O Que é Flacidez (Guia da Mulher 2022) | Bigfral

Home  »  Mulheres   »   O que é flacidez?

O que é flacidez?


O que é flacidez?

2 anos atrás / 6 min de leitura

Mais cedo ou mais tarde ela há de chegar, sem aviso, negociação ou aviso. Já sabe de quem estamos falando? Sim, é ela, a flacidez! Mas afinal, o que é flacidez? Os anos vão passando e uma hora ou outra iremos nos deparar com uma pele flácida e um aspecto não tão firme quanto na juventude.

A flacidez pode atingir diversas áreas do corpo, desde o rosto até as pernas. Ela faz parte do processo natural de envelhecimento e é ocasionada pela ausência de fibras que sustentam a pele, como o colágeno e a elastina. Algumas pessoas optam por permitir que a vida siga o seu curso e preferem não intervir nas marcas causadas pelo tempo, já outras, preferem intervir e dar tchau para esses sinais. Ao decorrer deste artigo você entenderá melhor sobre o assunto e quais as formas de ocultá-las.

Como identificar a flacidez?

Como dissemos anteriormente, a flacidez não costuma avisar quando vai chegar, mas você com certeza saberá quando acontecer. Identificar a flacidez é fácil, é quando sentimos a pele com aspecto um pouco mais mole, músculos sem contorno definido, principalmente braço e pernas. Porém, esses não são os únicos locais afetados, pescoço, pálpebras e a pele de modo geral. Além de mais moles, há também a presença de linhas de expressão e rugas, que contribuem para identificar se a pele está flácida.

Quais são as causas da flacidez?

Embora a flacidez seja algo inevitável e acontece ao passar dos anos, há outras formas que contribuem para o seu surgimento precoce e que podem ser evitados para uma vida e pele mais saudáveis. 

Confira a seguir as principais causas da flacidez:

Envelhecimento

O envelhecimento é algo do qual todos iremos passar, e com a sua chegada muitos outros sinais podem surgir, afinal, o nosso corpo e a nossa pele passam por diversas modificações e a flacidez é uma delas. Com o passar do tempo, as células do corpo deixam de produzir alguns nutrientes, como o colágeno, que contribui para manter a pele firme, com a diminuição da produção dessa proteína a pele passa a perder a firmeza e logo surge a flacidez.

Alterações hormonais

As alterações hormonais, como a menopausa, podem contribuir para o aparecimento da flacidez na pele. Nessa fase a mulher passa por grandes mudanças no corpo, não produzindo mais todas as proteínas necessárias e com isso pode surgir a baixa de proteínas como o colágeno e a elastina.

Sedentarismo

Não é novidade que as práticas de exercícios físicos contribuem para um corpo mais firme e torneado, por esse motivo a ausência desse hábito pode resultar em flacidez muscular. O sedentarismo além de causar risco a saúde também interfere na estética. 

Perda de peso ou efeito sanfona

O efeito sanfona nada mais é do que o ato de engordar e emagrecer em um curto período de tempo, fazendo com que a pele estique e contraia. Ao acontecer esse estiramento, a pele pode não conseguir mais voltar a forma que era antes, resultando assim na flacidez.

Confira também nosso artigo: Exercicíos fitnes femininos

Má alimentação

Uma alimentação inadequada traz muitos riscos à saúde, principalmente se ela é deficiente de nutrientes que contribuem para a elasticidade da pele. Uma refeição desequilibrada contribui para a degradação dos tecidos elásticos e fibras colágenas.

Tabagismo

Para quem deseja uma pele bonita e saudável deve passar longe do tabaco, isso porque as substâncias presentes interferem na produção do colágeno fazendo com que a flacidez precoce aconteça.

Exposição solar

A exposição solar sem proteção adequada deixa a pele vulnerável à alteração da célula devido a radiação solar, resultando no envelhecimento precoce e degradação do colágeno e da elastina.

Gravidez

As gestantes passam pelo aumento de peso durante a gestação e após o parto muitas podem acabar sentindo dificuldade para voltar ao peso que tinham antes. Como o corpo estica para conseguir gerar o bebê, ao voltar a forma que era antes a pele pode acabar não conseguindo manter a firmeza e se tornar flácida.

Áreas do corpo mais afetadas pela flacidez

Umas das principais causas da flacidez é o excesso de pele, as famosas gorduras localizadas. Se não cuidadas, podem ficar flácidas. Por isso, as partes do corpo mais afetadas são as que mais possuem acúmulo de massa, como: barriga, braços, pernas, glúteos e rosto, principalmente a região do pescoço.

Quais são as fases da flacidez?

A flacidez não aparece de um dia para o outro, é um processo do qual a pele passa até que de fato adquira esse aspecto. Anteriormente citamos quais são as principais causas, com isso podemos observar que é um processo resultante de uma série de atitudes, por isso, ela não surge do dia para noite, há algumas etapas até chegar em uma pele flácida. Confira:

Fase elástica

Nessa primeira etapa a flacidez é totalmente proporcional a capacidade de resistência da área afetada, se tornando reversível nesse primeiro momento. Nessa fase ainda há tempo para uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos para melhor contorno e firmeza dos músculos. 

