Relação após histerectomia total | Bigfral

Home  »  MulheresSaúde   »   Relação após histerectomia total

Relação após histerectomia total


Relação após histerectomia total

2 anos atrás / 4 min de leitura

A relação após a histerectomia total, pode gerar inseguranças para o casal, especialmente para a mulher. O medo da dor, do desconforto ou de não sentir mais prazer, assim como ansiedade e angústia antes da primeira relação pós-cirurgia são sensações que, possivelmente, todas as mulheres sentiram. 

E embora esse seja um procedimento relativamente comum, existem muitas dúvidas sobre o assunto, principalmente no que se refere à permissão de se relacionar sexualmente de novo. Pensando em trazer luz ao tema, vamos falar um pouco mais sobre o que é histerectomia, quando ela ocorre, os cuidados no sexo e muito mais. Confira!

O que é a histerectomia total?

A histerectomia total é o tipo mais comum de histerectomia. De forma simplificada, essa é uma cirurgia que remove todo o útero, incluindo o colo e, dependendo do caso, pode ocorrer a remoção das tubas uterinas e dos ovários também.

Existem diversas causas que podem levar à histerectomia total. Entre as principais estão: 

  • Miomas uterinos: são tumores benignos que crescem na parede do útero. Geralmente, os miomas causam aumento no fluxo menstrual, que pode ser acompanhado de coágulos e aumento abdominal, gerando desconforto à mulher.
  • Hemorragias uterinas: é causado por alterações nos níveis hormonais, cânceres e até mesmo por miomas. Além das cólicas fortes, que são extremamente comuns nesses casos, também podem causar anemia.  
  • Tumores malignos: é um tipo de câncer que é causado pelo crescimento desordenado das células de um órgão.
  • Prolapso uterino: é quando o útero não está na sua posição normal, ou seja na pelve da paciente, podendo escapar total ou parcialmente pela vagina.

Cuidados na relação sexual depois da histerectomia total

Na maioria dos casos, a relação sexual após histerectomia total será normal, sem problemas para a mulher. Contudo, isso pode variar de caso para caso, dependendo de fatores como o tamanho do órgão retirado e da proporção entre o pênis e a vagina. 

Quando a cirurgia é realizada durante o período de menopausa, em que há falta de hormônios, algumas mulheres podem se queixar de incômodos, dores e falta de lubrificação, que dificultam o ato sexual. Nesses casos, o médico pode recomendar tratamentos que ajudem a sanar o problema, como a aplicação de hormônio no local ou a reposição de hormônios via oral. 

Em todo caso, o ideal é conversar com o médico ginecologista, entender qual é o tempo de repouso antes de fazer sexo novamente e se existe alguma recomendação a ser seguida. 


Quais são os tipos de histerectomia?

Existem diversos tipos de histerectomia, elas variam de acordo com o tipo de problema de cada mulher ou do avanço de doenças nesses  órgãos, como é o caso do câncer. De forma geral, três desses procedimentos são os mais conhecidos. Conheça um pouco mais sobre cada um deles!


Histerectomia parcial 

Também conhecido como subtotal ou supracervical, na histerectomia parcial há a remoção apenas da parte superior do útero, poupando o colo. Contudo, dependendo de cada caso e das avaliações médicas, os ovários podem ou não ser removidos neste procedimento.


Histerectomia total 

Como mencionado acima, a histerectomia total é a retirada do útero e do colo, sendo recomendado em casos de tumores benignos ou malignos, miomas, endometriose e prolapso uterino. 


Histerectomia radical

Assim como o nome sugere, a histerectomia radical é um procedimento muito mais invasivo que os anteriores. Ele é indicado no caso de tumores mais avançados, já que além da retirada do útero e do colo, também são retiradas a parte superior da vagina e de parte dos tecidos que ficam ao redor desses órgãos.

Quais os cuidados após a retirada do útero?

A recuperação varia de acordo com cada pessoa e com o procedimento realizado, podendo variar de uma a oito semanas, em média. Em todo o caso, o médico é quem vai determinar o tempo de repouso, indicar os melhores cuidados e fazer a liberação para retornar a rotina.

Entretanto, existem cuidados e pontos de atenção em geral, como em qualquer cirurgia, a fim de evitar complicações no pós-operatório. Confira abaixo os principais:

Esforço 


O esforço físico tende a contrair e forçar musculaturas do corpo, que após uma cirurgia necessita de repouso. Por esse motivo, o mais recomendado é evitar fazer exercícios físicos como caminhadas, andar de bicicleta, correr, praticar esportes, carregar pesos e fazer movimentos bruscos por, pelo menos, três meses. 

Curativos

A região da cirurgia é um local sensível. Por ter sido aberto, está exposto e pode acumular fungos e bactérias que podem causar algum tipo de infecção local. Por este motivo, a higienização e os curativos são tão importantes durante a recuperação. 

No caso da histerectomia total, o procedimento de retirada dos órgãos pode ser feito via laparoscopia, via abdominal, ou via vaginal. Em ambos os casos, o local da cirurgia deve ser higienizado com água e sabão de coco ou sabão neutro e deve ser seco com uma toalha bem macia. Deixar essa região molhada também pode juntar fungos e bactérias. 

Por fim, o tempo necessário de utilização do curativo, a forma de aplicação ou qualquer outra recomendação específica de cada caso, é indicado pelo médico responsável.

Fale com seu médico e tire dúvidas sobre a histerectomia

Quando há indicação da retirada do útero, é comum surgirem dúvidas e curiosidades sobre o funcionamento do corpo após o procedimento, desde “como fica por dentro depois de uma histerectomia total?”, até coisas mais triviais como “quanto tempo posso me abaixar após a histerectomia?”. 

O sexo após histerectomia total também pode gerar dúvidas, principalmente para mulheres sexualmente ativas. O primeiro passo é entender que cada pessoa é única, assim como cada procedimento. Uma indicação de tratamento e recuperação de uma pessoa pode não ser a mais indicada para outra. Por isso, o ideal é falar com o médico cirurgião, antes e depois da cirurgia, e sanar todas as dúvidas. 

Lembre-se que não há dúvidas bobas ou simples demais que não mereçam ser perguntadas. Só assim você fará um tratamento mais tranquilo, com menos dúvidas e preocupações. 

Além disso, a Bigfral está aqui para te ajudar, com uma linha completa de absorventes, roupa íntima descartável e toalhas umedecidas para que você se sinta segura e protegida durante todo o pós-operatório. 

Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários
1
0
Por favor, comente.x

Entrar com e-mail e senha