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Como cuidar da sua saúde mental


Como cuidar da sua saúde mental

3 semanas atrás / 6 min de leitura

Cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física, e alguns hábitos diários podem ajudar a alcançar ou manter o bem-estar.

Trata-se de adotar uma atitude positiva e engajar-se em atividades que promovam a saúde mental. O fortalecimento dos recursos psicológicos pessoais, os próprios trunfos e pontos, ajudam a melhorar as situações críticas da vida.

Nos tópicos a seguir não falaremos de “curas milagrosas”, mas de algumas abordagens que podem contribuir para o bem-estar mental.

O que é saúde mental?

Saúde mental é se sentir bem com quem somos e o que estamos fazendo no mundo. Embora o termo “saúde mental” normalmente evoque pensamentos de doenças, como depressão, ansiedade e vício. Pesquisadores dizem que é mais importante pensar no bem-estar mental, em vez de apenas olhar para os sintomas, quando às vezes não está indo tão bem.

Qual a importância de cuidar da saúde mental?

Se autocuidar é algo muito pessoal e há inúmeras maneiras de fazer isso e cada um deve encontrar a melhor forma que funcione para si. Por sermos seres individuais com preferências e gostos distintos, conseguimos saber o que é o melhor e o que realmente faz bem para nós.

Estudos comprovam que exercícios são uma boa maneira de aliviar a tensão e contribuir com a saúde mental, além da física. Isso pode ser esporte, mas também apenas uma caminhada para respirar um pouco de ar fresco. É importante se mexer, sair, mudar de cenário.

A vida é um constante desequilíbrio e é preciso encontrar o seu próprio equilíbrio dentro dela. Fases ativas e fases de recuperação podem ser alternadas. Nos momentos de recuperação você pode ganhar alguma distância para rever o que tem funcionado e o que pode ser adaptado. Embora o sono seja muito importante, sair sozinho ou com amigos também pode ajudar a recuperar. Uma sexualidade realizada ou uma espiritualidade vivida inteligentemente também pode contribuir para o bem-estar psicológico.

Ser mentalmente saudável não significa ser feliz 24 horas por dia, 7 dias por semana. Mas significa viver uma vida emocionalmente equilibrada e ser capaz de lidar melhor com situações estressantes. E é essa a verdadeira importância de cuidar da saúde mental.

Saúde mental x emocional

Saúde mental e saúde emocional são conceitos similares e que estão ligados entre si. Apesar de usarmos ambos como sinônimos, eles têm abordagens diferentes e vamos explicar a seguir:

Saúde mental e saúde emocional são conceitos similares e que estão ligados entre si. Apesar de usarmos ambos como sinônimos, eles têm abordagens diferentes e vamos explicar a seguir:

Isso faz parte do amadurecimento de consciência e ajuda a aprender que uma situação ruim não pode determinar um dia inteiro ou uma vida. Então as situações ruins vão acontecer sim, estamos suscetíveis a isso a todo momento, no trabalho, vivendo em sociedade, família, relacionamentos etc. Mas um momento não pode definir uma forma de viver.

De uma forma mais simples, a saúde emocional equilibra as emoções que as pessoas enfrentam diariamente. É a prática de saber lidar com essas adversidades se autoconhecendo, contribuindo com a saúde mental, que tem relação com as reações químicas no organismo como doenças e transtornos, que é um dos principais pilares para se manter saudável.

Ou seja, ambas andam juntas e estão interligadas, por isso é importante a manutenção da saúde emocional, pois se ela está em desequilíbrio, acaba refletindo na saúde mental e em todo o corpo.

Dicas para cuidar da saúde mental

Em nossa sociedade, desempenho e perfeição vêm em primeiro lugar. No entanto, nós humanos não somos perfeitos e às vezes podemos nos sentir enfraquecidos. É normal nem sempre se sentir poderoso, feliz ou satisfeito.

É importante reservar um tempo para se conhecer melhor, seja por meio da leitura, conversando com familiares ou tendo um olhar profissional sobre suas próprias ações, isso pode ajudar a sua capacidade física e mental.

Separamos algumas dicas que podem contribuir para a manutenção e cuidado com a saúde mental:  

Estabeleça limites

Não se deixe levar pelo estresse, essa é a dica de ouro. Um guia prático quando se trata de reduzir emoções negativas, tomando medidas concretas em todas as áreas da vida.

Evite resolver conflitos e tente lidar com eles de forma construtiva garantindo um bom ambiente. Isso inclui companhias equilibradas em que exista química com seus valores e sentimentos.

Escolha as lutas que deseja defender e esteja alinhado com seu pensamento crítico. Não podemos brigar com o mundo e nem abraçar ele por completo. Então, deposite energia para os seus propósitos. Assim você estabelece um limite para sua vida do que julga ser certo ou errado e terá menos desgaste e melhor manutenção da saúde emocional.

Quando procurar ajuda profissional?

O autoconhecimento é essencial neste tópico. Nós, melhores do que ninguém, sabemos quando algo está saindo do controle. É normal que os eventos da vida sejam processados​ com emoções fortes, mas a saúde emocional serve para equilibrá-los, se ela não está bem, afeta diretamente a saúde mental. Quando isso ocorre, é preciso sair de cena e tentar enxergar a sua situação como coadjuvante para ter mais empatia por si.

