Incontinência Urinária [O Que Fazer? (2022)] | Bigfral

Home  »  Saúde   »   Incontinência urinária (O que fazer?)

Incontinência urinária (O que fazer?)


Incontinência urinária (O que fazer?)

6 meses atrás / 5 min de leitura

A incontinência urinária é uma condição completamente tratável que afeta, principalmente, a qualidade de vida das pessoas.

Essa condição tem vários tipos e, na maioria das vezes, afeta mulheres, principalmente na terceira idade, pois, com o passar dos anos e após a gravidez as mulheres passam por uma mudança no assoalho pélvico e nos músculos que sustentam a região, assim perdendo a força e podendo causar a incontinência.

Confira a seguir tudo sobre a incontinência urinária, o que fazer, o que é, como tratar, tipos de incontinência e muito mais!

O que é incontinência urinária?

A incontinência urinária nada mais é do que a perda involuntária da urina, de uma forma mais simples, quando a pessoa não consegue controlar, ou sequer segurar o xixi.

Em outras palavras, é a perda de controle da bexiga, que pode variar de fluxos, indo de um fluxo leve até um fluxo intenso. Todos os tipos de incontinência podem ser causados por um espirro, uma tosse ou mesmo uma gargalhada. Pode ser um efeito colateral de algum medicamento ou uma questão natural do corpo. 

Mas não se preocupe! Com o tratamento certo e com as mudanças simples no seu dia a dia, a IU pode ser tratada.

O que causa incontinência urinária?

Assim como a incontinência pode afetar qualquer pessoa, suas causas também podem ser diversas.

Confira a seguir algumas delas:

  • Fraqueza de alguns músculos da região pélvica;
  • Obstrução da uretra pelo aumento da próstata;
  • Doenças que afetam os nervos ou músculos;
  • Gravidez;
  • Efeitos colaterais de medicamentos;
  • Abusos sexuais;
  • Infecções urinárias;
  • Alguns tipos de cirurgia ginecológica.

Quais são os tipos de incontinência urinária?

Quais são os tipos de incontinência urinária?

A Incontinência urinária pode ser a perda involuntária de urina, mas dentro dessa doença há diversas categorias, com diferentes sintomas, níveis de fluxos e consequências. 

Descubra a seguir alguns dos seus diferentes tipos

Incontinência urinária de esforço

Nesse caso de incontinência a perda de urina ocorre na sequência de algum tipo de esforço, muitas vezes esforços simples, como tossir, espirrar ou até mesmo gargalhar.

A incontinência de esforço acontece por qualquer ação que faça uma pressão no abdômen do paciente, e consequentemente, sobre a bexiga e onde se encontram os músculos do assoalho pélvico que suportam a bexiga e a uretra.

Essas perdas só acontecem pois o suporte muscular está enfraquecido, tornando-se incapaz de “segurar” a urina e causando os escapes.

A origem desse problema pode estar nos próprios músculos que sustentam a bexiga e os outros órgãos. Também pode ser causado por cirurgias delicadas na região ou simplesmente pela idade (que pode influenciar).

Incontinência urinária por urgência

Esse tipo de incontinência causa uma urgente e inaudível necessidade de urinar, resultando na incapacidade de conter a urina. Essa urgência pode ocorrer em qualquer momento do dia, prejudicando a qualidade de vida da pessoa.

Isto acontece porque as contrações normais, que ajudam a expulsar a urina, ocorrem de forma involuntária. Esse problema pode estar relacionada a outras doenças e outros medicamentos:

  • Danos neurológicos;
  • Diabetes;
  • Aumento da próstata;
  • Tumores ou pedras na bexiga;
  • Quadros clínicos de Parkinson, Alzheimer, AVC, esclerose múltipla, entre outras doenças.

Incontinência urinária mista

A Incontinência urinária mista é quando a pessoa sente o sintoma de mais de um tipo de incontinência, como por exemplo, incontinência de esforço e bexiga hiperativa.

