O Que Causa Infecção Urinária Feminina (2022) | Bigfral

Home  »  Mulheres   »   O que causa infecção urinária feminina?

O que causa infecção urinária feminina?


O que causa infecção urinária feminina?

7 meses atrás / 5 min de leitura

A infecção urinária atinge homens e mulheres, mas mulheres com muito mais frequência. Isso acontece bastante por conta da anatomia, já que a uretra feminina é muito mais curta sendo mais suscetível ao contato com bactérias.

Segundo o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, uma em cada 5 mulheres sofrem com esse tipo de infecção, que varia de dor a ardência (podendo acontecer os dois ao mesmo tempo), e também altera a cor e cheiro da urina.

De modo geral, é simples identificar e tratar a infecção de urina, quando os sintomas são mais sutis. Por outro lado, se é algo que acontece com frequência ou durante a gestação, é importante identificar o que está causando a manifestação da bactéria, o que vai exigir uma avaliação mais aprofundada e tratamento mais específico.

O que causa a infecção urinária?

Existem diversos fatores que contribuem para o surgimento da infecção de urina, mas as causas mais comuns são:

  • Segurar o xixi por muito tempo;
  • Não trocar o absorvente ao longo do dia;
  • Higiene íntima inadequada;
  • Falta de hidratação (como beber pouca água);
  • Imunidade baixa;
  • Doenças crônicas, como a diabetes.

Quais são os sintomas da infecção urinária?

É muito comum que as próprias mulheres identifiquem a infecção. Afinal, ela se manifesta através de dor, ardência e mudanças no aspecto da urina.

Mas outros sintomas importantes também são:

  • Incontinência urinária (seja pela frequência de ida ao banheiro ou, no caso de idosos, uso frequente de fraldas geriátricas);
  • Dores na região pélvica, costas e baixo ventre;
  • Urgência para urinar, além da frequência;
  • Sangue na urina (em infecções mais agudas);
  • Cheiros diferenciados e forte coloração da urina;
  • Mal estar associado, como náuseas.

O que fazer para evitar a infecção urinária?

O que causa infecção urinária feminina

A prevenção da doença é bem simples e requer cuidados diários. Estar com o check up anual em dia para saber como está a imunidade, é um passo bastante importante também..

Além disso, é necessário beber bastante água, não segurar a vontade de ir ao banheiro, urinar sempre após a relação sexual, evitar peças de roupas que retenham calor na área íntima e que podem piorar a proliferação de bactérias (o mesmo vale para os absorventes, troque com frequência), e mais:

  • Suspenda o consumo de álcool se desconfiar de uma possível infecção;
  • Mantenha a área íntima higienizada (mas cuidado com o uso de sabonetes que podem prejudicar a flora natural do organismo);
  • Após evacuar, limpe sempre de frente para trás para evitar o contato com a uretra.
  • Ao menor sinal de alerta, marque uma consulta com um ginecologista de confiança.

O que piora a infecção urinária?

Parece simples, mas caso não tratada corretamente, a infecção urinária pode acarretar outros problemas no trato urinário, que pode chegar à bexiga e aos rins.

Segurar a urina é uma das principais características que agravam o quadro de infecção, já que o esforço no órgão genital compromete e impede mais ainda que a bactéria seja expelida do organismo.

Alguns alimentos à base de cafeína, à base de farinha branca, carnes processadas e bebidas alcoólicas, também podem agravar o quadro de infecção.

A infecção urinária é transmissível?

A infecção urinária não é uma doença considerada transmissível, como é o caso das IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis), porque a contaminação acontece por bactérias que já habitam o organismo, que quando em contato com a uretra, causa ardência, dores e outros sinais de alteração ao urinar. 

Mas ainda assim, é importante saber o material e procedência das camisinhas usadas durante a relação. Produtos de má qualidade podem contribuir para a proliferação mais rápida da bactéria e o surgimento ou agravamento da infecção.

Importante: o uso de camisinha é essencial em qualquer relação.

Qual a diferença entre infecção urinária e infecção nos rins?

