Libido na Menopausa (Guia da Mulher) | Bigfral

Home  »  MulheresSaúde   »   Libido na Menopausa

Libido na Menopausa


Libido na Menopausa

2 anos atrás / 5 min de leitura

A menopausa está associada a muitos desafios e descobertas. Além dos sintomas clássicos, algumas mulheres também se queixam de relutância sexual. Mas quais são as verdadeiras causas da apatia sexual? E o que as mulheres podem fazer para aumentar sua libido na menopausa?

A Bigfral tem um compromisso com as mulheres, em tornar o dia a dia delas mais confortáveis, seguros e agradáveis nesse período do climatério que assusta as mulheres. É preciso ter sororidade, quebrar tabus e mitos que rondam o tema menopausa. E nada melhor do que desvendar um grande mito que é sobre a libido na menopausa. Vem com a gente!

O que é libido?

O desejo sexual é em grande parte controlado por hormônios. Nas mulheres, os hormônios femininos e masculinos, conhecidos como andrógenos, são responsáveis ​​por esse feito. Se ocorrerem alterações hormonais, o desejo sexual (libido) da mulher varia de intensidade.

Podemos observar isso com o ciclo menstrual, pois a libido aumenta na época da ovulação. Biologicamente, isso faz sentido, porque a fertilização e, portanto, a reprodução só pode ocorrer durante esse período.

Mas a sexualidade vai além disso. É uma necessidade vitalícia para mulheres e homens. A sexualidade é percebida com todo o corpo e influencia o bem-estar físico e mental. Assim, a libido e a sexualidade não se limitam às fases férteis ou procriativas, mas desempenham um papel importante ao longo da vida.

A influência dos hormônios não é o único fator decisivo – personalidade individual, preferências e experiências também são decisivas. As circunstâncias externas da vida, como parcerias e situações de relacionamento, bem como o ambiente social, também moldam a sexualidade de uma pessoa. Portanto, a sexualidade é muito diferente para cada pessoa e muda constantemente ao longo da vida.

Por que a libido diminui na Menopausa?

O corpo muda não só com a menopausa, mas também com a idade. O desejo sexual muitas vezes muda com essa alteração física e corporal. Para as mulheres, é importante lembrar que não só ela, mas também seu parceiro ou parceira está passando por essas mudanças.

Era tudo mais fácil no passado? Encare isso como um ciclo da vida. A mobilidade e o desempenho físico geralmente diminuem com a idade. Na verdade, a menopausa é um período de descoberta e que envolve muita aceitação.

A libido diminui durante a menopausa e alguns dos motivos podem ser as cobranças pessoais. Se confrontar com algumas situações pode desencadear isso, como posições ou práticas sexuais não são mais prontamente possíveis; funções sexuais que também diminuem e por aí vai. E como a estimulação pode, portanto, demorar um pouco mais do que o habitual, isso pode deixar muitas mulheres inseguras e desconfortáveis. Mas podemos mudar esse cenário!

Infelizmente, mesmo as pessoas com boa saúde geral não são poupadas de algumas doenças. A atividade sexual é rapidamente prejudicada quando se está lutando com a dor. Isso não significa, porém, que a sexualidade não seja mais possível na velhice.

Em algumas mulheres na menopausa, as fantasias eróticas tornam-se menos frequentes e o interesse pelo sexo diminui. No entanto, se o declínio do desejo sexual for acompanhado por uma perda de autoestima e problemas na parceria, essa situação pode ser muito estressante. A lista de possíveis destruidores do prazer é longa e inclui causas hormonais, orgânicas e psicológicas. Confira as mais frequentes:

Vagina seca e trato urinário sensível

Como resultado direto da deficiência hormonal, há uma regressão do epitélio vaginal e em alguns casos, o trato urinário também é afetado. A área íntima, especialmente os lábios e a mucosa vaginal, é menos suprida de sangue. Como resultado, o tecido fica mais fino, mais seco e também mais suscetível a lesões e a dor torna-se mais comum.

Isso tem um impacto direto na sexualidade. Porque para um sexo suave e indolor é necessário o chamado umedecimento da vagina (lubrificação). Durante a menopausa, esse processo leva mais tempo. Uma estimulação mais longa também pode ser necessária antes da excitação sexual ou do orgasmo. Com a atividade sexual regular, no entanto, a membrana mucosa geralmente permanece elástica e rapidamente se torna úmida

Você pode neutralizar os problemas relacionados aos hormônios durante o sexo, umedecendo as membranas mucosas vaginais. Géis ou cremes hidratantes contendo hormônios que são usados ​​na área íntima podem ajudar.

