Exercícios Pélvicos Para Incontinência Urinária | Bigfral

Home  »  Saúde   »   Exercícios pélvicos para incontinência urinária

Exercícios pélvicos para incontinência urinária


Exercícios pélvicos para incontinência urinária

3 semanas atrás / 7 min de leitura

A incontinência urinária refere-se à incapacidade da bexiga de controlar a micção. Devido à perda do controle da bexiga, as mulheres que sofrem de incontinência urinária apresentam uma ligeira perda de urina devido a espirros, tosse ou riso. Embora os homens possam sofrer com esse problema, é mais comum entre as mulheres.

Essa condição pode se tornar um obstáculo nas atividades do dia a dia, mas algumas mudanças no estilo de vida podem ajudar. Os exercícios pélvicos para incontinência urinária, como  o treinamento da bexiga, são algumas das maneiras eficazes de controlar os escapes involuntários.

Por meio do treinamento muscular, as pessoas com essa condição podem aprender a contrair os músculos pélvicos toda vez que tossir ou rir para evitar a incontinência de esforço.

Selecionamos neste artigo os principais exercícios para fortalecimento da pelve, que podem ser facilmente praticados no dia a dia e ajudar a ter uma melhor qualidade de vida. Confira!

O que é exercício pélvico?

Os exercícios de treinamento dos músculos do assoalho são uma série de exercícios destinados a fortalecer a pelve e são recomendados para:

  • Mulheres com incontinência urinária de esforço;
  • Homens com incontinência urinária de esforço após cirurgia de próstata;
  • Pessoas que têm incontinência fecal.

Onde fica o músculo pélvico?

O assoalho pélvico é a base do grupo de músculos que estão localizados na pélvis e que se estendem como uma rede do osso até o cóccix ou do cóccix (na parte de trás), de um lado para o outro.

Os músculos do assoalho pélvico da mulher sustentam a bexiga, o intestino e o útero. As aberturas desses órgãos (a uretra na bexiga, a vagina no útero e o reto no intestino) passam pelo assoalho pélvico. Os músculos então envolvem-se firmemente em torno dessas passagens para ajudar a mantê-las fechadas. Quando os músculos do assoalho pélvico estão fortalecidos, eles ajudam a prevenir o vazamento de urina e fezes e podem ajudar na sensação e função sexual.

Para que serve exercício pélvico?

Para que serve exercício pélvico?

Os exercícios de treinamento dos músculos do assoalho pélvico podem ajudar a fortalecer os músculos sob o útero, bexiga e intestino grosso. Eles podem ajudar homens e mulheres com problemas de perda de urina ou controle do intestino.

Quais são os exercícios pélvicos?

O mais comum são os exercícios Kegel, um determinado tipo de exercício físico que foi criado por Arnold Kegel, na década de 1940, e que tem como finalidade fortalecer o músculo pubococcígeo. Essa série que fortalece a musculatura pode prevenir ou controlar a incontinência urinária e outros problemas do assoalho pélvico.

Melhores exercícios para Incontinência urinária

Os exercícios de Kegel  e a ginástica hipopressiva são uma das melhores formas naturais de controlar a incontinência urinária. Esses movimentos simples podem ajudar muitas mulheres e homens, independentemente da sua idade ou da causa do problema. 

Eles fortalecem os músculos do assoalho pélvico, que sustentam a bexiga. Conheça: 

Exercícios de Kegel

Os exercícios de Kegel são projetados especificamente para a incontinência urinária, podem ajudar a identificar os músculos pélvicos e gerenciá-los para evitar vazamentos, além de promover o fortalecimento.

Os exercícios podem ser feitos a qualquer momento, sentado ou deitado. Pode ser realizado quando está comendo, sentado à mesa, dirigindo, assistindo televisão, ou em diversas ocasiões.

Trata-se do ato de fingir que precisa urinar e depois segurá-lo. Relaxar e tensionar os músculos que controlam o fluxo da urina.

O alerta para quem deseja praticar é encontrar os músculos certos para contrair.

A dica é: comece a urinar e depois pare. Sinta os músculos da vagina (para mulheres), bexiga ou ânus ficarem tensos e subirem. Estes são os músculos do assoalho pélvico. Se sentir que eles ficam tensos, o exercício foi realizado de maneira correta. Durante o processo, as coxas, músculos das nádegas e abdômen devem permanecer relaxados.

Ginástica hipopressiva

Trata-se de um método respiratório e postural, para fortalecer seus abdominais preservando seu períneo e as costas e, assim, lutar contra os efeitos da gravidade sobre o corpo como o vazamento urinário.

O método foi desenvolvido na década de 1990 pelo belga Marcel Caufriez, médico em fisioterapia. Concretamente, consiste em tempos de apnéia, longos em sua versão original, curtos naqueles realizados durante uma prática clássica.

Deitado ou sentado, a pessoa respira completamente o ar que tem dentro dos pulmões, e os abdominais se contraem naturalmente. Por alguns segundos, mantenha a posição sem respirar novamente, e expire lentamente.

O que pode causar incontinência urinária?

Os problemas nessa região podem ocorrer quando os músculos estão alongados, enfraquecidos ou muito tensos.

