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Exercícios fitness feminino


Exercícios fitness feminino

2 semanas atrás / 8 min de leitura

Seguir uma rotina de exercícios pode ser desafiador para muitas mulheres, afinal, nem sempre sobra tempo em meio a rotina exaustiva. Porém, praticar exercícios é fundamental para levar uma vida saudável, já que além de ajudar no controle do peso, eles também contribuem para a autoestima, saúde do coração, ajudam a prevenir dores etc.

Então, se você está em busca de exercícios fitness femininos para praticar sozinha ou entre amigas, você está no lugar certo. Ao decorrer desta leitura você aprenderá mais sobre quais os benefícios dos exercícios físicos, quais as opções disponíveis e como executá-los. 

Após essa leitura será impossível não querer montar a sua série de exercícios e contar com todos os benefícios que eles proporcionam para a saúde e bem-estar da mulher. Afinal, quem é que não quer ter um corpo saudável? Cuidar da saúde também é um ato de autocuidado, vamos juntas?

Quais os benefícios dos exercícios físicos?

Quais os benefícios dos exercícios físicos?

É muito comum vermos pessoas lotando as academias em busca do corpo perfeito, aquele igual das atrizes de novela, porém, é importante ter em mente que o corpo perfeito é aquele com o qual você se sente bem, que te tira um sorriso ao olhar para ele. A sociedade impõe alguns padrões e por mais difícil que possa ser não conseguir se encaixar a eles, é preciso primeiro entender a sua vontade e o que você quer para si.

Praticar exercícios físicos não tem a ver apenas com estética, vai muito além de querer a barriga chapada. A prática de se exercitar ajuda a combater uma série de doenças, além de te manter ativa, gerando mais disposição para realizar outras tarefas.  

Um outro benefício da atividade física é a melhora no humor e disposição, afinal, quando a nossa saúde vai bem, tudo parece fluir melhor. Mas não se preocupe, você logo entenderá do que estamos falando e comprovar que o exercício físico é uma das melhores formas de cuidar da saúde física e mental.

Confira abaixo os benefícios do exercício físico:

Fortalece o sistema cardiovascular

A prática regular de exercícios físicos auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares reduzindo a tensão arterial e o colesterol. As atividades mais indicadas para quem possui ou é propensa a contrair são: caminhada, corrida, natação e ciclismo.

Fortalece a memória

Ao praticar exercícios físicos o cérebro se torna capaz de se adaptar e criar novas conexões aumentando a capacidade de aprendizagem e memória. Além de acelerar a maturação das células-tronco, transformando-as em células adultas e funcionais. Os exercícios recomendados para quem pretende fortalecer a memória são: caminhada e corrida, pois estão totalmente ligadas ao hipocampo.

Combate doenças crônicas

Praticar atividade física regularmente deve ser a principal ferramenta de cuidado para portadores de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Os exercícios ajudam a melhorar a sensibilidade à insulina, a aptidão cardiovascular e ajuda a regular a pressão arterial e os níveis de gordura no sangue.

Melhora a saúde mental

A prática de exercícios físicos auxilia no aumento da produção e liberação de hormônios como a serotonina, dopamina e noradrenalina, que são essenciais para controlar o humor, o sono, o apetite e o ritmo cardíaco. Quando o corpo percebe a baixa desses neurotransmissores, podem resultar em ansiedade e depressão. Por isso, é importante mantê-los sempre controlados e se exercitar ajuda a elevar os níveis e evitar essas doenças.

Controle de peso corporal

Talvez esse seja o principal motivo pelo qual a maioria das pessoas recorrerem aos exercícios físicos, afinal existe uma pressão estética na sociedade para a busca do corpo perfeito, porém, o controle de peso é importante para prevenir doenças como: hipertensão, obesidade e diabetes. O exercício físico é recomendado para perder peso, pois acelera o metabolismo, ocasionando no gasto de energia e queima de calorias. Ou seja, quanto mais intenso for o exercício, maior será a queima de calorias.

Quais os melhores exercícios para as mulheres?

