Fisioterapia Pélvica Para Gestante (Guia 2022) | Bigfral

Home  »  Mulheres   »   Fisioterapia pélvica para gestante

Fisioterapia pélvica para gestante


Fisioterapia pélvica para gestante

6 meses atrás / 5 min de leitura

A fisioterapia pélvica para gestante é uma modalidade de exercício que pode fazer a diferença na vida de mulheres grávidas. Pensando nisso, separamos algumas informações importantes para que você possa considerar esses excercícios na sua rotina!

Confira a seguir o que é fisioterapia pélvica para gestante, quando iniciar, como funciona, quais seus benefícios e muito mais!

O que é fisioterapia pélvica?

A fisioterapia pélvica é um conjunto de exercícios indispensáveis para quem quer tratar a área do assoalho pélvico, muito indicado para pessoas com incontinência, mas também muito indicados para gestantes.

Feita com o objetivo de reabilitar o assoalho pélvico, é uma modalidade de exercícios que atua diretamente no assoalho pélvico.

Os fisioterapeutas que se especializam nessa área, são muitos solicitados em tratamentos e precauções para diversas cirurgias. Além disso, a fisioterapia pélvica é o principal exercício indicado para as gestantes, por ter diversas vantagens, como estimular a musculatura da pelvis.

Quando iniciar a fisioterapia pélvica na gestação?

Durante toda a gestação, o corpo da mulher vai modificando e se adaptando para acompanhar o crescimento do bebê. Nessa mudança, a região da coluna, postura e assoalho pélvico sofrem grandes mudanças.

O assoalho pélvico é  um músculo que sustenta todos os nossos órgãos, além de nos promover a continência urinária e fecal. Mas na gestação, o assoalho pélvico pode ter suas funções prejudicadas devido a sua sobrecarga, levando ocasionalmente incontinência urinária.

A fisioterapia pélvica atua desde o início da gestação, até no pós-parto, promovendo alívio (tensões musculares e dores), além do fortalecimento da musculatura. A partir da 32° semana de gestação, para mulheres que desejam parto normal, inicia-se o trabalho de relaxamento do assoalho pélvico.

Os músculos do assoalho pélvico são como os demais músculos e devem ser exercitados regularmente. É importante avaliar e iniciar os treinos, se possível, antes mesmo da gestação, em toda a gravidez e também no pós-parto, mesmo sem qualquer sintoma de incontinência ou demais desconfortos. A fisioterapia pélvica é o melhor cuidado. 

Como funciona a fisioterapia pélvica na gestação?

Como funciona a fisioterapia pélvica na gestação?

Cada caso é um caso, por isso, a gestante passa por uma avaliação para saber qual sua necessidade individual e quais são os melhores exercícios. É de grande importância identificar a propriocepção (que é a contração e o relaxamento adequado dos músculos da região) sem a interferência de outro músculo, provavelmente esse é o passo mais difícil da fisioterapia pélvica, saber qual músculo contrair e como contrair.

Os músculos dessa região precisam ter força, resistência, ter capacidade de contrair e relaxar de forma rápida, além disso, muita coordenação motora. Assim, sabemos que é muito importante associar a fisioterapia pélvica com exercícios posturais, de respiração, controle e relaxamento. Alguns desses exercícios são o yoga e o pilates.

Confira a seguir como é feito o principal exercício da fisioterapia pélvica:

  • Faça a contração dos músculos que você utiliza para interromper o fluxo do xixi. Imagine que sua vagina é um elevador que precisa subir. Atenção: evite contrair os músculos do abdômen, pernas e nádegas. Foque apenas nos músculos pélvicos;
  • Permaneça com os músculos contraídos por, pelo menos, 4 segundos. A prática trará melhores resultados e resistência. Em breve, você conseguirá manter a contração por 10 segundos;
  • Aos poucos solte o ar pela boca e relaxe gradativamente os músculos. Faça de 10 a 20 repetições pelo menos três vezes por dia.

Quais os benefícios da fisioterapia pélvica na gravidez?

