Como Colocar Fralda Em Idoso Para Não Vazar | Bigfral

Home  »  Idosos   »   Como colocar fralda em idoso para não vazar

Como colocar fralda em idoso para não vazar


Como colocar fralda em idoso para não vazar

3 meses atrás / 6 min de leitura

A terceira idade pode ser um momento delicado da vida e, muitas vezes, requer alguns cuidados que têm como objetivo melhorar a qualidade de vida do idoso e fazer com que ele consiga viver uma vida tranquila, independente de problemas que surjam nessa fase.

O uso de fraldas geriátricas é muito comum em idosos que sofrem com problemas urinários ou mesmo que têm limitações de mobilidade. Por isso, é comum que cuidadores ou tutores procurem formas de como colocar fralda em idoso para não vazar, já que, afinal, eles querem garantir que a pessoa ao qual eles estão responsáveis se sinta confortável, além de evitar outros problemas decorrentes de vazamentos, como por exemplo, assaduras. 

Isso porque, apesar de ser uma forma de contribuir para o bem-estar e higiene da pessoa em idade avançada, quando não é feito o uso correto, as fraldas também podem causar alguns transtornos.

Segundo estudos realizados pela Universidade Federal Fluminense, idosos que usam as fraldas com frequência estão mais propensos a desenvolver infecções e doenças de pele, por exemplo.

Para ajudar tutores e cuidadores que estão buscando a melhor forma de como colocar fralda em idoso para não vazar e evitar esse problema, desenvolvemos este artigo como forma de esclarecer tudo sobre esse tema!

Como funciona a fralda Geriátrica?

As fraldas geriátricas em idosos funcionam de forma muito semelhante às fraldas destinadas a bebês e crianças e têm como objetivo absorver o fluxo urinário ou fecal. Geralmente, elas são indicadas como alternativa para pessoas que sofrem com incontinência urinária, idosos acamados ou com problemas de mobilidade.

Quando usada de forma correta, pode trazer inúmeros benefícios, melhorando a qualidade de vida do idoso sem que seja necessário se deslocar ao banheiro com frequência. 

No entanto, o uso incorreto ou de fraldas de tamanho ou material inapropriados pode trazer problemas, como por exemplo, assaduras, alergias na pele ou vazamentos, o que faz com que muitas pessoas busquem dicas sobre como colocar fralda em idoso para não vazar.

Porque as fraldas geriátricas vazam?

Inúmeros motivos podem levar ao vazamento de fraldas geriátricas e, por isso, é necessário ter alguns cuidados durante a colocação para evitar problemas futuros. Além disso, é muito importante que o cuidador converse com o médico geriatra responsável pela saúde do idoso, solicitando dicas de o que fazer para evitar possíveis transtornos e também sobre como colocar fralda em idoso para não vazar.

Se essa é sua dúvida neste momento, então provavelmente você já deve ter se deparado com essa situação. Por isso, para te ajudar, preparamos os principais responsáveis pelo vazamento de fraldas em idosos.

Tamanho

O tamanho incorreto da fralda é um dos principais responsáveis pelo vazamento de fraldas. Isso porque, caso o elástico das pernas ou da cintura estejam folgados, haverá espaço para que os resíduos vazem.

Além disso, fraldas com o tamanho pequeno também podem causar problemas, apertando o idoso a ponto de fazer com que esse se sinta desconfortável e tente remover a fralda, o que também pode resultar em vazamentos.

Qualidade

Embora muitas pessoas não levem isso em consideração, a qualidade do produto pode interferir diretamente em seu uso. Isso acontece porque produtos com baixa qualidade tendem a ter uma baixa capacidade de absorção e, depois de algumas horas de uso, podem ficar sobrecarregados, ocasionando em vazamentos.

Se você quer saber como evitar que a fralda vaze a noite, a melhor opção é investir em uma boa fralda, como por exemplo as opções disponíveis na Bigfral, se atentando sempre ao tamanho correto para evitar possíveis problemas.

Método de vestir

O método de vestir também é um ponto de atenção para quem busca como colocar fralda em idoso para não vazar. Para isso, a fralda deve estar bem ajustada ao corpo, de forma confortável, mas não folgada, permitindo que o idoso se movimente tranquilamente mas sem que isso resulte no deslocamento da fralda e, consequentemente, no vazamento.

O que fazer quando a fralda vaza?

Além de toda a questão do conforto e praticidade, um dos objetivos da fralda é também melhorar a higiene pessoal do idoso, por isso, em caso de vazamentos, o ideal é que se realize a troca por uma nova fralda.

Após a remoção da fralda que foi comprometida, é importante que se limpe o local antes da colocação de uma nova fralda, facilitando assim a aderência dela ao corpo.

Escolher a fralda geriátrica correta

A escolha da fralda geriátrica é um momento muito importante já que o produto escolhido irá determinar os níveis de higiene, conforto e praticidade tanto para o idoso como para as pessoas responsáveis pelos seus cuidados. 

No mercado existem diversas opções de marcas, tamanhos, situações (como por exemplo fraldas noturnas, recomendadas para um período mais longo de uso), entre outros. Além disso, é necessário levar em consideração se estamos falando de um idoso ativo ou acamado.