Incontinência urinária enurese noturna

A Incontinência urinária Enurese noturna, ocorre, como o próprio nome indica, no meio da noite, em que a pessoa pode ter um sono profundo e sintomas de incontinência, assim, ocorrendo o escape da urina na madrugada.

Incontinência urinária por transbordamento

A incontinência por transbordamento ocorre quando a bexiga fica tão cheia que chega a transbordar.

Pode ser causada pelo enfraquecimento do músculo da bexiga ou pela obstrução da saída de urina. O aumento da próstata pode resultar nesta obstrução. Por esta razão, este tipo de incontinência é mais frequente em homens. 

Incontinência urinária, o que fazer?

Incontinência urinária, o que fazer?

A incontinência urinária pode afetar milhares de pessoas ao redor do mundo, em grande massa, as mulheres. Tendo como principal consequência, além dos sintomas, o constrangimento, vergonha e frustração.

Buscamos sempre as melhores formas de ajudar, então respondemos a pergunta “em caso de incontinência urinária, o que fazer?” e trouxemos as melhores opções para vocês. Confira! 

Reduza alguns alimentos

Alguns alimentos e bebidas podem ser ativadores e causar irritação na bexiga, assim, como consequência, causando a incontinência. Confira a seguir alguns deles: 

  • Bebidas alcoólicas;
  • Cafeína;
  • Frutas os sucos ácidos;
  • Tomates;
  • Laticínios.

Beba muita água

Parece ironia, quando relacionado com o problema de incontinência urinária, mas beber muita água é de extrema importância, essa mudança de hábito pode realmente melhorar seu quadro de incontinência, a influenciar positivamente no controle da bexiga.

Cuidados com excesso de peso 

O ideal para os tratamentos, o peso deve estar de acordo com seu IMC ideal, pois estar acima do peso pode influenciar negativamente seu resultado. Além disso, estar acima do peso pode ser uma das causas da incontinência urinária.

Faça exercícios pélvicos

Geralmente indicados para as grávidas, esse tipo de exercício é ideal para pessoas que sofrem de incontinência urinária. Os exercícios são focados na região da bexiga e pelve, fortalecendo a musculatura.

Os exercícios mais conhecidos e indicados são os exercícios de Kegel e a ginástica hipopressiva. Mas outras modalidades como Yoga, pilates e abdominais podem ser uma ótima pedida.

Use absorventes apropriados

Não pense que os absorventes ideais para incontinência urinária são aqueles comuns que compramos para nosso ciclo menstrual. Os absorventes para incontinência são feitos com uma tecnologia exclusiva para uma maior segurança e conforto.

Absorventes moviment

A melhor em peças íntimas e absorventes apropriados para incontinência é a Bigfral, marca especializada neste nicho, e agora, a Bigfral lançou a Moviment, modalidade da marca feita exclusivamente para mulheres que sofrem de incontinência urinária. As peças são feitas com a tecnologia Wet, evitando vazamentos, abafamentos e odores. Visando sempre a melhor segurança e conforto. 

Use roupas íntimas

A Bigfral Moviment também trabalha com roupas íntimas ideais para mulheres com diversos fluxos de incontinência, confortáveis, discretas e seguras.

As roupas íntimas também tem tecnologia Wet, fazendo a Bigfral Moviment a melhor do mercado. Aproveite!

Roupas íntimas femininas

Confira também nosso artigo: Incontinência urinária tem cura?

Incontinência urinária com a Bigfral Moviment

A incontinência urinária pode atingir milhares de mulheres no mundo, mas a Bigfral Moviment está aqui para ajudar. Observando o caso de diversas pessoas, a marca buscou atender os principais pedidos e trazer a solução para ajudar no tratamento.

Compre os melhores produtos para incontinência urinária com a Bigfral Moviment, e tenha a melhor tecnologia, e melhor segurança, para você voltar a viver como se deve, com qualidade de vida!

Se inscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários
0
Por favor, comente.x
()
x