Incontinência Urinária de Urgência (Guia 2022) | Bigfral

Home  »  Saúde   »   Incontinência urinária de urgência

Incontinência urinária de urgência


Incontinência urinária de urgência

2 anos atrás / 6 min de leitura

A principal questão é entender e saber o que é, de fato, a incontinência urinária. A incontinência nada mais é do que a perda ou escape involuntário de urina. Ou seja, quando a pessoa não consegue segurar ou controlar a vontade.

Em outras palavras, é a perda do controle da bexiga, podendo variar entre leves fluxos até fluxos intensos. Há diversos tipos de incontinência urinária, e hoje iremos esclarecer sobre a incontinência de urgência, uma das mais “graves” e mais presentes na realidade das pessoas.

A incontinência pode afetar diretamente a qualidade de vida das pessoas, sendo mais comum em mulheres, pela mudança do assoalho pélvico, principalmente pela terceira idade. A Incontinência pode ser causada por um espirro, tosse, gargalhada entre outros fatores simples.

Confira a seguir, tudo sobre a incontinência urinária de urgência, o que é, como tratar, como ela afeta a vida de milhares de pessoas, exercícios físicos que auxiliam no tratamento e muito mais!

O que é incontinência urinária de urgência?

A incontinência urinária de urgência, também conhecida como “bexiga hiperativa”, é ocasionada quando o músculo da bexiga se contrai de forma involuntária, na fase de enchimento da bexiga. Ela recebe esse nome pois um dos principais sintomas é ser acompanhada por escapes de urina aleatórios e incontroláveis.

A incontinência de urgência é um distúrbio em que o paciente não tem  nenhuma quantidade de urina para eliminar, mas sente essa vontade tão forte, devido à atividade dos nervos ao redor da bexiga, que pode acabar causando o escape.

Como tratar a incontinência urinária de urgência?

Como tratar a incontinência urinária de urgência

O tratamento da incontinência urinária de urgência pode envolver uma série de diferentes abordagens como: reeducação da bexiga, exercícios pélvicos, cirurgia e algumas mudanças no estilo de vida, como mudar a alimentação e evitar bebidas alcoólicas. Confira a seguir mais detalhes sobre essas mudanças e tratamentos.

Reeducação da bexiga

Os exercícios de reeducação da bexiga são feitos com o principal objetivo do aumento da capacidade da bexiga de armazenar urina. O treino é essencial nesses casos, exercícios e fisioterapia.

Uso de medicação

As medicações para o tratamento da incontinência urinária é um passo importante e necessário para o tratamento. Todos os medicamentos devem ser indicados pelo seu médico de confiança e nunca use por conta. Os remédios mais indicados para o tratamento da incontinência são:

  • Imipramina: é um tipo de antidepressivo que diminui a contração da bexiga e aumentar a resistência da uretra;
  • Estrogênio: o uso do estrogênio pode regular a pressão de fechamento da uretra e controlar o fluxo sanguíneo diminuindo as chances de incontinência;
  • Duloxetina: antidepressivo que tem efeito sobre os nervos da uretra, diminuindo a frequência da incontinência.

Exercícios Pélvicos

Os exercícios pélvicos são muito indicados por serem excelentes formas de fortalecer os músculos do assoalho pélvico, melhorando também a função dos esfíncteres da uretra.

Sempre busque orientação profissional sobre tais exercícios e complemente com mudanças de hábitos.

Cirurgia

A cirurgia para incontinência urinária é um processo simples, mas delicado. Normalmente é feita a partir da colocação de uma cirúrgica conhecida como TVT (Tension Free Vaginal Tape) ou TOV (Tape and Trans Obturator Tape), esse procedimento também é conhecido como cirurgia de Sling, que é colocada sob a uretra para a apoiar, aumentando a capacidade para segurar o xixi.

A cirurgia de incontinência é indicada pelo médico a partir do fluxo  e da intensidade dos sintomas. É feita a partir de anestesia local ou subdural e tem 80% de chance de sucesso. A recuperação desse tipo de cirurgia é relativamente rápida, sem contratempos e praticamente indolor.

Estilo de vida

Diversos ensaios clínicos comprovaram que a mudança de estilo de vida e hábitos são eficazes e influenciam positivamente no tratamento da incontinência urinária.

Pessoas que abordam novos comportamentos durante (e após) o tratamento, garantem uma melhora significativa, de cinco vezes mais. Confira a seguir as mudanças que podem te ajudar no tratamento:

  • Parar de consumir bebidas alcoólicas;
  • Não fumar;
  • Evitar bebidas e frutas ácidas;
  • Beber muita água;
  • Fazer exercícios físicos.

