Menstruação Desregulada (Guia da Mulher) | Bigfral

Home  »  Mulheres   »   Menstruação desregulada

Menstruação desregulada


Menstruação desregulada

3 semanas atrás / 8 min de leitura

Se tem uma coisa que tira o sossego de muitas mulheres é a menstruação desregulada. Imagina você estar com viagem marcada, ou pior, no meio dela e ser surpreendida pelo início do seu ciclo menstrual?  Ou então estar com tudo certo achando que vai menstruar e ela simplesmente não acontece. Ninguém merece, né? Existem muitos motivos que podem colaborar para uma menstruação desregulada, desde alimentação, até fatores relacionados à saúde e neste artigo você irá conferir em quais casos isso pode acontecer e quais os motivos.

Embora seja comum para muitas mulheres lidar com a menstruação desregulada, é necessário procurar um médico ginecologista sempre que perceber algo incomum. Afinal, a menstruação representa parte da saúde da mulher e nem sempre o atraso dela significa gravidez, por mais que esse seja o primeiro pensamento que venha à mente quando o assunto é atraso na menstruação, por isso, é bom ficar de olho.

O que é considerado menstruação irregular?

Não existe uma regra quando o assunto é menstruação, afinal, cada corpo possui suas características. Porém, é considerado comum um ciclo menstrual de até sete dias, com fluxos de leve a moderado. Em alguns casos o ciclo inicia mais intenso e vai diminuindo.

Deste modo, é considerado uma menstruação irregular aquela que não tem uma data prevista para acontecer e que pode sofrer alterações ao decorrer dela. Por exemplo, algumas mulheres fazem a famosa tabelinha e sabem exatamente o dia que ficará menstruada, caso saia desse cronograma é considerado um ciclo irregular.

Outro ponto a ser considerado é quando a menstruação pára e volta, esse também é um sinal de ciclo irregular. Ou seja, qualquer alteração que fuja do habitual é considerada uma menstruação desregulada. E se você quer entender melhor o que pode ocasionar a alteração do ciclo menstrual, está no lugar certo, pois iremos abordar as principais causas.

Quais as principais causas da menstruação desregulada?

Menstruação desregulada

Quando falamos sobre esse assunto, a primeira coisa que vem à cabeça é que menstruação irregular pode ser gravidez, porém, isso não passa de um grande equívoco. Muitas podem ser as causas da menstruação irregular, por isso, sempre que perceber qualquer tipo de alteração, um médico deve ser consultado para a realização de exames e melhor acompanhamento do caso.

E para que você entenda melhor as possíveis causas, separamos alguns motivos que podem influenciar para uma menstruação irregular. Mas lembrando, não estamos descartando a possibilidade de gravidez, mas apenas alertando que essa não é a principal causa. O corpo da mulher é composto por diversos hormônios e para que tudo ocorra da forma correta, é preciso ter a quantidade certa de cada um, assim garantimos o bom funcionamento. 

Início ou fim da vida reprodutiva

Um dos primeiros sinais que faz com ela a mulher perceba que chegou na menopausa é o ciclo menstrual irregular. Algumas relatam ficar um período sem menstruar, e na sequência ser surpreendida com a menstruação novamente. Por isso, caso você esteja próxima da menopausa, é comum ter a menstruação irregular, pois a falta dela indica o fim da vida reprodutiva, ou seja, que a mulher não produzirá mais óvulos. Essa é exatamente a função na menopausa, indicar o fim da vida reprodutiva das mulheres e a ausência da menstruação é um dos sintomas. Por isso, se você está entre os 45 e 55 anos, essa pode ser uma possível causa.

Mudanças na pílula anticoncepcional

A pílula anticoncepcional é uma grande aliada não apenas para evitar gravidez, como também para regular o ciclo menstrual. Porém, a alteração deste método pode ocasionar mudanças na menstruação, já que normalmente ela ocorre dias após a mulher parar com o medicamento. 

Caso você esteja passando por essa mudança e notou uma alteração no seu ciclo, esse pode ser um fator, mas lembre-se, a troca da pílula anticoncepcional deve ser feita sob prescrição e acompanhamento médico a fim de evitar efeitos colaterais. 