Isso não é uma tarefa fácil, por esse motivo, é bom encorajar-se a ser gentil consigo. Se necessário, sinta-se à vontade para pedir apoio às pessoas ao seu redor ou a um especialista! Isso também é um ato de coragem e autocuidado.

Quais situações interferem na saúde mental?

O corpo e a mente estão interligados então quando falamos de cuidar da saúde mental, também estamos falando de cuidar do corpo de uma forma geral.

Vamos citar alguns itens que interferem na saúde como um todo e como agir sem excessos:

Alimentação

Um número crescente de pesquisas sugere que uma dieta equilibrada, rica em frutas e vegetais e pobre em alimentos processados, é importante para o bem-estar. Isso porque uma alimentação saudável afeta a formação de células cerebrais humanas, particularmente na parte do cérebro associada à regulação do humor.

Parece até uma daquelas informações para você deixar de consumir besteira, mas pesquisas recentes encontraram uma ligação entre maus hábitos alimentares e mau humor. Já uma alimentação rica em plantas e anti-inflamatória, por outro lado, pode ajudar a prevenir a depressão.

Hábitos saudáveis contribuem de forma positiva, mas não precisa ser uma atitude e mudança de rotina brusca, de forma forçada. Todo processo para melhora em nossas vidas precisa respeitar o seu tempo e espaço, para de fato ser uma escolha.

Trabalho

Esse item não poderia faltar, claro. Afinal, você só pode participar ativo e feliz na vida se você se sentir mentalmente apto. Trabalho e vida ativa de lazer são parâmetros importantes para levar uma vida feliz.

O cumprimento de prazos, excesso de tarefas, mudanças na rotina e ambiente estressante no meio profissional e escolar podem interferir na saúde mental. Então, lembramos do equilíbrio e de ter o controle de escolher como queremos viver.

Sedentarismo

A mente está ligada ao corpo. Movimento e esporte liberam substâncias mensageiras em nosso cérebro que nos fazem sentir bem. Eles melhoram nosso sono e ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade. A memória e a percepção melhoram. E isso também aumenta as chances de vivenciar eventos positivos na vida cotidiana.

Mas “ser ativo” não significa apenas correr e se exercitar: atividades que aumentam a frequência cardíaca – como jardinagem, limpeza completa ou ir de bicicleta para o trabalho – também são boas.

Não exija demais de você, aprendemos a andar dando um passo de cada vez.

Relacionamentos

O ser humano é um ser social que também se realiza por meio das relações com os outros. Alguns são mais dependentes de contatos sociais, outros menos. Para saúde mental é importante nutrir a relação com pessoas ao nosso redor, sejam eles, amigos, vizinhos ou a comunidade.

Às vezes você pode compartilhar alegrias e tristezas com os amigos. Deve-se buscar e se abrir para outros relacionamentos, mesmo que isso nem sempre seja fácil.

O fato de conversar com alguém ou ouvir alguém ajuda a organizar pensamentos e aliviar a tensão. Isso também cria uma certa leveza. Falar sobre suas preocupações abre novas perspectivas e pode trazer à luz novas soluções.

Escrever ou falar em voz alta sobre os sentimentos cotidianos também pode ajudar a se autoconhecer. Isso geralmente faz você se sentir aliviado, sem ser rotulado.

No entanto, você também pode conversar com especialistas sobre seus problemas, cujo trabalho inclui encontrar soluções junto com você. Pedir ajuda não é uma fraqueza, muito pelo contrário!

Menopausa e envelhecimento

A menopausa que geralmente ocorre por volta dos 50 anos, é desencadeada pela elevação da oferta de folículos nos ovários. A produção de hormônios sexuais femininos estrogênio e progesterona diminui e há várias mudanças físicas e psicológicas.

Essas alterações fazem parte do curso da vida de toda mulher, mas nem todas têm o mesmo sintomas. No entanto, como estamos falando de itens que podem interferir na saúde mental, a menopausa e o envelhecimento não poderiam faltar.

É uma nova fase da vida, com diversas alterações hormonais que afetam diretamente o humor. Durante esse período, os hormônios diminuem e causam efeitos colaterais no corpo e na mente feminina, como oscilações de humor.

Neste sentido, o acompanhamento médico é necessário, para cuidados relacionados à saúde e de certa forma, para manutenção da saúde emocional.

Seja ativo! A saúde mental precisa de movimento

Bigfral

Conseguir ter equilíbrio na saúde emocional é essencial para o bem-estar físico e mental e existem diversas formas de praticar no dia a dia que exemplificamos neste artigo, mas a dica de ouro para encerrar esse tema é “manter-se em fluxo”.

Quando esquecemos tudo ao nosso redor e ficamos completamente imersos em uma atividade, estamos em fluxo. Isso pode ser ao fazer música, cozinhar, fazer artesanato, praticar esportes, no trabalho ou em conversas. Não importa o que seja, garanta mais momentos de troca no seu dia a dia.

Cuide-se! Você deve ser a pessoa mais importante da sua vida!

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