Bom humor x Menopausa | Bigfral

Home  »  ComportamentoMulheresSaúde   »   Bom humor x Menopausa

Bom humor x Menopausa


Bom humor x Menopausa

1 ano atrás / 4 min de leitura

Muitas mulheres que estão perto de chegarem na menopausa se perguntam se é verdade que é difícil manter o bom humor nessa fase. De fato, essa época da vida da mulher é marcada por diversas mudanças, inclusive hormonais, que podem afetar o humor, principalmente no início.

Mas isso não quer dizer que as mulheres se tornam mal-humoradas para sempre após atingirem a menopausa. É perfeitamente possível manter a qualidade de vida durante essa fase da jornada de cada mulher, e isso inclui manter o bom humor e o otimismo em alta, mesmo com todas as mudanças.

A seguir, entenderemos o que é a menopausa, e como ela pode afetar o humor e o comportamento das mulheres, bem como seus tratamentos e dicas de como manter a qualidade de vida nessa fase. Afinal, a menopausa chega para todas as mulheres, então nada melhor do que se informar sobre esse assunto e aprender as formas de lidar melhor com ela.

A menopausa é uma das fases mais fundamentais da vida de uma mulher, mas infelizmente ainda é rodeada de muitas informações falsas, tabus e dúvidas, o que provoca em muitas mulheres receios e até ideias erradas sobre como é a menopausa.

O que é menopausa?

Essa época nada mais é do que a fase em que acontece a derradeira menstruação da vida da mulher, fato que finaliza sua fase reprodutiva, isto é, quando torna-se incapaz de engravidar. Ela costuma acontecer entre os 48 e os 51 anos de idade, porém é possível que venha antes ou mesmo mais tarde, em idades mais avançadas. Isso porque, ao contrário dos homens, que costumam ser férteis por toda ou boa parte da vida, as mulheres possuem uma quantidade de óvulos limitadas para gerar ao longo de sua vida.

Quando atingem a menopausa, é comum que as mulheres percebam alguns sintomas. O mais conhecido é o calor abrupto que parte das mulheres sentem, popularmente chamado de fogacho, e que pode preceder sensações de calafrios.

Contudo, há diversos sintomas relatados por mulheres na menopausa, como a queda da libido, a incontinência urinária, perda de massa dos ossos e a firmeza dos seios, dentre outros.

Com a vinda da menopausa, as mulheres também costumam se tornar mais propensas a alguns problemas de saúde, como a osteoporose, graças à perda de massa óssea. Doenças cardiovasculares também costumam se tornar mais comuns.

Por fim, um dos sintomas que podem causar mais receio às mulheres é a alteração do bom humor na menopausa.

Como a menopausa pode afetar o bom humor?

Infelizmente, é fato que a menopausa pode, sim, afetar o humor das mulheres, bem como provocar, ansiedade e melancolia. Principalmente entre as mulheres que já sofriam com esses problemas antes mesmo da menopausa. Em alguns casos mais raros e graves, a menopausa pode até levar à depressão e a outros problemas psiquiátricos.

Os responsáveis por toda essa mudança no bom humor na menopausa são as alterações hormonais características dessa época. Dois hormônios em particular costumam ter seus níveis reduzidos, o que provoca essas quedas no bom humor da mulher: estamos falando do estrogênio e da progesterona.

Quando chega a menopausa, os níveis desses dois hormônios costumam cair. O estrogênio é importantíssimo durante a fase reprodutiva da mulher, contribuindo para o desenvolvimento e a liberação mensal do óvulo, e também tornando mais espesso o revestimento do útero. Já a progesterona contribui para preparar o corpo da mulher para a gravidez.

Com o nível baixo desses dois hormônios, o humor da mulher costuma ser afetado, já que eles interagem com substâncias químicas presentes nos receptores do nosso cérebro, responsável por controlar o humor.

Como lidar com as mudanças de humor na menopausa?

Para mulheres que acabaram de atingir a menopausa, as alterações de humor podem trazer bastante preocupação no início, com a sensação de que não será possível voltar a ter um bom humor nesse período.

Mas felizmente isso é possível, sim! O primeiro passo é notar quando essa mudança no humor costuma ocorrer, quais são os fatores que a provocam. Tomando consciência de todos esses fatores, é hora de buscar mudanças no estilo de vida, e também de procurar um profissional que vai indicar algum tipo de tratamento adequado a cada mulher.

Terapia hormonal

Apesar de muita gente acreditar que sim, a menopausa não é uma doença, logo, não há um remédio específico para tratá-la. Entretanto, alguns tratamentos podem ajudar para que os sintomas dessa época da vida da mulher sejam atenuados, aumentando a qualidade de vida.

A reposição hormonal é um tratamento bastante utilizado entre mulheres durante a menopausa, repondo os hormônios cuja produção diminui nessa fase, como o estrogênio. Além disso, ter um estilo de vida saudável, com boa alimentação, fazer exercícios físicos e controlar os níveis de estresse também são de grande ajuda para qualidade de vida da mulher que atinge a menopausa.

Terapia não hormonal

A terapia hormonal costuma trazer ótimos resultados para mulheres durante a menopausa, principalmente em relação ao humor. Infelizmente, entretanto, esse tratamento pode ser contraindicado para alguns grupos, como pacientes com risco cardiovascular ou com histórico de câncer de mama, por exemplo.

Por isso, no caso dessas pacientes, os médicos costumam recomendar tratamentos alternativos e não hormonais. São terapias alternativas que geralmente trazem bons resultados nessa fase da vida, como a prática de exercícios físicos, terapia, ioga, etc.

Qual o papel do hormônio?

Os hormônios são substâncias químicas presentes produzidas pelo nosso corpo com diversas funções e diferentes níveis ao longo da vida. Como dito anteriormente, durante a menopausa, o estrogênio, um hormônio cujo papel é contribuir para a fase reprodutiva da mulher, tem seus níveis reduzidos durante a menopausa, sendo esse o grande fator responsável pela alteração do humor.

Bigfral: maior proteção na menopausa

A Bigfral é uma marca de produtos de alta qualidade que trazem conforto e segurança para mulheres com incontinência urinária, sintoma usual na menopausa. Pertencente ao grupo belga Ontex, a Bigfral traz tecnologia e praticidade, oferecendo comodidade para consumidores de todas as idades, com produtos como fraldas, toalhas, roupas íntimas e absorventes, todos ótimos parceiros de mulheres na menopausa. A linha Bigfral Moviment, com roupas íntimas e absorventes, proporcionam segurança para que as mulheres desfrutem melhor seu dia e se movimentem com confiança.

Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários
1
0
Por favor, comente.x

Entrar com e-mail e senha