Quais as causas da incontinência urinária de urgência?

As causas da incontinência urinária de urgência podem variar, já que os sintomas são diversos. Confira a seguir as principais causas desse tipo específico de incontinência:

  • Inflamação na região;
  • Infecção da bexiga ou do canal urinário;
  • Obstrução da bexiga;
  • Pedras na bexiga.

Melhores exercícios para incontinência urinária

Os exercícios são de extrema importância para o tratamento da incontinência urinária, fazendo diferença positiva na melhora dos sintomas.

Os melhores exercícios são aqueles em que o médico te indica, pois ele sabe seu caso e suas necessidades. Mas há exercícios universais que foram comprovados são ideais para ajudar a tratar e aliviar os sintomas da incontinência urinária. 

Confira a seguir os dois mais conhecidos:

Exercícios de Kegel

O exercício mais indicado pelos especialistas para tratar a incontinência urinária, são os exercícios de Kegel, são muitos conhecidos , já que obtém melhorias nos sintomas ou mesmo na cura da condição. Confira o passo a passo:

Esvazie a bexiga completamente, deite em uma superfície plana de barriga para cima. Faça contrações 10 vezes seguidas, descanse por 5 segundos e repita o processo por mais 9 vezes. 

Com o passar do tempo, e o processo se tornando fácil e costumeiro, adicione uma bola entre as pernas ou faixas elásticas.

Ginástica hipopressiva

A ginástica hipopressiva é a segunda colocada em indicações pelos médicos, o processo do exercício leva mais cuidado, é recomendado que o paciente comece a ginástica de forma mais calma, prestando atenção em como realizar os movimentos. 

O ideal é começar a série deitada, após isso sentada e ir aos poucos inclinando para frente, assim você se sentirá mais confiante.

Veja como fazer a ginástica hipopressiva:

  • Inspirar e depois soltar o ar completamente, assim o abdômen começará a contrair sozinho e, após isso ‘encolha a barriga’, sugando os músculos abdominais para dentro, como se quisesse encostar o umbigo nas costas;
  • Deve-se manter esta contração durante 10 a 20 segundos inicialmente e com o passar do tempo, ir aumentando o tempo aos poucos, permanecendo o maior tempo possível sem respirar;
  • Após a pausa, encha os pulmões de ar e relaxe completamente, voltando à respiração normal.

Melhores produtos para incontinência urinária de urgência?

Melhores produtos para incontinência urinária de urgência

Para um melhor tratamento da incontinência urinária a combinação com os melhores produtos são indispensáveis, pois, além de trazer conforto e segurança, podem ajudar positivamente no tratamento.

A Bigfral Moviment é a primeira no mercado com os melhores produtos para incontinência urinária, a alta qualidade e satisfação dos clientes é o principal pilar da marca feito para todas as idades e todos os fluxos. A Bigfral Moviment busca sempre se aprimorar e oferecer o melhor em conforto, segurança e discrição para que as mulheres possam seguir com a sua rotina.

São produtos feitos para um dia a dia simples e sem contratempos. Confira a seguir as roupas íntimas e absorventes da marca.

Roupas íntimas

As roupas íntimas são ideais para pessoas com incontinência, cada peça é feita visando um nível de fluxo e intensidade, atendendo todas as pessoas. A tecnologia das peças são Wet Block, garantindo mais segurança e conforto, além da tecnologia anti odor, neutralizando odores e trazendo a sensação de frescor na pele.

Roupas íntimas femininas
Absorventes moviment

Absorventes

Os absorventes da marca também são feitos com a tecnologia Wet Block,  que absorve o líquido rapidamente, evitando a umidade na pele, a tecnologia anti odor, neutralizando o odor e trazendo a sensação de frescor na região e por fim, as barreiras antivazamento, para uma maior segurança. A peça é completamente discreta, focando no bem estar do paciente.

Confira também nosso artigo: Tipos de incontinência urinária

Tratando a incontinência urinária de urgência com a Bigfral Moviment

A incontinência pode ser tratada com o acompanhamento médico, mudanças de hábitos, exercícios físicos e produtos adequados. A Bigfral Moviment é a melhor em produtos para esse fim. A marca está no mercado com os melhores preços, qualidade e sabe, de fato, qual é a necessidade das suas consumidoras.

Seguindo todos os passos do tratamento com os melhores produtos,  o tratamento dessa condição será mais adequado e satisfatório!

Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários
1
0
Por favor, comente.x

Entrar com e-mail e senha