A infecção urinária acontece por meio do contato da bactéria e com a uretra que piora nos casos de mulheres que estejam com a imunidade baixa ou que tenham predisposição para serem acometidas pela infecção de urina.

Já a infecção nos rins, apesar de ter alguns sintomas parecidos com a urinária, apresenta micção mais frequente que o normal, urina amarelada, vermelha ou marrom, febre, retenção de líquidos, causando inchaço em diferentes partes do corpo como pés, pernas e tornozelos.

O que fazer para acabar com a infecção urinária?

A infecção urinária necessita de diagnóstico clínico, já que, quando identificada, o médico prescreverá o uso de antibiótico durante o tratamento, além do pedido de exame de urina para identificar o tipo de bactéria e se não há outros problemas associados.

Mas, em casos mais simples, é possível ajudar o organismo a expelir as bactérias com o consumo frequente de água, de 2 a 3 litros por dia.

Além disso, o consumo da fruta ou de alimentos à base ‘cranberry’ também ajuda no tratamento da infecção, já que é rica em vitaminas A, C, E e K e minerais como zinco, ferro, cálcio, magnésio e potássio.

Qual o melhor chá para infecção urinária?

O consumo de chá não é determinante no tratamento da infecção de urina e nem deve substituir a prescrição médica, mas pode ser uma aliado na função diurética e anti microbiana.

Além disso, também deve ter acompanhamento do médico ou de um especialista em plantas medicinais, pois cada organismo funciona de uma forma e precisa de uma dosagem específica.

Os chás mais conhecidos e usados são:

  • Dente-de-leão
  • Uva ursina
  • Cabelo de milho
  • Cranberry
  • Cavalinha
  • Bucho
  • Hidraste

Qual os melhores produtos femininos para escape de urina?

A escolha de produtos íntimos também é muito importante quando o assunto é nossa saúde, afinal, temos que usar aquilo que nos traz conforto e segurança. A Bigfral Moviment cumpre bem esse papel. Conheça a seguir:

Roupas íntimas femininas

As roupas íntimas descartáveis da Moviment são ótimas para quem sofre com frequência de infecção urinária e não tem acesso rápido a banheiros, acometendo a pequenos escapes de xixi.

Com a Tecnologia Ultrasec, elas garantem máxima absorção, que mantém a pele seca por meio da distribuição de urina e menor retorno, trazendo mais segurança enquanto não é possível fazer a troca de roupa tão rapidamente.

Roupas íntimas femininas

A cintura elástica se adapta melhor ao corpo, de forma confortável e bastante discreta, sem impedir a movimentação durante o dia a dia. Sem falar do sistema que neutraliza o odor da urina, contribuindo para a autoestima e bem-estar!

Absorventes

Mas se preferir absorventes, a Bigfral Moviment também pode te ajudar! O Absorvente Moviment Miss Regular é ótimo para escapes já que, diferente do absorvente de uso menstrual, ele é preparado para receber a urina e absorve 6x mais, além de neutralizar o odor.

A Tecnologia Ultrasec também ajuda a manter a pele seca através de uma rápida distribuição de urina e menor retorno, proporcionando o conforto que você precisa até conseguir realizar a troca.

Confira também nosso artigo: Cuidados íntimos femininos

Conte sempre com a Bigfral Moviment para te ajudar no controle da IU 

Pode ser que em alguns casos, a infecção se torne uma coisa recorrente, mas tudo depende de cada organismo e outros fatores como gravidez, incontinência urinária, diabetes, uso de sonda no trato urinário, entre outros.

Por isso, é de suma importante estar com exames e consultas com o ginecologista e outros profissionais médicos em dia, fazer a higiene íntima corretamente, procurar ajuda quando perceber os sinais e ingerir bastante líquido.

Infecção urinária é coisa séria, e quando não tratada corretamente, pode agravar e desencadear outros problemas com o avanço da bactéria no organismo.

E caso tenha Incontinência Urinária, conte sempre com a Bigfral moviment para ter um produto de qualidade e que entende sua necessidade, diminuindo o risco de infecções de urina.

Se inscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários
0
Por favor, comente.x
()
x