Fase plástica

Nessa etapa há uma deformação permanente da pele, como se ela fosse um elástico que se esticou demais e não é capaz de voltar ao seu tamanho anterior. Na fase plástica as fibras do tecido foram rompidas e são impossibilitadas de retornar a forma que eram, resultando assim na flacidez.

Fase ruptura

Nesse estágio da flacidez, a pele já não é capaz de suportar e ocorre uma espécie de rasgo, resultando no que chamamos de estrias. A fase de ruptura é considerada a mais grave, pois é quando os tecidos já não são capazes de retornar a forma que era antes e se tornam flácidos.

Tratamentos para flacidez

Embora vá acontecer com todas as pessoas, a flacidez pode ser diminuída em alguns casos e até revertida. Ao decorrer deste artigo você conferiu quais as principais causas, deste modo, você já sabe o que não deve fazer caso queira evitar uma pele flácida.

Mas se você já possui os sinais da flacidez e quer tratá-los antes que evoluam, confira algumas dicas que separamos e que podem ser uma alternativa. Mas lembre-se, é importante sempre consultar um médico e executar os procedimentos com profissionais de confiança.

Microagulhamento

O microagulhamento é um procedimento estético que também pode ser conhecido por Indução Percutânea de Colágeno por agulhas (IPCA), ele se dá por meio de um rolo composto por algumas microagulhas que trata cicatrizes, estrias, rugas e manchas na pele, este tratamento é responsável por enviar células aos tecidos e liberar substâncias como a elastina e também é capaz de depositar colágeno.

Radiofrequência

A radiofrequência é um procedimento realizado por meio de um aparelho que libera calor com o objetivo de aumentar a circulação e estimular a produção de colágeno e elastina, nutrientes responsáveis por manter a pele firme e evitar a flacidez.

Microfocado

O microfonado trata-se de um procedimento facial realizado por meio de micropontos de coagulação que auxilia na indução de novo colágeno na pele. Ele é considerado um procedimento pouco invasivo e indicado para quem busca um efeito rejuvenescedor e reduzir a flacidez na área do rosto. 

Corrente russa ou tensor/Force

A corrente russa é um procedimento executado por meio de um aparelho que possui uma corrente elétrica que auxilia na estimulação dos músculos resultando em um aumento da força e volume muscular. Deste modo, este tratamento age de forma a tonificar a musculatura, deixando- a firme evitando que fique flácida. 

Peeling Químico

O peeling é um procedimento bastante comentado e que tem atraído cada vez mais adeptos. Ele consiste na aplicação de ácidos sobre a pele para remover a pele prejudicada e fornecer uma nova camada, podendo eliminar manchas, linhas de expressão etc.

Drenagem linfática e massagem modeladora

Ambas as técnicas agem para modelar o corpo e estimular a circulação sanguínea, de modo a diminuir a celulite, flacidez, etc. Em alguns casos um procedimento pode ser utilizado para complementar o outro para obter o resultado almejado.

Como prevenir a flacidez?

Após ler este artigo e entender o que é a flacidez e como ela acontece, algumas dúvidas podem surgir, afinal, já que é algo que pode acontecer com o passar do tempo, como podemos prevenir? Além dos procedimentos estéticos citados anteriormente, há alguns métodos menos invasivos e naturais que podem ajudar na prevenção.

É importante lembrar que flacidez é apenas o acúmulo de massa corporal e deve ser feita uma intervenção apenas em casos onde não há contentamento com o próprio corpo, por mais que exista um padrão sobre o que é bonito, é importante estar bem com o próprio corpo.

Algumas atitudes que podem ajudar na prevenção da flacidez são:

  • Exercícios físicos;
  • Alimentação rica em colágeno;
  • Creme preventivos (sempre com a indicação do médico dermatologista);
  • Beber bastante água;
  • Tratamento estático preventivo.

Caso você opte por uma intervenção estética, é importante conhecer o profissional que irá realizar o procedimento e os produtos que serão usados e verificar se não há alergias ou restrições aos componentes utilizados para evitar futuros problemas.

Roupas íntimas descartáveis Bigfral

Ame o seu corpo

Sabemos que sempre há algo em nosso corpo do qual queremos mudar, mas antes de qualquer coisa, é importante entender se essa vontade é genuína, se ela vem de dentro ou de alguma interferência externa.

O nosso corpo é responsável por nos permitir vivenciar diversas sensações, cada marca nele representa algo que vivemos, seja uma cicatriz, uma estria etc. Cada marquinha nos lembra o que passamos para chegar até aqui, e é por isso que é importante cuidar do seu corpo e fazer dele um lar para você. Não há nada de errado em querer mudar algo, desde que essa mudança seja por escolha e não por pressão estética. 

E se você quer continuar se movimentando, não pode deixar que nada te atrapalhe, nem mesmo a continência urinária, e é por isso que é importante realizar o acompanhamento médico, pois a IU tem tratamento. E para te ajudar a ficar sequinha o dia todo, conte com a Bigfral, uma linha completa de absorventes, roupa íntima descartável e toalhas umedecidas para que você se sinta confortável e protegida durante todo o dia.

Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários
1
0
Por favor, comente.x

Entrar com e-mail e senha