Perda de Urina Durante a Relação (Guia 2022) | Bigfral

Home  »  Saúde   »   Perda de urina durante a relação

Perda de urina durante a relação


Perda de urina durante a relação

2 meses atrás / 8 min de leitura

A incontinência urinária, ou como também é chamada, perda involuntária de urina, é uma condição de saúde bastante comum, que como o próprio nome já sugere consiste em uma vontade súbita e imediata de ir ao banheiro ou em pequenos escapes de urina ao longo do dia. E, inclusive, pode acarretar também na perda de urina durante a relação sexual.

Além de se tratar de um problema de saúde, a incontinência urinária também pode causar inúmeros outros problemas, geralmente relacionados com o estado psicológico do indivíduo atingido, como por exemplo inibição social, desconforto, constrangimento e, no caso da perda de urina durante a relação, pode fazer com que a pessoa afetada evite momentos de intimidade com seu parceiro ou sua parceira, para não se sentir constrangido caso os escapes ocorram durante a relação.

Geralmente, existem inúmeros motivos que levam o indivíduo a sofrer com os episódios de perda de urina, e a recomendação geral é que ao menor sinal do problema, seja procurada ajuda médica especializada para realização do diagnóstico e para que o médico prescreva o tratamento adequado de acordo com cada paciente.

Se você está sofrendo com perda de urina involuntária durante a relação e quer se informar mais sobre o assunto antes de buscar ajuda médica, então confira esse material que preparamos!

Por que sai urina na hora da relação?

Inúmeros fatores podem fazer com que um homem ou mulher com incontinência urinária sofra com perda de urina durante a relação. Mas, geralmente, os motivos estão associados à incontinência urinária, que costuma ser causada por motivos como infecções urinárias ou vaginais, consequência de certos tipos de cirurgias, constipação intestinal, fraqueza nos músculos do assoalho pélvico, lesões na coluna, efeito colateral de certos tipos de medicamentos ou obstrução da uretra por aumento da próstata, entre outros.

E, embora esses sejam os motivos para a incontinência urinária, por trás de cada uma dessas causas existem outros problemas que também devem ser investigados para que possam ser tratados, evitando assim que o problema se agrave e traga outros tipos de sintomas para o paciente.

Confira abaixo os motivos mais comuns para a perda involuntária de urina:

Aumento de pressão na barriga

O aumento de pressão na bexiga pode acontecer por inúmeros motivos, entre eles a obesidade, uma vez que a gordura pode fazer pressão sobre a bexiga e os músculos que a circulam, fazendo com que esses fiquem mais fracos e, consequentemente, permitam que a urina vaze durante pequenos esforços como tossir ou espirrar.

Nesse caso, o problema pode ser corrigido com a diminuição do excesso de peso.

Lesão de ligamentos, fáscias ou músculos do assoalho pélvico

As lesões de ligamentos, fáscias e músculos da região pélvica estão entre as principais causas para os escapes de urina que ocorrem de forma repentina e incontrolável, uma vez que provocam danos e fraqueza nos músculos, fazendo com que eles não consigam mais realizar a força necessária para segurar a urina.

Geralmente, esse problema pode surgir em consequência de grandes esforços, como por exemplo o parto natural, ou após algum procedimento médico na região. 

Para a correção desse problema, costuma-se recomendar a realização de exercícios para fortalecimento dos músculos da região, como exercícios Kegel, mas em casos mais extremos pode ser recomendado cirurgia reparadora no local.

Infecção urinária

As infecções urinárias ou vaginais são condições muito comuns em mulheres e, em alguns casos, podem provocar escapes de urinas indesejadas e ocasionar a perda de urina durante a relação. Geralmente, isso ocorre porque a infecção urinária pode irritar a bexiga, fazendo com que ela se torne hiperativa. Ou seja, que demonstre vontade urgente e repentina de urinar.

Incontinência urinária

A incontinência urinária é uma doença na qual o indivíduo sofre com a perda involuntária de urina e pode demonstrar que existe algum problema com o funcionamento do trato urinário inferior. 