A pílula anticoncepcional é composta por hormônios cuja função é barrar a produção dos óvulos, o que pode acarretar também na alteração do ciclo. Um outro fator é o uso contínuo das pílulas, que algumas mulheres acabam optando para não passar pelo período menstrual.

Uso de contraceptivos hormonais

Mulheres que fazem o uso de contraceptivos hormonais costumam notar alteração em seu ciclo menstrual, afinal, eles influenciam diretamente na menstruação. É comum que isso ocorra nos primeiros meses, pois o corpo passa por um período de adaptação, porém é preciso acompanhar e verificar se existem outros sintomas e qual tem sido a frequência dessa irregularidade. Alguns contraceptivos hormonais são:

  • DIU
  • Anel Vaginal
  • Pílula Oral
  • Anticoncepcional Injetável
  • Anticoncepcional adesivo

Caso faça uso de algum desses contraceptivos hormonais e tenha notado alteração no ciclo menstrual, é importante acompanhar e caso persista, um médico deve ser consultado para avaliar a paciente e se for o caso, indicar outro contraceptivo. 

Gravidez e amamentação

A gravidez é marcada, principalmente, pela ausência da menstruação, esse é um dos primeiros sinais que fazem com que a mulher procure por um teste de gravidez. Porém, essa não é uma regra, há mulheres que menstruam durante o período gestacional. Outro ponto que também deve ser considerado quando falamos de menstruação desregulada é o ato de amamentar. 

Ao praticar o aleitamento materno a mulher libera um hormônio chamado prolactina que inibe a ovulação e, consequentemente, a menstruação. Porém, fica o alerta: a ausência da menstruação nesse período não indica infertilidade, por isso, se uma nova gravidez não estiver nos seus planos nesse momento, é importante contar com métodos contraceptivos.

Estresse

Excesso de estresse e irritação podem ocasionar na menstruação desregulada e isso não é coincidência. Após passar por situações de estresse uma região do cérebro chamada de eixo hipotálamo-hipófise, onde é produzido uma série de hormônios, como o folículo estimulante, também conhecido como FSH que está diretamente ligado a ovulação, ocasionando assim no atraso do ciclo menstrual. Por isso é tão importante manter o controle emocional e cuidar da saúde mental, pois pode afetar outras partes do corpo.

Exercício físico em excesso

Praticar exercícios físicos em excesso, como também em caso de atletas, podem interferir no ciclo menstrual da mulher e até causar infertilidade. Isso acontece porque ao praticar atividades físicas constantemente o corpo também libera prolactina, que como vimos anteriormente, é prejudicial para a liberação dos óvulos e acarreta na diminuição ou perda total da menstruação. Por isso, o indicado é praticar exercícios de forma moderada, e no caso das atletas, recorrer a ajuda de um médico para reverter esse quadro, a reposição hormonal pode ser uma saída.

Doenças hormonais

As doenças hormonais podem afetar diretamente o cérebro e a região responsável pelos hormônios, no entanto as mais comuns são: hipertireoidismo, que é o excesso de hormônios da tireoide; hipercortisolismo que é o excesso de cortisol e a hiperinsulinismo, que é o excesso de insulina. 

Essas doenças podem ser a causa da menstruação irregular, mas lembre-se de sempre recorrer a um médico para um diagnóstico preciso e indicação do tratamento correto para reversão do caso.

Transtornos alimentares

Transtornos alimentares podem levar o organismo a desnutrição, ocasionando assim na baixa taxa de hormônios no corpo, como é o caso na anorexia e bulimia. Isso ocorre devido o sangue ficar sem gordura e zerar a produção do FSH, que impede a mulher de gerar os óvulos, já que esse hormônio é responsável por regular o ovário. Por isso é importante ter uma dieta balanceada e rica em nutrientes, no caso de dietas, é indicado o acompanhamento de um profissional que irá montar um cardápio de acordo com as necessidades do organismo.

Doenças ginecológicas 

Essas são as principais causas que resultam em ciclos menstruais irregulares, por estarem diretamente ligadas ao útero. Doenças como endometriose, tumores e cistos podem causar ciclos menstruais intensos e até sangramentos inesperados. Por isso, é importante realizar as consultas de rotina, exames como Papanicolau e ultrassom transvaginal para que haja um acompanhamento e identificação desses casos e o tratamento possa ser iniciado o quanto antes.

