O que pode ser pele ressecada | Bigfral

Home  »  Saúde   »   O que pode ser pele ressecada

O que pode ser pele ressecada


O que pode ser pele ressecada

1 ano atrás / 6 min de leitura

Durante a vida, nosso corpo interage diariamente com o ambiente ao redor, tentando bloquear agentes prejudiciais para a nossa saúde, enquanto gerimos tudo que for preciso para manter a nossa rotina. Sendo a água um dos componentes básicos para a nossa vida, é de se imaginar que durante esse processo, a quantidade presente em nosso organismo pode acabar se perdendo, o que contribui para uma pele ressecada.

Diversos podem ser os motivos para esse acontecimento, seja o ar muito seco na atmosfera, o calor intenso da luz do sol, uma sensibilidade natural na pele e até mesmo fases normais da vida, como a menopausa, no caso da mulher. Independente da causa, não é novidade que a pele ressecada pode ser extremamente desconfortável para a pessoa que tem que lidar com ela todos os dias.

Principais sintomas de pele ressecada

Como dito anteriormente, entender melhor os sintomas de algo é importante não apenas para saber como afeta seu corpo, mas também para encontrar soluções de tratamento.

É importante entender que a pele ressecada é causada por diversos fatores que não necessariamente envolvem a falta de hidratante, como: remédios diuréticos e baixa no nível do hormônio estrogênio. Porém, nestes casos em específico, eles virão acompanhados de outros sintomas, por isso que um diagnóstico médico se faz necessário nestes casos.

Vale ressaltar também a possibilidade de fluídos, como por exemplo, a urina, que acaba por ressecar a pele. Por isso, para evitar esse processo que incomoda tanto, principalmente quando há escapes de xixi, a Bigfral desenvolveu a Pants Premium, que é um modelo de calcinha descartável que se atenta às necessidades da pele para deixá-la sequinha e confortável. Veja seguir outros sintomas de ressecamento da pele.

Coceira

A coceira é um dos grandes fatores do ressecamento, podendo até mesmo gerar machucados na pele. Por ser um ato, de certa forma, esfoliante, a coceira ajuda a retirar parte das células mortas da pele, porém se tornando uma ação prejudicial.

Já sentiu uma vontade de coçar que não passava, por mais que você a coçasse? Isto se dá porque a pele mais ressecada acaba perdendo uma camada de lipídios (gorduras), que serve como proteção da nossa pele.

Por conta da perda desta película tão importante, substâncias acabam sendo liberadas para as camadas mais superficiais da pele, causando um estranhamento do órgão e, logo, a coceira. Mas uma notícia pior ainda é que, quanto mais se coça, mais a substância é liberada. Ou seja, quanto mais se coça, mais se tem vontade de coçar a pele ressecada.

Rachaduras

A pele ressecada tem efeitos ainda maiores em áreas flexíveis do nosso corpo, como os joelhos, cotovelos e até mesmo a planta dos pés, na hora de andar. As rachaduras se dão por conta de uma fragilidade maior da pele, que acaba se encolhendo e gerando buracos, que caso não tratados, podem evoluir para uma inflamação.

Descamação

A descamação é outro processo causado pela pele ressecada. Isso se dá porque, sem a hidratação necessária, as células da pele acabam por não ter “liga”, o que acontece quando elas não conseguem se segurar uma das outras, acabando por se soltarem em flocos e escamas.

O mais comum de se ver desse sintoma é na parte interior das coxas e, por envolver perda da camada protetiva, a descamação também pode gerar uma inflamação, assim como as rachaduras.

descamação de pele
A pela de uma pessoa descamando.

Principais causas do ressecamento da pele

Agora que você já entende os sintomas que uma pele ressecada pode ocasionar, não é muito difícil querer ficar bem longe dessa realidade, não é? Mas não se preocupe, entender o que pode gerar o ressecamento é o ponto chave no momento de se cuidar e prevenir rachaduras, coceira e descamação. Para facilitar ainda mais a sua pesquisa, listamos para você algumas ações que podem fazer com que sua pele fique pedindo socorro!

Mudanças de temperatura

Estar exposto tanto a temperaturas baixas quanto altas pode causar a perda de água da pele. No inverno, isto acontece justamente por conta do contato com o ar mais seco, fazendo com que a pele tenha que gastar a água para manter o corpo. Já no calor, as glândulas sudoríparas e sebáceas produzem menos óleos e suor, acabando por causar o mesmo que no frio.

Tomar banho com água muito quente

Além da água quente ser mais agressiva para a pele, acaba retirando a camada natural de gordura que a pele produz para protegê-la, fazendo com que ela fique muito mais sensível do que o normal. Fora isso, fique atento aos produtos utilizados no momento do banho. Sabonetes com pH muito diferente da sua pele ou até mesmo não testados dermatologicamente podem causar também a perda dessa camada gordurosa.

