Precauções Para Cuidadores em Relação ao Covid-19 | Bigfral

Home  »  ComportamentoIdososSaúde   »   Precauções Para Cuidadores em Relação ao Covid-19

Precauções Para Cuidadores em Relação ao Covid-19


Precauções Para Cuidadores em Relação ao Covid-19

1 ano atrás / < 1 min de leitura

A segurança da população idosa durante a pandemia de coronavírus (COVID-19) é essencial. Ao entrar em contato com pessoas em idade mais avançada, especialmente no caso de cuidadores, devem-se tomar precauções para evitar a contaminação. Uma das formas mais comuns de contágio é por meio das mãos, que podem ser levadas às mucosas (boca, nariz e olhos) ou entrar em contato com equipamento dos pacientes. Por isso, recomenda-se a higienização das mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos antes de realizar o cuidado do idoso.

Os ambientes, equipamentos e superfícies precisam ser frequentemente higienizados e deve ser feita a manutenção da ventilação natural, assim como a diminuição do uso de condicionadores de ar ao estritamente necessário. Na cozinha, evitar falar durante a preparação dos alimentos (em especial sobre os servidos crus ou in natura). Os utensílios não devem ser compartilhados e a lavagem de talheres precisa ser realizada com a utilização de luvas e de uma esponja especifica para o paciente.

O álcool em gel pode ser um aliado não apenas para a higiene pessoal, mas também para reforçar o hábito da limpeza constante das mãos. Se puder, espalhe frascos deste pelos ambientes. As máscaras também podem ser utilizadas desde que adequadamente: não as reutilizando por mais de um dia e trocando-as quando houver adesão de sujeira e secreções.

O profissional deve também cuidar de si mesmo, evitando multidões, beijos e abraços, retirando o uniforme após a chegada em sua residência, higienizando constantemente seu domicílio e suas mãos, descartando imediatamente lenços que já foram usados, alimentando-se bem, bebendo bastante água e dormindo bem. Assim, seguindo as precauções, a saúde do paciente e do cuidador não serão comprometidas.