Benefícios da roupa íntima no puerpério | Bigfral

Home  »  MulheresSaúde   »   Benefícios da roupa íntima no puerpério

Benefícios da roupa íntima no puerpério


Benefícios da roupa íntima no puerpério

6 meses atrás / 4 min de leitura

O puerpério, também conhecido como período pós-parto, envolve uma série de adaptações físicas e psicológicas – da cicatrização dos pontos de sutura à amamentação. Tendo sido o parto normal ou cesárea, a mulher precisará, em média, de 45 dias para se recuperar. Essa é uma fase muito sensível, em que a mãe precisa do máximo de conforto possível. O sangramento pós-parto e a maior probabilidade de incontinência urinária exigem o uso de uma roupa íntima adequada. Mas o que é melhor, usar absorvente, fralda ou roupa íntima descartável no pós-parto? Entenda neste artigo quais são os benefícios da roupa íntima no puerpério e qual é a melhor para usar após o parto.

O que é puerpério?

O puerpério é o período que compreende de seis a oito semanas após o parto, durante o qual o corpo da mulher passa por uma série de transformações físicas e emocionais. O puerpério se divide em três fases: do 1º ao 10º dia – puerpério imediato; do 10º ao 45º dia – puerpério tardio; além do 45º dia – puerpério remoto. 

A fase do puerpério imediato, nos primeiros dez dias após parto, pode ser considerada a mais difícil. Durante essa fase, o útero, que se expandiu significativamente durante a gestação, volta gradualmente ao seu tamanho normal por meio de contrações uterinas. As mulheres experimentam sintomas como dores abdominais, cansaço intenso, oscilações de humor – frequentemente crises de choro – e um sangramento vaginal denominado loquiação, decorrente do processo de cicatrização do útero. A mulher deve permanecer em repouso; no puerpério imediato o sangramento vaginal é mais intenso e as cólicas também. 

A incontinência urinária de esforço, geralmente temporária, é outro sintoma comum, pois o peso da barriga durante a gestação pode causar o enfraquecimento da musculatura pélvica.

Importância do conforto e suporte adequado durante esse período

Além do processo de recuperação física, a mulher precisa se adaptar à nova rotina com um bebê, o que frequentemente leva a períodos de privação de sono e dificuldades na amamentação – nem sempre ela acontece naturalmente. O parto tipo cesárea ou o parto normal com episiotomia (corte cirúrgico realizado na região do períneo para ampliar a área de passagem do bebê) exigem cuidados com a higienização dos pontos de sutura para evitar infecções. O uso das roupas íntimas descartáveis ou absorventes nessa fase serve para facilitar a higiene e garantir mais conforto para a mulher. 

Papel da roupa íntima na recuperação pós-parto

Usar uma roupa íntima descartável no pós-parto ajuda na higiene do sangramento natural do puerpério (a loquiação) e a lidar com os eventuais escapes de urina de uma incontinência urinária de esforço. Absorventes e fraldas também são alternativas, mas a roupa íntima descartável – aquela que veste como calcinha e é descartável como um absorvente – possui alguns benefícios a mais quando se trata de pós-parto.

Suporte e sustentação

A roupa íntima descartável é como uma calcinha de cintura mais alta, o que ajuda a dar suporte ao abdômen em recuperação após o parto normal ou cesárea. Nos primeiros dias após o parto, a barriga e a região pélvica tendem a ficar doloridas e inchadas. 

Contenção suave e modelagem

A flacidez do abdômen pós-parto também é perfeitamente natural. A roupa íntima descartável possui um elástico que se adapta suavemente ao corpo, sem apertar, mas proporcionando a contenção e modelagem do corpo. 

Facilitação da amamentação

A roupa íntima descartável no pós-parto ainda facilita e oferece mais conforto ao momento da amamentação. Você pode relaxar e se conectar com o seu bebê, sem se preocupar com eventuais escapes de urina. 

Facilitação da mobilidade

Sobretudo nos primeiros dez dias após o parto, não é recomendável que a mulher faça esforço físico intenso e por pelo menos 40 dias as relações sexuais são contraindicadas. As dores e o inchaço na região abdominal podem dificultar a mobilidade. A roupa íntima descartável contribui tanto para o repouso (evitando que a mulher vá muitas vezes ao banheiro ou tenha que lavar as roupas íntimas) quanto na mobilidade parcial (oferecendo sustentação ao abdômen e aos pontos de sutura). 

Como escolher a roupa íntima para o puerpério?

Veja quais são os principais pontos a se levar em consideração na hora de escolher a melhor roupa íntima descartável para o pós-parto. 

Respiráveis e hipoalergênicos

A higiene no pós-parto é um ponto crucial para evitar infecções, sobretudo quando se trata dos pontos de sutura do parto tipo cesárea. A roupa íntima descartável deve ser respirável, hipoalergênica e testada dermatologicamente para não causar irritações e alergias que possam abrir a porta para outros tipos de infecções, que são perigosas nessa fase de recuperação. 

Alta absorção

A capacidade de absorção é outro ponto importante a ser considerado. Às vezes, é só um escape leve de urina, mas a incontinência urinária no pós-parto também pode ser mais intensa, então vale a pena investir em produtos que te ofereçam segurança e alta absorção.

Proporciona discrição e praticidade

Em comparação com as fraldas, as roupas íntimas descartáveis oferecem mais discrição (pois se adaptam ao corpo como uma calcinha) e praticidade, já que você pode vestir e tirá-la de pé, normalmente, e descartá-la após o uso. 

A roupa íntima de qualidade pode aumentar o bem-estar emocional

O puerpério é uma fase extremamente sensível, de transformações, preocupações e adaptações. As crises de choro, incertezas e medos diante dos desafios de cuidar de um bebê recém-nascido são frequentes e, até certo ponto, naturais. Não é só o bebê que precisa de cuidados, a mãe também precisa ser amparada por sua rede de apoio. Tudo que possa facilitar esse processo de adaptação e oferecer mais conforto é bem-vindo. A roupa íntima descartável é capaz de fornecer uma sensação de segurança para que a mulher consiga relaxar na hora de amamentar ou mesmo de dormir (quando o bebê dá um descanso!), sem se preocupar com os escapes de urina ou com os sangramentos. 

Bigfral Moviment

Bigfral Moviment: a melhor roupa íntima descartável para usar no puerpério

A roupa íntima descartável Bigfral Moviment foi desenvolvida especialmente para mulheres, no estilo calcinha, e é ideal para a incontinência urinária moderada a intensa. Você pode utilizá-la para ter mais conforto e segurança ao lidar com os escapes de urina do puerpério. A cintura alta e o elástico macio se adaptam suavemente ao corpo, proporcionando sustentação à região abdominal sensibilizada pelo parto. Além de discreta, tem toque suave de algodão e absorve em segundos proporcionando uma pele 2x mais seca.

As toalhas umedecidas Bigfral também são excelentes aliadas para te ajudar na higiene durante o pós-parto. Elas têm uma fragrância suave e são dermatologicamente testadas. Conheça a linha completa de roupas íntimas descartáveis Bigfral, a marca líder em cuidados para a incontinência urinária. Bigfral: segura quando não dá pra segurar. 

Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários
1
0
Por favor, comente.x

Entrar com e-mail e senha