Como cuidar da pele de quem tem incontinência urinária? | Bigfral

Home  »  HomensIdososMulheresSaúde   »   Como cuidar da pele de quem tem incontinência urinária?

Como cuidar da pele de quem tem incontinência urinária?


Como cuidar da pele de quem tem incontinência urinária?

5 meses atrás / 3 min de leitura

Conviver com escapes involuntários de urina é mais comum do que se imagina. Para se ter uma ideia, um em cada três brasileiros tem incontinência urinária. E entre os que enfrentam a condição, 77% apresentam problemas associados, como dermatite na região íntima.

Os dados são da pesquisa encomendada pela Bigfral ao IPEC (Inteligência e Pesquisa e Consultoria), que quantifica a prevalência atual de incontinência urinária, sua correlação com as lesões de pele e a forma como ela pode afetar a qualidade de vida emocional e física de pessoas e cuidadores.

Essas informações acendem um alerta para a importância de manter uma rotina de cuidados adequada e buscar tratamento profissional.

Entenda a dermatite na região íntima

A dermatite associada à Incontinência urinária é caracterizada por lesões cutâneas relacionadas à exposição a urina ou fezes. Ela pode afetar mais do que a área perineal, causando desconforto e prejudicando a qualidade de vida.

Limpeza inadequada, abafamento e umidade na área, ressecamento da pele e irritações decorrentes do uso de absorventes e fraldas são fatores que favorecem o desenvolvimento da dermatite na região íntima.

Os primeiros sintomas são vermelhidão, coceira e irritação na pele da região íntima, que pode apresentar pequenas bolhas, feridas e, em casos mais graves, infecções.

Apesar do grande incômodo provocado pelos sintomas, outro dado da pesquisa chama a atenção: mais da metade das pessoas com dermatite nunca buscou ajuda profissional.

Se você cuida de alguém que tem incontinência urinária saiba que buscar orientação profissional é muito importante para iniciar o tratamento tanto da condição quanto dos problemas associados.

Por isso, ao notar qualquer aspecto diferente na pele da região íntima, procure um médico ginecologista ou dermatologista.

Além de acompanhamento profissional, algumas medidas diárias de prevenção são fundamentais. A seguir, separamos dicas de especialistas da Associação Brasileira pela Continência B.C.Stuart que podem ajudar nos cuidados e evitar irritações na pele de pessoas com incontinência urinária.

Como evitar lesões na região íntima

1- Mantenha a pele protegida

Troque a fralda, roupa íntima ou absorvente com frequência (no mínimo 4 a 6 vezes por dia), evitando o contato com a urina por muito tempo. A cada troca também é importante reforçar a aplicação de pomadas de barreira para proteger a pele do contato com a urina.

2- Higienize sempre a região íntima

Higienize sempre entre uma troca e outra, utilizando idealmente lenços umedecidos ou água e sabonete/gel de limpeza. Evite o uso de tecidos de material áspero para não machucar a região.

3 – Permita que a pele respire

Ambientes muito quentes e úmidos propiciam a geração excessiva de suor, o que pode favorecer irritações da pele e odores.

4 – Preserve a pele hidratada

Aplique cremes/pomadas hidratantes neutras (ou seja, sem adição de corantes ou perfumes) na pele. Hidratar é importante para que não fique ressecada e mais suscetível à irritações e lesões.

5 – Escolha produtos de boa qualidade

Bigfral Derma Plus, além de garantir até 12 horas de proteção, contém o sistema de cuidado total da pele com extratos naturais hidratantes que ajudam a prevenir a irritação na pele. Bigfral Plus agora é Derma Plus, mais do que proteção, cuidado.