O objetivo da fisioterapia pélvica é promover a funcionalidade dos músculos do assoalho pélvico, que são muitos exigidos durante toda a gestação, prevenindo e tratando casos de incontinência e disfunções que estão relacionadas diretamente a essa musculatura.

No pré e pós-parto, a fisioterapia pélvica prepara o corpo da mulher para todas as alterações que possam ocorrer durante a gestação. Além de preparar o corpo para o nascimento do bebê, a fisioterapia pélvica é como um cuidado com a saúde de ambos, mãe e filho. Então, todos os exercícios para o assoalho pélvico são indispensáveis. 

Entre os principais benefícios para realizar a fisioterapia pélvica na gravidez, estão:

  • Diminuição de risco de lesão durante o parto;
  • Recuperação mais rápida e eficiente;
  • Evita dores nas costas e no assoalho pélvico;
  • Previne disfunções pós-parto.

Toda gestante pode fazer fisioterapia pélvica?

Os exercícios são indicados em todos os cuidados até após o nascimento do bebê, independente se o parto foi cesárea ou vaginal. Durante a gestação, o aumento de peso é normal, e como consequência, os músculos do assoalho pélvico ficam sobrecarregados. 

Durante qualquer gestação é de extrema importância a preparação global do corpo da mulher. Por isso, essa fisioterapia é muito indicada à mulheres grávidas.

Existem contra indicações?

Não há nenhuma contra indicação da fisioterapia pélvica para gestantes, já que, não há nenhum efeito colateral de praticar o exercício e a modalidade não limita a paciente a outros tipos de tratamento.

Entretanto, o mais indicado é sanar todas as dúvidas com o seu médico!

Melhores produtos para escapes durante a gravidez

Melhores produtos para escapes durante a gravidez

Para encontrar os melhores produtos para incontinências e escapes, basta procurar a Bigfral Moviment, marca especialista e a primeira em peças focadas em pessoas que estão com incontinência urinária.

A Bigfral Moviment conta com produtos exclusivos, pensandos especificamente na mulher e na saúde íntima feminina. Além disso, a Bigfral Moviment garante os melhores produtos para escapes durante a gravidez. Os mais indicados são as roupas íntimas e os absorventes. Confira mais sobre cada um deles:

Roupas íntimas

As roupas íntimas femininas da Moviment são ideais para mulheres que sofrem de escapes, um dos principais momentos em que isso ocorre é durante a gravidez. As roupas íntimas da Bigfral Moviment tem uma  tecnologia exclusiva Wet Block, que absorve o líquido rapidamente, evitando a umidade, além das barreiras antivazamento, priorizando a segurança, além disso, a peça é completamente discreta, evitando constrangimentos.

Roupas íntimas femininas

As peças Birgfral Moviment também tem tecnologia antiodor, neutralizando odores e trazendo a sensação de frescor na pele.

Absorventes moviment

Absorventes

A Bigfral Moviment também tem absorventes ideais para usar em momentos mais esporádicos do dia a dia, também com tecnologia Wet Block e antiodor, trazendo um maior conforto e liberdade. A peça é focada no bem estar do paciente, principalmente no bem estar e conforto da grávida.

A melhor do mercado, especializada, com os melhores preços e as melhores qualidades, escolha sempre Bigfral Moviment.

Confira também nosso artigo: O que é fisioterapia pélvica

Vale a pena fazer fisioterapia pélvica durante a gravidez?

A fisioterapia pélvica é indispensável na gravidez e no momento pós-parto, já que proporciona um melhor desempenho do corpo. É de extrema importância que os músculos do assoalho pélvico estejam fortes e flexíveis para conceber o bebê, e a fisioterapia proporciona isso.

Além da fisioterapia pélvica, a mãe deve entender o que é melhor para ela e seu corpo, por isso busque também outros exercícios relaxantes, como yoga e pilates. E use os melhores produtos em caso de incontinência urinária ou escapes de xixi. Bigfral Moviment está no mercado e é a primeira em peças pensadas para você neste momento, seja durante a gravidez, no pós-parto ou em qualquer outro momento da sua vida!

Se inscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários
0
Por favor, comente.x
()
x