Tipos de pilates | Bigfral

Home  »  Esportistas   »   Tipos de pilates

Tipos de pilates


Tipos de pilates

1 ano atrás / 5 min de leitura

Primeiramente, precisamos entender como surgiu o pilates, para assim, saber suas diferentes modalidades. Ele foi criado pelo também criador do método de controladoria Joseph Hubertus Pilates em 9 de dezembro de 1883, na Alemanha (na época ainda chamada de Prússia).

O próximo passo é saber as principais informações sobre o Pilates, confira a seguir o que é a modalidade, quais são seus principais tipos, benefícios e muito mais!

O que é pilates?

A pergunta que não quer calar: O que é, de fato, o pilates? Nada mais é do que um conjunto de exercícios que são realizados no solo ou em equipamentos exclusivos. O principal objetivo do método é manter um controle e conexão entre corpo e mente, devolvendo e restaurando a saúde de indivíduos patológicos, além disso, promove o aumento da qualidade de vida para as pessoas.

Todos os exercícios do Pilates tem como meta fortalecer a musculatura profunda do abdômen de forma estabilizadora, também promover mobilidade para as articulações, reeducar movimentos, manter consciência corporal, melhorar a postura, alongar e tonificar diversos músculos do corpo.

O pilates tem como objetivo principal tornar o corpo mais saudável!

Quais são os tipos de Pilates?

Durante décadas as mudanças foram propostas para o método original de pilates, ainda hoje eles continuam conquistando adeptos em todo o mundo, principalmente no Brasil. No Pilates, existem diferentes tipos e cada um tem suas particularidades. Saber sobre cada uma das modalidades é uma ótima forma de entender qual se encaixa melhor às suas necessidades e rotina. Portanto, não perca tempo e comece a praticar agora mesmo!

Existem duas variações possíveis da prática de pilates: Mat pilates e studio pilates, a primeira pode ser feita em qualquer lugar, inclusive em casa, com a ajuda de materiais como: halteres, elásticos, bolas e etc. Já a segunda categoria, como o próprio nome indica, é feita em estúdios com aparelhos dedicados especialmente à prática.

Por décadas surgiram variações e adaptações do método clássico que continua conquistando pessoas ao redor do mundo, conheça os principais tipos de pilates e saiba qual deles combina mais com você.

Original

Quando Joseph Pilates criou a modalidade, foi chamada de Contrologia. A ação surgiu pelo conjunto de técnicas de respiração e movimentos derivados de outras modalidades, como o Yoga, a ginástica e até as artes marciais.

No pilates original, os exercícios são executados de acordo com os níveis do praticante, seja iniciante, intermediário ou avançado, o que torna a atividade acessível para todos os perfis que tenham como objetivo melhorar a qualidade de vida.

Contemporâneo

Com a crescente fama do pilates, algumas derivações surgiram, entre elas, o estilo contemporâneo. Os praticantes desta modalidade não se limitam apenas ao aparelhos clássicos, assim, incrementam as práticas com novos materiais. Apesar disso, os princípios como consciência corporal, respiração correta e postura adequada se mantêm e são aprimoradas com novos utensílios.

Além disso, a execução dos movimentos e exercícios são mais flexíveis, ou seja, o praticante não precisa seguir determinada sequência de forma rigorosa, podendo adequá-la à sua rotina pessoal. Esse método permite que o aluno pratique pilates da forma que achar melhor e onde for mais conveniente.

Funcional

Uma das principais características dessa variação é a combinação entre exercícios ritmados e frequentes, que tem como objetivo aumentar a frequência cardíaca, considerado também um treino aeróbico bastante eficiente.

O método funcional também faz uso da agilidade do praticante para a execução cada vez mais rápida, sem perder equilíbrio e a postura durante a prática. Essa é uma modalidade que busca o estímulo constante sem perder a fluidez e naturalidade dos movimentos. 

Uma das principais características do pilates funcional é a compreensão de que cada praticante tem suas necessidades individuais, seu perfil específico e capacidades próprias. Por isso, as sequências são personalizadas para cada caso.