Para escolher a melhor fralda geriátrica, é importante optar por modelos que tenham as seguintes características: formato anatômico, alto nível de absorção, materiais hipoalergênicos, neutralizadores de odores, fitas adesivas de qualidade, discrição (para que a fralda não fique aparente na roupa) e barreiras que impedem vazamentos.

Colocar a fralda corretamente

Colocar a fralda corretamente é um passo fundamental para que ela não vaze. E, embora pareça algo fácil, principalmente se você já cuidou de uma criança, é importante ressaltar que estamos falando de corpos com anatomias, volume de urina e níveis de atividade diferente e que, por esse motivo, a colocação da fralda em idosos tende a ser um pouco mais complicada. 

Mas com o modelo certo não há motivos para grandes preocupações e mais à frente explicaremos passo a passo como fazer a colocação de fraldas em idosos.

Como escolher a fralda geriátrica certa

A escolha do tamanho da fralda pode ser um momento bastante delicado, já que nem sempre saberemos apenas com a indicação da embalagem qual tamanho melhor se encaixa para o idoso.

Apesar de difícil, escolher o tamanho correto é fundamental e, por isso, é necessário que o tutor ou cuidador fique atento às especificações de cada fralda, para assim, escolher o modelo e tamanho que melhor se adequa a cada situação.

Como saber o tamanho de uma fralda geriátrica?

Por serem voltadas para o público adulto, o tamanho da fralda geriátrica pode ser um pouco diferente do que encontramos nas fraldas infantis. Além disso, o tamanho exato pode variar de acordo com a marca fabricante da fralda geriátrica, mas levar algumas especificações em consideração na hora da escolha pode ajudar. 

TamanhoCinturaPeso
P50 a 80 cmAté 40kg
M80 a 115 cm40 a 70 kg
G115 a 150 cm70 a 90 kg
GG120 a 165 cmAcima de 90 kg

Qual a fralda geriátrica que não vaza?

Não existe fralda geriátrica a prova de vazamentos, afinal, como explicamos acima, isso depende de inúmeros fatores que devem ser levados em consideração além do produto. No entanto, a escolha de uma boa marca pode ter impactos diretos sobre os níveis de absorção das fraldas.

Além disso, no dia a dia é importante fazer checagens corriqueiras (recomendamos de 3 em 3 horas) para identificar se já é necessário realizar a troca da fralda. Para longos períodos, recomendamos o uso de fraldas específicas, como por exemplo as fraldas noturnas, que possuem uma maior capacidade de absorção.

Cuidados à serem tomados ao trocar fraldas geriátricas

Ao realizar a troca da fralda geriátrica usada por uma nova, é importante tomar alguns cuidados. Entre eles, está a necessidade de sempre fazer a higienização das mãos antes do procedimento e, se possível, fazer uso de luvas descartáveis, evitando assim levar possíveis sujidades para uma área de grande sensibilidade.

Além disso, é importante que se faça uma limpeza adequada, com lenços umedecidos ou algodão morno com água, para que se removam todas as impurezas, evitando assim, a proliferação de fungos e bactérias, além da sensação de desconforto proveniente de uma higiene mal feita. Por fim, é necessário sempre fazer a utilização de cremes para assadura entre as trocas de fraldas, evitando assim que o idoso sofra com irritações ou inflamações na pele.

Confira o passo a passo de como colocar fraldas em idosos sem vaza

Chegou a hora de aprender o passo a passo de como colocar fralda em idoso para não vazar e, garantimos, com cuidado o processo pode ser muito mais fácil do que parece!

Passo 1

Faça a remoção da fralda usada e descarte. Em seguida, faça a limpeza do local com água morna e algodão ou com o uso de um lenço umedecido. Se necessário, faça a limpeza com água e sabonete.

Passo 2

Após a limpeza, faça a aplicação de um creme para assaduras, que além de hidratar o local, irá prevenir problemas futuros ocasionados pelo atrito da fralda na pele. Em seguida, prepare a nova fralda que será utilizada.

Passo 3

Com o idoso de lado, coloque a fralda alinhada ao tronco e à cintura. Vire o idoso, passe a fralda entre as virilhas e fixe as abas na parte da frente. Após isso, retorne o idoso para a posição em que ele se sinta mais confortável. Após a troca, faça a checagem da fralda periodicamente para impedir que ela fique cheia e vaze.

Qual a melhor marca de fralda geriátrica?

Linha de fraldas Bigfral derma plus

Quando o assunto é qual a melhor marca de fralda geriátrica, a Bigfral se destaca por ser a melhor opção disponível no mercado atualmente. Nós contamos com diferentes modelos de fraldas, como por exemplo Clássicas, Regular Plus, Derma Plus e Noturna, que são ideais para idosos em diferentes situações, desde acamados, até idosos mais ativos e que fazem uso de fraldas como forma de garantir mais conforto e qualidade de vida no dia a dia.

Além disso, a Bigfral oferece uma ótima relação custo-benefício, com produtos que entregam qualidade e preços justos, com alto poder de absorção, para quem quer se sentir seco e confortável durante todo o dia.

Conclusão

O cuidado com a saúde do idoso é coisa séria, e é importante garantir que essa fase seja vivida com conforto e praticidade. Por isso, os produtos da Bigfral são a opção ideal, já que oferecem alternativas para que ele consiga realizar todas as tarefas do dia a dia sem se preocupar com possíveis vazamentos. Acesse o site e conheça todo o portfólio de produtos: https://www.lojabigfral.com.br/