Além disso, evite qualquer coisa que irrite a pele da região íntima e promova infecção:

  • Calças e roupa interior apertadas e não respiráveis;
  • Cuidados íntimos muito intensivos;
  • Métodos químicos de controle de natalidade, como preservativos revestidos com produtos químicos que matam o esperma;
  • Jóias íntimas e piercings.

Você também pode conhecer a linha de produtos da Bigfral, indicados para essa fase, que trarão mais conforto e segurança.

Doenças crônicas podem afetar a libido na menopausa

Algumas condições podem tornar o sexo doloroso ou reduzir a libido. Estes incluem doenças crônicas, como uma glândula tireóide hiperativa ou hipoativa, artrite reumatoide, psoríase (psoríase), doença de Crohn (doença inflamatória intestinal crônica) e diabetes mellitus tipo 1. O câncer e as terapias associadas também podem causar problemas durante o sexo. À medida que as pessoas envelhecem, elas tomam mais medicamentos. Estes também podem ter um efeito negativo sobre o desejo sexual. Nesse caso, converse com seu médico. Pode ser necessário ajustar a dose ou mudar para um medicamento diferente.

Como aumentar a libido durante a Menopausa?

Manter um estilo de vida saudável é ideal para aumentar a libido durante a menopausa. Trata-se de um conjunto de ações que podem melhorar o seu dia e a sua qualidade de vida:

Relaxe

O estresse é o inimigo da libido na menopausa. O tempo para si mesmo é a base para poder passar tempo com outra pessoa. Você também pode reduzir o estresse com massagem, yoga, meditação e respiração profunda e demais exercícios de relaxamento.

Estresse e qualidade do sono estão intimamente ligados. Ninguém se sente sexy e tem grande prazer sexual quando está cansado e exausto. Durma o suficiente, estabeleça uma boa rotina de sono. Aqui no site você também encontrará dicas para as ondas de calor durante a menopausa, que podem contribuir para uma noite de sono mais agradável.

Alimente-se bem

Se você se sente cheia de energia, é mais provável que você queira sexo. Coma para obter a energia certa – para um nível equilibrado de açúcar no sangue: ou seja, carboidratos complexos (por exemplo, grãos integrais ou cereais), gorduras saudáveis ​​e proteínas boas – principalmente à base de plantas.

Falar é ouro

Converse com seu parceiro ou parceira. Porque ele tem o direito de saber o que está acontecendo dentro de você e por quê e talvez esteja passando pelo mesmo. Compreensão, preliminares mais longas, lubrificantes, massagens eróticas, outras posições/técnicas podem ajudar. Tome seu tempo, sejam criativas ou criativos juntos.

Se tem vontade, faça!

A vagina é um músculo que quer ser usado. Você pode fazer isso sozinho – o que não significa que um parceiro não lhe dê prazer. Basta pensar nisso como um treinamento extra. Como algo que é bom para você. Deixe seus dedos tocarem ou compre um vibrador. Além de contribuir para o fortalecimento da região pélvica.

Enquanto isso, fortaleça seu assoalho pélvico

Um assoalho pélvico forte é importante para o fluxo sanguíneo e, portanto, para o prazer, uma bexiga, útero e vagina saudáveis. Aprenda a fazer os exercícios do assoalho pélvico corretamente.

Use o alimento ao seu favor

Ostras, figos, bananas, beterraba, amêndoas, batata-doce, noz-moscada e abacate têm propriedades afrodisíacas. Cacau – por exemplo, chocolate amargo com +70% de cacau – aumenta os níveis de dopamina, nosso químico do bem-estar. Vegetais também são cheios de substâncias vitais, boas para o fluxo sanguíneo e, portanto, também para o aumento da libido durante e após a menopausa.

Confira tambem nosso artigo: Inconrinência urinária na menopausa

Desperte sua alegria com hábitos saudáveis

Pouco ou nenhum desejo sexual durante a menopausa pode ocorrer a qualquer momento durante as alterações hormonais do seu corpo. Antes, durante e depois da menopausa e por vários motivos como vimos ao longo deste conteúdo.

Somos indivíduos e todos fundamentalmente diferentes. Portanto, não faça comparações, deixe passar pesquisas sobre a frequência com que outras pessoas fazem sexo, atente-se a você, seus desejos e seus hábitos. Normal é o que for bom para você. Só será um problema se estiver te estressando. Se você está bem com um pouco de sexo, então tudo bem também. Mesmo que seu parceiro veja de forma diferente.

A Bigfral possui uma linha completa de produtos que podem contribuir para dar mais segurança nessa fase da vida. Confira e insista na sua vida social. Sempre é tempo de viver!

Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários
1
0
Por favor, comente.x

Entrar com e-mail e senha