Pilates Aéreo

Essa variação é uma das mais compartilhadas por meio de fotos e vídeos, pois há uma bela execução de movimentos. Neste método, usa-se o balanço, o praticante fica suspenso total ou parcialmente e aprimora seu equilíbrio.

Por causa do nível de força e esforço envolvidos durante a aula, o pilates aéreo é uma das principais variações buscadas pelas aquelas pessoas que querem definir o corpo.

Power Pilates

Essa versão é a mais indicada para aqueles praticantes que buscam queimar calorias e se exercitar de forma mais intensa e enérgica. Uma das principais características desse tipo são a falta de descanso entre os exercícios e a flexibilidade de poder praticá-lo em qualquer lugar, inclusive em casa. 

Nesta modalidade também há diversos benefícios adquiridos como aumento da flexibilidade, força e consciência corporal, além de garantir mais condicionamento físico e melhora na respiração.

Neopilates

Esse tipo de pilates foi criado no Brasil, por Amanda Braz, e é considerada uma das variações mais desafiadoras do método. Isso porque a modalidade tem como principal objetivo queimar calorias por meio de movimentos intensos que mesclam a força muscular, o equilíbrio do corpo e a flexibilidade.

Além de ser uma variação focada nos benefícios emocionais e mentais da prática, ela busca melhorar o condicionamento físico.

Qual o melhor tipo de Pilates?

Como citado nos tópicos anteriores, há diversas modalidades de pilates, e para saber qual o melhor tipo, é preciso entender sua real necessidade. Cada método trabalha uma questão a fundo, como flexibilidade, musculatura, respiração e bem-estar. Defina seu principal objetivo e assim você encontrará o tipo de pilates adequado para você.

Quais os benefícios do pilates?

Pessoas realizando pilates em pé com tecido.

O benefício do pilates são diversos, ele melhora a flexibilidade, ajuda a aliviar dores nas costas, aumenta a densidade óssea e a frequência cardíaca, e a outros diversos benefícios, confira:

  • Densidade óssea: os exercícios presentes na modalidade envolve os músculos, puxando o osso para criar tensão, o que os fortalece. No pilates, estes exercícios são comuns, quando praticado com o auxílio de bandas de resistência e aparelhos específicos;
  • Perda de peso: com prática regular, o pilates auxilia na perda de peso e no ganho de massa muscular;
  • Flexibilidade: com a pratica, sua flexibilidade aumenta, assim como a mobilidade das articulações, diminuindo a probabilidade de lesões;
  • Melhora a postura: o pilates pode ajudar a reverter os efeitos dos maus hábitos, criando uma melhor simetria e equilíbrio muscular;
  • Boa disposição: a respiração e a circulação sanguínea são melhoradas, desta forma, a vitalidade aumenta, bem como a sensação de boa disposição;
  • Reduz o Stress: a respiração praticada em pilates ajuda-o a reduzir os níveis de stress.

E os pontos negativos?

Os pontos negativos geralmente estão relacionados ao erro de execução entre os movimentos, podendo causar dores e desconfortos:

  • Dores na coluna lombar;
  • Dores no quadril;
  • Escoliose;
  • Perda da eficiência do exercício;
  • Pubalgia.

Entre outros problemas, para evitar isso, se atente a sempre realizar o pilates com algum profissional que possa te orientar da melhor forma!

Pilates pode ser sua alternativa!

Quer melhorar sua qualidade de vida, movimentar seu corpo, mas não gosta dos métodos tradicionais (academia, corrida)? O pilates é uma boa pedida para você! Encontrando o método adequado que atenda suas necessidades, você pode conquistar diversos resultados, em uma modalidade mais prazerosa, não perca tempo e encontre o tipo perfeito de pilates para você, e pratique!

Além disso, o Pilates é uma ótima alternativa para se manter bem durante a maturidade, pois proporciona um amadurecimento com qualidade de vida. Assim como os exercícios, a Bigfral irá garantir o melhor para você com uma linha completa de absorventes íntimos e toalhas umedecidas, para você se sentir segura e protegida durante todo o dia, inclusive durante a prática de atividades físicas.

Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários
1
0
Por favor, comente.x

Entrar com e-mail e senha