Na maioria dos casos, os episódios são esporádicos e repentinos. Entretanto, muitas vezes, ocorre antes que o indivíduo consiga ir ao banheiro, o que significa que podem ocorrer também durante situações de estresse, prática de exercício e, inclusive, durante o ato sexual.

O que fazer quando está com a urina solta?

O que fazer quando está com a urina solta?

A perda de urinária durante a relação ou em qualquer outro momento do dia pode se tornar um problema muito grave, uma vez que mexe em pontos muito sensíveis, principalmente para as mulheres: sua confiança e autoestima.

Ter medo ou vergonha de se relacionar com outras pessoas pode se tornar algo muito comum para pessoas que sofrem com esse problema, mas é importante que a condição não seja normalizada, mesmo existindo formas de lidar com ela no dia a dia, como é o caso das calcinhas e absorventes, que ajudam a segurar a urina, evitando vazamentos e, principalmente, o mau cheiro, que pode causar muito desconforto, tanto para quem sofre com o problema, como para as pessoas ao redor.

Ao ser identificado qualquer sinal de urina solta, algumas das medidas que podem ser tomadas e que ajudarão a resolver o problema são:

Procurar médico especialista  

A internet pode ser uma grande aliada, mas em alguns casos pode também se tornar uma vilã, uma vez que a quantidade de informações disponíveis faz com que a maioria das pessoas recorra à automedicação ao invés de buscar ajuda profissional.

No caso da perda de urina involuntária, seja ela em episódios esporádicos ou frequentes, é indispensável que se busque ajuda médica, já que o problema pode ter diferentes causas, sendo algumas delas inclusive graves.

Na consulta médica, o paciente deverá passar o máximo de informações para o profissional, a fim de ajudá-lo a identificar o que está causando a perda de urina e que tipo de tratamento será necessário.

Exercite-se regularmente

O cuidado com o corpo é um fator indispensável para qualquer pessoa, esteja ela sofrendo com a perda de urina ou não. Quando falamos de alguém com sintomas de incontinência urinária, isso se torna ainda mais importante, já que o acúmulo de gordura corporal pode ser um dos fatores que contribuem para o aumento da pressão na bexiga e, consequentemente, para os episódios de perda de urina.

Alimentação saudável

Diante dessa condição, o cuidado com a alimentação também é essencial, já que inúmeros alimentos podem contribuir para a irritação da bexiga e, consequentemente, para os episódios de perda de urina.

Algumas das substâncias presentes nos alimentos que estão altamente relacionadas às perdas de urina é a cafeína, que está presente em bebidas como refrigerantes, energéticos e alguns tipos de chá, como por exemplo o chá preto. 

Além disso, algumas bebidas alcoólicas também devem ser evitadas por serem consideradas diuréticas, assim como alimentos muito gordurosos e ricos em carboidratos.

Incontinência urinária feminina

Embora atinja tanto homens, como mulheres, estas últimas são as mais afetadas pela incontinência urinária e também pela perda de urina durante a relação, que podem acontecer independente da idade, mas costumam ser ainda mais frequentes a partir dos 40 anos.

Além dos problemas com autoestima e confiança que já citamos, as mulheres ainda sofrem com a preocupação constante de terem seu problema “descoberto” por terceiros e por isso, além do tratamento, estão sempre em busca de produtos que ajudem a contornar o problema e que ao mesmo tempo sejam imperceptíveis, para que elas consigam realizar tarefas do dia a dia com mais tranquilidade, sem medo do absorvente ficar marcando sob a roupa ou mesmo de exalar algum tipo de mau cheiro.

Sintomas da incontinência urinária feminina

A incontinência urinária feminina apresenta-se de diferentes formas em cada mulher, já que existem vários tipos de incontinência e cada uma pode demonstrar sintomas distintos.

Nos tipos de incontinência urinária mais comuns, como por exemplo a incontinência urinária de esforço, incontinência de urgência ou incontinência mista, os sintomas podem variar entre vontade súbita de urinar durante o dia e que muitas vezes faz com que a perda de urina ocorra antes mesmo de conseguir chegar ao banheiro, perda de urina ao realizar pequenos esforços como tossir, fazer exercícios ou outros movimentos bruscos, ou até mesmo uma combinação desses sintomas.