Não comer frutas e vegetais

Este tópico pode ser um dos menos previsíveis para alguns, mas quem realmente conhece o poder das frutas e dos vegetais entende sua importância na nossa alimentação diária. Ingerir essas comidas não vai te ajudar apenas a manter a hidratação natural, mas também vai te entregar vitaminas e minerais extremamente necessários na hora da proteção da pele. Ou seja, ter uma alimentação saudável, além de auxiliar na saúde, te deixa com uma pele lisinha e hidratada!

Beber pouca água

Este é um dos pontos mais necessários e óbvios na hora de explicar o ressecamento da pele. A água é a fonte de vida e a liga de quase todas as funções do nosso corpo, sua falta pode causar muito mais malefícios do que benefícios.

A ausência de água na pele pode causar falta de elasticidade e deixá-la mais áspera, o que facilita os sintomas citados no começo do texto. Se você quiser ter uma pele saudável, o ideal é beber muita água, especialmente se você estiver em um período natural de perda desse componente importante, citando mais uma vez a menopausa.

Praticar natação ou hidroginástica

Praticar natação ou hidroginástica pode fazer maravilhas para os joelhos, problemas de respiração e até mesmo para a saúde mental, mas não é o mais indicado para a pele. Isso se dá por conta dos químicos colocados na água para mantê-la limpa, como o cloro, que apesar de não agredir o corpo em si, pode causar um maior ressecamento. Mas calma, não precisa evitar fazer esse exercício! Apenas realize outras atividades que ajudem a hidratar a pele e, depois de uma sessão de natação ou hidroginástica, é bom tomar um banho para retirar o cloro da pele.

Usar roupas de tecido sintético

Usar tecidos sintéticos constantemente, como o poliéster ou o elastano, pode causar o ressecamento da pele, por impedir que ela transpire de forma adequada. O suor é uma das formas de fazer com que o corpo mantenha sua água em dias muito quentes.

Dermatite atópica

A dermatite atópica é um processo um pouco diferente daqueles citados anteriormente, pois sai totalmente do controle humano, sendo uma doença crônica. Ela corrobora com o ressecamento da pele porque impede a produção da gordura necessária para manter a sua hidratação. Fora isso, também é comum que aconteçam lesões avermelhadas e coceiras intensas, especialmente em algumas áreas como pescoço, dorso das mãos, pés, cotovelos, braços e região genital.

Esta doença tem como comum fator surgir na infância, quase desaparecer na adolescência e o possível ressurgimento na fase adulta. Se possível, consulte um médico especialista, como alergistas e dermatologistas, para entender melhor como tratar esta doença que incomoda tanto.

Tratamentos caseiros para pele ressecada

As causas anteriores podem ter sido um pouco assustadoras, mas não tenha medo! Depois de entender o que sua pele sofre, agora é ver o que ela precisa para poder se restaurar e não te incomodar mais! Por isso, aqui vão os principais itens que podem te ajudar na hora de restaurar a viçosidade e hidratação que ela necessita.

Hidrate o corpo

Pode ser um pouco óbvio, mas hidratar o corpo da forma correta pode ajudar muito na hora de combater o ressecamento. Seja com um hidratante com cheiro de rosas ou um até mesmo sem cheiro algum, o importante realmente é testar para ver qual funciona melhor na sua pele e pode ajudar nesse processo.

Beba mais água

Como dito anteriormente, a falta de água é um dos principais fatores para ver uma pele descamando e coçando feito louca. Por isso, o importante é beber uma boa quantidade de água por dia, cerca de dois litros e meio, para poder manter todas as funções do seu corpo, assim como a da sua pele, operando sem nenhum maior problema.

Uma pessoa segurando um copo de água.
Uma mulher segurando um copo de água.

Evite água quente

Apesar de poder ser um pouco complicado evitar o banho quente, especialmente naqueles dias em que o frio está cortante, ainda sim é extremamente necessário evitar para que não aconteça a perda da camada gordurosa como fora mencionado antes.

Coma mais frutas e legumes

E por último, coma mais frutas e legumes! Pode ser uma parte menos importante, mas com certeza vai ajudar a restaurar a força e hidratação que sua pele tinha antes. Saladas, suco de fruta natural ou até mesmo em alguma receita podem te ajudar, por isso, seja criativo na cozinha! .

A hidratação está a um passo de você!

Mesmo que não seja necessariamente vital, a pele tem um grande propósito de proteger tudo que é frágil no corpo e o faz com maestria, por isso, é importante cuidar do maior órgão do nosso corpo com bastante cuidado e atenção. Ao seguir nossas recomendações, você não está apenas ajudando a garantir uma maior qualidade de vida à você, mas também ao seu corpo que se esforça muito todos os dias.

Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários
1
0
Por favor, comente.x

Entrar com e-mail e senha