Exercícios fitness feminino

Muitas mulheres preferem praticar exercícios físicos em casa mesmo, com a rotina corrida, nem sempre sobra tempo para ir à academia. Por isso, uma boa dica é recorrer aos parques e praças, pois além de ter mais espaço, também possibilita o contato com a natureza. Local escolhido, hora de aprender um pouco mais sobre quais são os exercícios físicos mais indicados para mulheres.

Intervalo aeróbico

Exercícios aeróbicos são aqueles em que são realizados de forma contínua e que usa como principal fonte de energia o oxigênio. Já o treino intervalado é a prática de períodos seguidos de esforço com pausas pontuais e cronometradas para descanso. Ou seja, o intervalo aeróbico é a prática de exercícios contínuos e que trabalham os músculos com pausas para descanso.

Flexão

A flexão talvez seja o exercício mais conhecido por todos e o mais simples de fazer, pois não depende do auxílio de aparelhos. A flexão consiste em deitar de barriga para baixo e apoiar as suas mãos no chão na altura e largura dos ombros com as pernas esticadas e apenas a ponta dos pés tocando o chão. A movimentação é feita subindo e descendo o corpo e sem esquecer de respirar. A flexão ajuda a queimar caloria e a definir os músculos dos ombros e braços.

Agachamento em segunda posição

Os agachamentos são os mais indicados para quem busca definir pernas e bumbum, pois os movimentos são realizados utilizando o quadril. Para realizá-lo, basta posicionar as pernas na largura do quadril, mãos próximas com punhos cerrados e realizar movimentos subindo a agachando.

Stiff modificado

Esse exercício é indicado para quem deseja tonificar o glúteo, fortalecer o core e dar adeus para as dores na lombar. Para praticá-lo basta deixar os pés paralelos e pernas na direção do quadril, descer o tronco para frente flexionando o joelho direito e apoiando a mão esquerda no chão ao mesmo tempo que eleva a perna esquerda para trás. Conseguiu? Agora é só voltar para a posição inicial e repetir a série.

Prancha lateral isométrica

Ideal para prevenir os riscos de lesões, pois fortalece as articulações e ajuda a aumentar o equilíbrio entre o lado esquerdo e direito do corpo. Para realizá-lo, basta deitar no chão de lado em posição reta e apoiar o corpo sobre o cotovelo e elevar o outro braço em posição reta para cima.

Tríceps coice

É indicado para quem deseja braços com volume, ganho de força e massa muscular. Porém, não é indicado para quem possui alguma lesão nos braços, pois pode sentir dores  e agravar o quadro. 

Abdominal Reverso

Ao contrário do abdominal comum onde as pernas ficam paradas e levamos o tronco até elas, no exercício abdominal reverso o tronco fica parado e as pernas são erguidas em direção ao peito. Os seus benefícios são: ganho de força e resistência, estabilidade do corpo e diminui os riscos de lesões.

Prancha com extensão de braços

Para a realização deste exercício basta esticar o corpo no chão ou colchonete em posição reta e apoiá-lo sobre os braços esticados. A prancha ajuda a fortalecer os braços e trabalhar os músculos oblíquos. 

Ponte

A ponte é recomendada para quem tem o desejo de fortalecer a coluna, os músculos da perna e os glúteos. Para praticá-lo basta deitar em uma superfície reta e elevar a região da coluna e tórax, mantendo o pescoço reto sobre a superfície. 

Subida de banco

Este exercício é constituído em ficar frente ao banco, subir nele com uma perna, enquanto a outra se mantém firme no chão, dar impulso e subir no banco com uma perna enquanto a outra se mantém no ar. Este exercício serve para potencializar outros exercícios como os de quadríceps e glúteos

Exercícios físicos e incontinência urinária

Para quem sofre de incontinência urinária, fazer atividade física pode ser um desafio, mas não se você já conhece a linha BigFral Moviment. Desenvolvida especialmente para mulheres que não querem parar com a sua rotina de exercícios, ela conta com absorvente íntimo e roupas íntimas descartáveis que absorvem escapes de xixi proporcionando muito mais conforto e proteção enquanto você cuida da sua saúde.