Tipos de incontinência urinária

Existem diferentes tipos de incontinência urinária e, como já falamos, cada um deles pode ter diferentes causas e apresentar sintomas que diferem entre si. São eles:

  • Incontinência urinária de esforço;
  • Incontinência urinária de urgência;
  • Incontinária urinária mista;
  • Incontinência urinária por regurgitação;
  • Incontinência urinária por transbordamento;
  • Incontinência urinária funcional.

Tratamento para incontinência urinária

Em todos os casos de incontinência urinária feminina, o tratamento é fundamental para solucionar o problema. Uma das formas de tratamento dessa condição é por meio do uso de medicamentos, como por exemplo oxibutinina, cloreto de tróspio, estrogênio ou imipramina, que costumam ser prescritos pelo médico e cuja ação consiste na redução das contrações da bexiga ou pode melhorar a ação do esfíncter da uretra, diminuindo os episódios de perda involuntária da urina.

Outras formas de tratamento são os exercícios para o assoalho pélvico, diminuição da ingestão de alimentos e bebidas inflamatórias e o uso de roupas íntimas absorventes. Além disso, também é possível reeducar a bexiga para aumentar a gradualmente a micção.

Melhores produtos para incontinência urinária feminina

Melhores produtos para incontinência urinária feminina

Geralmente, mulheres que sofrem com a perda de urina durante a relação também sofrem com episódios de escapes ao longo do dia. Para contornar esse problema, uma ótima opção são os produtos que ajudam a manter o corpo sequinho ao longo do dia, ao mesmo tempo em que são discretos e confortáveis, para que as mulheres se sintam seguras para realizar suas tarefas sociais sem preocupações. Confira as opções:

Roupa íntima descartável

A roupa íntima descartável Bigfral Moviment é a melhor escolha para mulheres que sofrem algum grau de incontinência urinária, de moderada à intensa. Desenvolvida com o formato de calcinha, o produto se ajusta ao corpo oferecendo conforto e segurança, podendo ser utilizado diariamente pois se encaixa de forma discreta, sem marcar sob a roupa ou oferecer o risco de sair do lugar.

Roupas íntimas femininas

Além disso, o produto conta com exclusiva tecnologia Wet Block, que absorve rapidamente o líquido, mantendo a umidade longe da pele e evitando assim possíveis alergias, com barreiras de proteção antivazamento que proporcionam muito mais segurança.

Além disso, conta com Sistema Antiodor, que inibe cheiros desagradáveis e traz sensação de frescor para a pele.

Absorventes moviment

Absorventes

Os absorventes Moviment Miss Regular são ótimas opções para mulheres que sofrem com pequenos escapes diários. Absorvendo até 6 vezes mais que um absorvente comum, o produto ajuda mulheres a recuperarem a confiança e autoestima necessária no seu dia a dia, oferecendo mais conforto, sem sensação molhada durante o uso por conta de sua exclusiva tecnologia ultraseco.

Os absorventes Moviment Miss Regular também contam com sistema de controle de odor, que neutraliza o cheiro de urina, além de design moderno e feminino com formato anatômico, que garante um melhor ajuste ao corpo. Além disso, possui gel super absorvente, para melhor absorção da urina. 

Confira também nosso artigo: O que usar para incontinência urinária?

Mais qualidade de vida com a Bigfral Moviment

A perda de urina durante a relação pode ocorrer por diferentes motivos, mas é um problema que pode gerar constrangimento, inibição e prejuízo social e emocional. Inclusive, pessoas evitam o sexo.

Por esse motivo, é de extrema importância que seja buscada ajuda médica para o tratamento adequado.

Além disso, em casos em que as perdas ocorrem também em outros momentos do dia, a utilização de produtos de qualidade é fundamental para evitar vazamentos ou alergias. 

Para isso, a Bigfral Moviment desenvolve produtos que ajudam a contornar os episódios de perda de urina, tornando essa condição menos desagradável por meio de alternativas que oferecem conforto e segurança para as mulheres que querem se sentir confiantes no seu dia a dia e em sintonia com o parceiro!