Exercícios Físicos: Crossfit e Yoga

Exercícios Físicos: Crossfit e Yoga

1 ano atrás / < 1 min de leitura

O Crossfit tem se tornado um exercício bastante popular entre homens e mulheres por ser um treino de alta intensidade e alta queima calórica. No entanto, demanda extremo esforço físico e se realizado com grande periodicidade pode implicar no aparecimento ou agravamento da incontinência urinária por esforço, aquela em que há perda involuntária de urina durante atividades físicas, tosse ou espirros. A condição pode afetar principalmente pessoas que possuem uma pré-disposição (sendo a maioria mulheres).

  Atividades que utilizam pesos e possuem uma vasta quantidade de séries podem sobrecarregar os músculos situados na parte inferior do abdômen, pois o impacto frequente é transmitido ao assoalho da pelve e enfraquecendo esses músculos e aqueles que envolvem a uretra. Desta forma, deve-se enfatizar que os profissionais que atuam nessa área precisam estimular o fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico dos alunos através de exercícios adequados.

Uma atividade que pode auxiliar na prevenção e amenização da incontinência urinária é o Yoga.  O Yoga pode, além de trabalhar os músculos da pelve, ajudar na questão psicológica (estresse e depressão) que está fortemente ligada a bexiga hiperativa. Um bandha bastante conhecido que pode ser utilizado é o Mula Bandha.

No intuito de realiza-lo, você deve escolher uma posição confortável e estável, contrair suavemente os músculos do esfíncter e da uretra e mantê-los contraídos. Em seguida, deve elevar o assoalho pélvico, ainda contraindo, em direção ao peito. A posição pode ser mantida por aproximadamente 30 segundo e repetida quantas vezes for necessário.