Efeito colateral de medicamentos

O uso de medicamentos deve ser sempre recomendado por um especialista, pois ele será capaz de avaliar os efeitos colaterais que ele pode causar no organismo do paciente. Como é o caso de antidepressivos, anabolizantes, anti-hipertensivos, remédios para emagrecer e esteróides, eles podem acarretar no atraso da menstruação. Assim como medicamentos que possuem alto índice de corticoide e até a bombinha para asma. Por isso, antes de ingerir esses medicamentos, fique atenta a bula e caso perceba alteração no ciclo menstrual, relate para a sua ginecologista. 

Menstruação irregular pode atrasar quantos dias?

Não há uma previsão certa de quantos dias a menstruação pode atrasar, porém, a média é que atrase até 10 dias. Há casos de mulheres que passam por um período maior, podendo ficar até meses sem menstruar, porém cada caso deve ser analisado com muita cautela. Para que você possa acompanhar, um ciclo menstrual regular pode variar entre 21 e 35 dias, já o ciclo irregular pode acontecer entre 21 e 45 dias. 

Para se ter uma noção de qual é o período do seu ciclo, vale considerar os últimos três meses e analisar de quantos dias foi o seu ciclo, a partir daí você descobrirá se ele é regular ou irregular para tomar as medidas cabíveis.

Como regular o ciclo menstrual?

Como podemos analisar ao decorrer deste artigo, o ciclo menstrual está ligado a uma série de fatores, mas, principalmente, pelos níveis de hormônio que há no organismo da mulher. É preciso que eles estejam controlados para que tudo ocorra de forma natural, há meses em que as mulheres passam por situações diferentes, o que afeta o seu humor e suas emoções e isso pode influenciar diretamente no seu ciclo menstrual.

Deste modo, a única forma de ter uma menstruação regular é fazer o uso de métodos contraceptivos, pois com eles se terá um maior controle de quando ficará menstruada e se preparar para isso. Esse método vale para quem gosta de ter tudo sob controle, mas lembre-se, é importante consultar sua ginecologista para que ela indique qual o melhor para o seu organismo.

Nem sempre um ciclo irregular é sinal de anomalia, o corpo da mulher está em constante transformação e é natural que as coisas não ocorram sempre iguais, afinal, não somos as mesmas nos doze meses do ano. A menstruação é uma oportunidade de florescer todo mês, nos mostra que tudo tem um início, meio e fim, a partir disso cabe a nós aprender essa lição e tirar maior proveito disso.

Fique atenta aos sinais

Roupas íntimas descartável Bigfral

Ao decorrer deste artigo, você conferiu os possíveis motivos que podem ocasionar na menstruação irregular, não há uma regra, pois cada corpo reage de uma forma, porém são situações que podem estar presentes no seu dia a dia e resultar em um ciclo irregular. 

Aos perceber qualquer alteração no seu ciclo menstrual, é importante procurar ajuda médica. Alguns sinais de menstruação irregular são: menstruar 2 vezes ao mês, menstruação atrasada, fluxo intenso, menstruação prolongada, passar meses sem menstruar etc. Ao perceber alguns desses sinais ou algo que não tenha acontecido antes e que cause desconforto, é bom ficar alerta.

Assim como a menstruação irregular causa desconforto nas mulheres, a incontinência urinária também pode causar preocupação, a boa notícia é que ambas as situações possuem tratamento para que você não deixe de aproveitar o melhor que a vida tem para oferecer. 

E por falar em aproveitar, a BigFral pensa em tudo isso, é por isso que ela conta com a linha BigFral Moviment, que é composta por roupas íntimas descartáveis, absorventes e lenços umedecidos, tudo isso para você se sentir segura, protegida e confortável. Só a BigFral conta com a exclusiva tecnologia Wetblok que proporciona máxima absorção e uma pele 2x mais seca.

Não deixe de aproveitar os seus melhores momentos, os escapes de xixi são mais comuns do que você pode imaginar e a BigFral está aqui para te ajudar a passar por essa situação com leveza e conforto. Acesse o nosso site e confira a nossa linha completa

Se inscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários
0
Por favor, comente.x
()
x