Quanto tempo dura o puerpério? | Bigfral

Home  »  Saúde   »   Quanto tempo dura o puerpério?

Quanto tempo dura o puerpério?


Quanto tempo dura o puerpério?

9 meses atrás / 3 min de leitura

Se você acabou de dar à luz, é possível que esteja enfrentando uma verdadeira montanha russa de alterações físicas e emocionais. Além, é claro, de todas as novas responsabilidades com um bebê recém-nascido, capazes de produzir sobrecarga e exaustão. No meio desse turbilhão, também conhecido como puerpério, você deve estar se perguntando: quando esse período finalmente acaba? Neste artigo vamos te contar quais são as fases do puerpério, quanto tempo ele dura e quais são os fatores e cuidados que podem influenciar nesse tempo de recuperação. 

O que é o puerpério?

O puerpério é o período de recuperação física e emocional da mulher, que se inicia logo após o parto e se estende por aproximadamente de seis a oito semanas. Nessa fase, a mãe pode experimentar dores abdominais decorrentes do processo de cicatrização do parto, alterações hormonais e incontinência urinária, pois a musculatura pélvica fica temporariamente enfraquecida, devido à pressão exercida pelo peso da barriga. Ocorre ainda um sangramento, chamado pelos médicos de loquiação, decorrente da cicatrização da área do útero onde estava situada a placenta. Psicologicamente, é um momento delicado, em que a mulher se sente mais sensível, com eventuais crises de choro e mudanças repentinas de humor. 

Quais as fases do puerpério?

O puerpério se divide em três estágios: do 1º ao 10º dia – puerpério imediato; do 10º ao 45º dia – puerpério tardio; além do 45º dia – puerpério remoto. No puerpério imediato, as cólicas e o fluxo da loquiação geralmente são mais intensos. É também uma fase em que a mulher precisa se preservar dos esforços físicos. 

No puerpério tardio, as alterações físicas vão começando a se estabilizar. O útero vai voltando ao tamanho anterior à gestação e o endométrio (tecido que cobre o interior do útero) vai recobrando a espessura natural. 

Por volta do 45º dia começa o puerpério remoto. Se a mulher não estiver amamentando, é possível que os ciclos menstruais voltem a ocorrer – as lactantes demoram um pouco mais a recuperar a menstruação. Essa é a fase em que as relações sexuais podem ser retomadas. Nesse momento, as mudanças no corpo se estabilizam, mas as alterações emocionais, nem sempre. Possíveis sintomas de ansiedade e depressão devem ser identificados o quanto antes para um tratamento adequado.  

Fatores que afetam a duração do puerpério

A duração do puerpério se estende, normalmente, de seis a oito semanas. No entanto, há variações individuais no tempo e também no modo como a mulher atravessa essa fase, levando-se em conta alguns fatores de saúde e de amparo adequado. 

Tipo de parto

O parto cesariana, por ser uma cirurgia, geralmente envolve um tempo de recuperação mais longo, que exige um cuidado maior com a cicatrização dos pontos de sutura. Nem sempre, porém, ele será o fator determinante na duração total do puerpério. Mulheres que tiveram um parto vaginal, mas em que foi necessário uma episiotomia (corte cirúrgico realizado na região do períneo para ampliar a área de passagem do bebê) também terão que ter mais cuidados na cicatrização dos cortes. 

Saúde da mulher antes e durante a gravidez

Mulheres que estão em boa saúde antes da gravidez, que têm uma dieta equilibrada, praticam exercícios físicos adequados e não possuem condições médicas pré-existentes, geralmente têm uma recuperação mais rápida após o parto. Além disso, a gestação saudável, sem complicações, contribui para um puerpério mais tranquilo.

Cuidados pré-natais e pós-parto adequados

As consultas pré-natais permitem que os profissionais de saúde monitorem a saúde da mulher e identifiquem possíveis problemas que possam afetar a recuperação pós-parto. Além disso, receber orientações sobre amamentação, autocuidado e planejamento familiar durante o período pós-parto contribui para uma recuperação mais suave. Descansar adequadamente, manter uma alimentação saudável e realizar exercícios leves, conforme orientado pelo médico, podem ajudar a promover uma recuperação mais rápida.

Importância do suporte emocional e psicológico

É fundamental que a mulher esteja amparada emocionalmente nesse período de tantas mudanças, pelo parceiro ou parceira, pela família e por sua rede de apoio. Um eventual suporte profissional psicológico também pode ser necessário nos casos de depressão pós-parto, ansiedade e outros distúrbios. Certo grau de tristeza, também conhecido como baby blues, e oscilação de humor são naturais no puerpério. Mas se esse estado de espírito começa a se tornar permanente e profundo, é hora de procurar ajuda. 

Nasce um bebê e, com ele, uma mãe

Diz o ditado que quando nasce um bebê, nasce também uma mãe. O puerpério não é uma transição simples e a mulher precisa de cuidado e apoio para atravessá-lo da melhor maneira possível. A BigFral é uma aliada da mulher, oferecendo produtos de qualidade para garantir segurança e conforto em períodos delicados como o puerpério. As fraldas, absorventes e roupas íntimas BigFral são ideais para absorver os sangramentos e eventuais escapes de urina do pós-parto. 

As Roupas íntimas Descartáveis da linha Bigfral Moviment possuem alta Tecnologia de absorção até 2x mais rápida, mantendo a umidade longe da pele. Conheça nossa linha completa para cuidar de você, enquanto cuida do seu bebê.

Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários
1
0
Por favor, comente.x

Entrar com e-mail e senha