Como se preparar para o puerpério | Bigfral

Home  »  Mulheres   »   Como se preparar para o puerpério

Como se preparar para o puerpério


Como se preparar para o puerpério

9 meses atrás / 4 min de leitura

Se você está passando por uma gestação, já deve ter ouvido falar dos desafios do puerpério ou período pós-parto. Hoje, com muito mais informação e vozes femininas compartilhando sobre a maternidade real, este pode ser um momento até um pouco temido pelas mulheres. Essas informações e relatos, no entanto, são preciosos para que a mulher (e a família) possam encarar as dificuldades dessa fase sem romantizações. 

Não é preciso se fixar nem numa perspectiva catastrófica, nem idealizada do pós-parto. É possível se preparar para tornar o puerpério mais leve, com conhecimento e consciência. Entenda o que esperar desse período e veja algumas estratégias de preparação. 

O que é puerpério?

O puerpério é o período de recuperação física e emocional da mãe após o parto. Dura em média seis semanas, mas o puerpério emocional, marcado por intensas mudanças de humor e transformações psicológicas, pode continuar além dos 45 dias de praxe. As fases do puerpério são três: do 1º ao 10º dia – puerpério imediato; do 10º ao 45º dia – puerpério tardio; além do 45º dia – puerpério remoto. 

Os sintomas físicos mais intensos geralmente se localizam na primeira fase. A mulher tem um sangramento, denominado loquiação, decorrente da cicatrização do útero. Cólicas e escapes de urina também são bastante comuns — a musculatura pélvica fica enfraquecida, devido à pressão exercida pelo peso da barriga, levando, em alguns casos, à incontinência urinária temporária. 

A importância de se preparar para o puerpério

O puerpério é uma fase de alta sensibilidade e, muitas vezes, de sobrecarga e exaustão com as novas responsabilidades que um recém-nascido impõe. A amamentação, um momento muito idealizado, nem sempre flui naturalmente. As angústias de assumir um novo papel no mundo podem tirar o sono. O corpo em intenso processo de transformação e o cansaço extremo completam o cenário. Por isso, é preciso se preparar, física e emocionalmente, com estratégias práticas e psicológicas. 

Estratégias de preparação

Com o objetivo de se preparar para o puerpério, a mulher deve adotar um conjunto de estratégias complementares: informação, construção de vínculos seguros e organização material da casa e da vida, como um todo. Entenda melhor o que isso significa. 

Educação pré-natal

Procure se informar durante a gestação sobre as mudanças no corpo e na mente que costumam acontecer no pós-parto. Consuma conteúdo de outras mães na Internet e de profissionais qualificados na área de saúde. Livros, filmes, podcasts também vão te ajudar a se preparar. Lembre-se, é impossível estar totalmente pronta: as condições de cada puerpério serão únicas para cada mulher, mas você pode evitar alguns tropeços se nutrindo da sabedoria de outras mulheres que passaram pela experiência e de especialistas na área. 

Rede de apoio e suporte

Embora seja uma realidade imposta a muitas mulheres, passar o puerpério sozinha não é uma boa estratégia. Se você não tem um parceiro presente – e também se tiver, porque um casal não dá conta de tudo – busque criar uma rede de apoio contando com amigos e familiares. Bancar a super-heroína e tentar cuidar sozinha de um recém-nascido não vai ser bom nem para você, nem para o seu filho. Peça ajuda e procure estruturar essa rede antes do bebê nascer. Vínculos seguros vão te auxiliar a se regular emocionalmente e se acalmar nos momentos de desequilíbrio naturais do puerpério. 

Organização do ambiente doméstico

Se preparar para o puerpério também envolve algumas questões bem práticas, como a organização da casa. No turbilhão emocional do pós-parto, cuidando de um recém-nascido, o estresse com as obrigações domésticas pode colocar mais água na fervura. Divida bem as tarefas desde antes, de modo que todos tenham clareza das suas responsabilidades. Quando for chegando a hora do parto, procure planejar a comida necessária para a primeira semana em casa ou já combinar a ajuda de alguém próximo com as tarefas essenciais. Além do enxoval do bebê, organize o que você precisar para seu autocuidado, como os absorventes e fraldas para o sangramento e os escapes do pós-parto.  

Preparação emocional

Converse com as pessoas mais próximas, principalmente mulheres, sobre as angústias, medos e desejos que você alimenta em relação à maternidade. O sentimento de isolamento emocional, ainda que você tenha um parceiro, contribui para disfunções psicológicas no pós-parto. Se sentir necessidade, busque apoio terapêutico profissional. Ter uma escuta qualificada para as grandes questões que surgem com a chegada de um filho pode contribuir para a saúde integral de toda família.

Discussão com o médico sobre cuidados específicos necessários após o parto

Conte sempre com um acompanhamento médico antes e após o parto para realizar os exames necessários e te orientar sobre eventuais cuidados específicos do puerpério. Essas orientações abrangem uma variedade de aspectos, incluindo cuidados com a higiene, amamentação, exercícios pós-parto, gerenciamento da dor, controle de peso, saúde emocional e contracepção. No puerpério, uma mãe precisa da combinação entre atenção médica qualificada e amparo emocional.  

Puerpério: preparando-se para uma grande transição

O puerpério é, sobretudo, um intenso processo de transição: da gestante para a mãe. Principalmente em se tratando da primeira gravidez. A mulher precisa se adaptar física e emocionalmente para um novo papel, que vem com grandes responsabilidades e muitas alegrias também. Ninguém está completamente pronta para essa transformação. Há um grau de imprevisibilidade que faz a aventura da maternidade tão assustadora quanto deliciosa. 

O mais importante é se informar e criar diálogos honestos sobre os desconfortos que envolvem essa fase de mudança. Essa é uma das missões da Bigfral: quebrar os paradigmas relacionados às conversas desconfortáveis sobre os períodos mais desafiadores da vida. Seja na menopausa, no puerpério ou no cuidado com aqueles que você ama, nós buscamos criar conversas e produtos que te auxiliem a viver cada um desses momentos com mais conforto, segurança e naturalidade, sem tabus.

Temos uma linha completa de absorventes e roupas íntimas que são ideais para lidar com  escapes de urina que acontecem no pós-parto. Conheça nossos produtos e os conteúdos que criamos para te apoiar nas diferentes fases da vida. Faça parte dessa conversa e vamos juntas!

Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários
1
0
Por favor, comente.x

Entrar com e-mail e senha