológicas, parto vaginal, menopausa, traumas na região pélvica, entre outros.

Quanto tempo dura a incontinência urinária?

De modo geral, não existe uma regra em relação a duração dos episódios de incontinência urinária, sendo que esse período de tempo varia muitas vezes de acordo com a causa do problema.

Por exemplo, em casos em que a pessoa sofreu com incontinência urinária após realização de algum tipo de procedimento, os episódios podem acontecer por cerca de 8 a 12 semanas, até que a bexiga se adapte às novas condições do corpo. No entanto, isso não é uma regra e o ideal é que o indivíduo procure ajuda de um urologista assim que identificar os primeiros episódios de perda involuntária de urina para que o tratamento seja administrado o quanto antes.

Melhores produtos para incontinência urinária feminina

Melhores produtos para incontinência urinária feminina

Além do tratamento para incontinência urinária mista, alguns produtos disponíveis no mercado podem ajudar a recuperar a autoestima e confiança das pessoas que sofrem com essa condição.

É o caso dos produtos desenvolvidos pela Bigfral Moviment, que une qualidade e tecnologia avançada com principal objetivo devolver a confiança e ajudar mulheres a recuperarem a autoestima, com alternativas que entregam conforto, ao mesmo tempo em que são discretas.

Roupas íntima descartável

A roupa íntima descartável Bigfral Moviment é uma excelente opção para mulheres que sofrem com incontinência urinária de moderada à intensa. Por ser desenvolvida no formato de calcinha, oferece muito mais conforto e segurança, podendo ser utilizada diariamente sob a roupa, sem marcar ou oferecer riscos de deslocamento.

Roupas íntima descartável

Além disso, a roupa íntima Bigfral Moviment possui exclusiva tecnologia Wet Block, que absorve rapidamente o líquido, mantendo a umidade longe da pele e evitando assim possíveis alergias, com barreiras de proteção antivazamento que proporcionam muito mais segurança.

Além disso, conta com Sistema Antiodor, que neutraliza possíveis cheiros desagradáveis e traz sensação de frescor para a pele.

Absorventes

Absorventes

O absorvente Moviment Miss Regular é uma opção perfeita para pessoas com incontinência urinária e que sofrem com pequenos escapes diários, já que absorve até 6 vezes mais que um absorvente comum, ajudando mulheres a efetuarem tarefas comuns do dia a dia sem terem sua confiança e autoestima afetada pelo risco de vazamentos.

Além disso, possui a exclusiva tecnologia ultraseco, que ajuda a manter a pele seca por meio de uma rápida absorção de urina. Os absorventes Moviment Miss Regular também contam com sistema de controle de odor, que neutraliza o cheiro de urina, além de design moderno e feminino com formato anatômico, que garante um melhor ajuste ao corpo. O produto conta ainda com gel super absorvente, para melhor absorção da urina. 

Confira também nosso artigo: Tipos de incontinência urinária

Você não está sozinha, conte com a Bigfral Moviment!

Mulheres que sofrem com a incontinência urinária mista podem sofrer os efeitos dessa condição em aspectos além da saúde, como por exemplo na autoestima, confiança, vontade de sair e socializar com outras pessoas. Por isso, é ideal que se busque ajuda médica para fazer o tratamento adequado.

Além disso, elas podem sempre contar com a Bigfral Moviment, uma marca que desenvolve produtos com o objetivo de empoderar mulheres, para que elas possam realizar suas tarefas do dia a dia com tranquilidade, sem serem afetadas pela IU e seus efeitos. São produtos práticos, confortáveis e que oferecem muito mais segurança para mulheres de todas as idades. Acesse o site e confira todas as opções disponíveis. 

Se inscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários
0
Por favor, comente.x
()
x