Mas além de todas as atividades físicas que citamos, também há os exercícios específicos para tratar de alguma situação, como é o caso dos exercícios para incontinência urinária. Esses exercícios ajudam a fortalecer os músculos da região pélvica, que é responsável por liberar o xixi, quando esse músculo se encontra frágil, ocorre os tão indesejados escapes de urina.

Quais os benefícios?

Para pessoas acometidas pela incontinência urinária, praticar exercícios físicos voltados para a musculatura pélvica é essencial.  Como, por exemplo, o kegel, que são exercícios focados na região pélvica com o objetivo de fortalecer os músculos e controlar os escapes de urina contribuindo assim para o tratamento da incontinência urinária. Mas lembre-se de sempre consultar um médico que irá lhe indicar os melhores exercícios e tratamentos de acordo com o seu quadro.

A incontinência urinária não tem cura, mas tem tratamento, e é por isso que os exercícios físicos para incontinência urinária são tão importantes. Eles contribuem para o tratamento, possibilitando uma melhora ao quadro e para que as mulheres possam se sentir confiantes para seguir sua rotina sem se deixar abater.

E a BigFral está aqui para ajudar, oferecendo produtos de qualidade e desenvolvidos pensando na mulher moderna que muitas vezes passa o dia todo fora de casa e precisa se sentir segura, protegida e o melhor de tudo, sequinha.

Quais as melhores roupas íntimas?

Quais as melhores roupas íntimas?

Quando falamos de incontinência urinária, além do tratamento prescrito pelo médico, é importante contar com produtos de qualidade e que proporcionam proteção e bem-estar, como é o caso dos produtos da BigFral. 

Com uma linha completa de absorventes íntimos, roupas íntimas descartáveis e lenços umedecidos para todo o tipo de incontinência urinária, a BigFral conta com a exclusiva tecnologia Wetblok com rápida absorção, sistema anti-odor, barreira antivazamento e muito mais segurança para os seus movimentos, inclusive para a prática de exercícios físicos. Experimente a linha BigFral Moviment e comprove.

As calcinhas descartáveis são ideais para aqueles dias em que você passará muito tempo fora ou para levar em viagens, já que após o uso é só descartá-las. Já os lenços umedecidos são ótimos para ter sempre na bolsa, sabe aqueles dias em que você não sabe que horas voltará para casa? Ter os lenços da BigFral na bolsa vai te ajudar a se sentir mais segura e confortável. 

Sempre é hora para o primeiro passo

Para quem está acostumado com a rotina sedentária, despertar para uma vida mais saudável e incluir os exercícios físicos no dia a dia pode ser desafiador, mas após dar o primeiro passo tudo pode parecer mais fácil e prazeroso.

Conforme você conferiu neste artigo, a prática de exercícios físicos só traz benefícios para organismo, além do controle de peso, evita doenças crônicas, aumenta a autoestima e contribui para o humor. Já imaginou estar com a saúde em dia, pele bonita e com o astral lá em cima? Um sonho, né? Mas ele pode se tornar realidade e para isso você só precisa dedicar algumas horinhas da sua semana.

Se você não está acostumada a praticar exercícios físicos e não sabe por onde começar, não tem problema, aqui vai uma dica, é possível encontrar aplicativos de exercícios físicos que possuem vários módulos para que você possa ir se adaptando de acordo com a sua necessidade, disposição e tempo. 

Nos aplicativos você encontra treinos para iniciantes, exercícios de musculação para definir o corpo, treino feminino para emagrecer e muitos outros. Agora que você já sabe onde encontrar os exercícios, uma outra dúvida que pode surgir é como dividir o treino de segunda a sexta, e a resposta é bem simples, basta reservar um período em cada dia da semana, esse tempo pode ser de 30 minutos por dia.

Agora que você já sabe quais são os exercícios fitness feminino, como fazê-los e organizá-los, não tem mais desculpa para montar o seu treino e colocar tudo que você aprendeu aqui na prática. Mas lembre-se, em caso de dúvida é importante procurar por um auxílio profissional, que além de sanar as suas dúvidas, saberá indicar qual exercício é mais indicado para você.

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