Por exemplo, durante a gravidez estes músculos trabalham mais do que o normal para suportar o peso do bebê em crescimento. Eles também são atenuados pelos efeitos dos hormônios da gravidez. Independente do parto ser normal ou por cesariana, os músculos do assoalho pélvico serão afetados.

O parto é uma das maiores cargas de esforço colocadas no assoalho pélvico. Alguns estudos sugerem que as mulheres que têm parto normal têm um risco maior de desenvolver disfunção do assoalho pélvico e incontinência urinária do que as mulheres que se submetem à cesariana.

Outra causa habitual é quando as mulheres entram na idade da perimenopausa (que pode durar mais de 10 anos ou mais), os níveis de estrogênio e progesterona caem, o que também pode resultar em uma sensação de enfraquecimento do assoalho.

A incontinência urinária pode afetar as mulheres fisicamente, emocionalmente e sexualmente. No entanto, há um equívoco comum de que apenas mulheres grávidas e mais velhas podem ser acometidas pela IU. 

O problema de vazamento da bexiga é muito mais comum do que se pensa. Meninas adolescentes, assim como mulheres na casa dos 20 ou 30 anos, também lutam com o vazamento da bexiga. Além de homens em idades mais avançadas ou com tratamento de problemas na próstata. 

O que é bom para incontinência urinária feminina?

Hábitos saudáveis ajudam qualquer condição e com a incontinência urinária não é diferente. Separamos algumas práticas que podem ser aderidas facilmente e ajudam a ter uma qualidade de vida melhor.

Reduzir o consumo de café

Em casos leves da incontinência urinária, a mudança de hábito pode impactar de forma positiva. Reduzir o consumo de café parece curioso, mas ajuda a diminuir a quantidade de urina na bexiga e, consequentemente, os escapes.

Controlar a ingestão de líquidos ingeridos permite programar melhor as idas ao banheiro.

Beber bastante água

A ingestão de água é uma das práticas mais importantes do nosso dia a dia para o funcionamento dos órgãos vitais. Para quem tem incontinência urinária é primordial não deixar de beber esse líquido. Ele não vai deixar que a urina fique concentrada, pois isso pode reduzir a capacidade da bexiga.

Evitar alimentos diuréticos e picantes

A ingestão de determinados alimentos podem provocar e agravar problemas como a incontinência urinária e outras doenças crônicas.

Manter o peso controlado

O sobrepeso ou obesidade estão entre as causas da incontinência urinária, pois o excesso provoca o aumento da pressão sobre a bexiga e pode levar à perda involuntária de urina.

Evitar bebidas alcoólicas

A ingestão de bebidas alcoólicas pode ser prejudicial para diversos tratamentos e interferir na saúde dos órgãos vitais. É preciso saber controlar.

Fazer exercícios físicos

Os exercícios físicos vão contribuir para que as pessoas levem uma vida saudável e isso impacta diretamente na qualidade de vida e também em alguns diagnósticos. Mas além disso, determinadas atividades podem ajudar a controlar e até prevenir doenças, como a incontinência urinária, se tratada com uma certa brevidade.

Produtos para incontinência urinária feminina

Produtos para incontinência urinária feminina

A incontinência urinária pode afetar a saúde mental das mulheres e nesse momento ela precisa de acolhimento, e o papel da Bigfral Moviment é aplicar a sororidade. Com isso, a marca desenvolve produtos para incontinência que proporcionam a segurança necessária para o dia a dia.

Sempre atenta às tecnologias mais recentes para levar inovação, oferece em sua linha: lenços, absorventes, roupas íntimas e fraldas. Uma marca da empresa belga Ontex, um dos mais importantes fabricantes internacionais de soluções de higiene pessoal, presente em mais de 110 países.

Roupas íntimas femininas

A roupa íntima descartável  precisa de cobertura macia para não agredir a pele e ajuste anatômico para todo tipo de corpo. Isso auxilia nesse momento em que a mulher necessita dar continuidade às tarefas diárias e também de um descanso tranquilo durante a noite. Os produtos da Bigfral Moviment são dermatologicamente testados e com Aloe Vera, que ajuda a manter a pele saudável e protegida.

Roupas íntimas femininas
Absorventes moviment

Absorventes

Absorventes garantem discrição para o dia,  conforto e , principalmente, a segurança e proteção no vazamento, com alta absorção e livre de odores. A mulher pode se sentir segura e aproveitar cada momento, sem perder o foco das tarefas diárias.

Confira também nosso artigo: Exercícios para bexiga hiperativa

A Bigfral Moviment está sempre com você!

A Bigfral Moviment tem como premissa acreditar que a parte mais bonita da vida deve ser compartilhada, e que ter incontinência urinária não deve excluir um indivíduo de sua rotina habitual.

Procurar ajuda de especialistas é primordial, fazer tratamentos para reduzir o quadro também, como citamos neste artigo. E, além disso, ter por perto uma marca de qualidade que preze pela saúde e bem-estar, por saber exatamente o que você precisa.

Isso proporciona segurança e confiança para que pessoas com incontinência urinária possam continuar pertencendo à vida familiar, inseridos na vida da comunidade, fazendo parte dos momentos importantes da vida com quem consideram especiais. A Bigfral Moviment entende essa necessidade e, por isso, oferece as melhores opções de produtos para pessoas com IU!