Puerpério: Quais as mudanças que ocorrem no corpo da mulher? | Bigfral

Home  »  MulheresSaúde   »   Puerpério: Quais as mudanças que ocorrem no corpo da mulher?

Puerpério: Quais as mudanças que ocorrem no corpo da mulher?


Puerpério: Quais as mudanças que ocorrem no corpo da mulher?

1 mês atrás / < 1 min de leitura

O puerpério é o período de seis a oito semanas do pós-parto, que abrange desde o dia do nascimento até a volta da menstruação da mulher, depois da gravidez, o que pode demorar até 45 dias. Nesse período, a mulher passa por mudanças hormonais, físicas e emocionais.

Durante a amamentação podem ocorrer cólicas ou desconforto abdominal. E as mamas, que durante a gravidez estavam mais maleáveis, ficam mais rígidas por estarem cheias de leite podendo também gerar desconforto. Nesses casos podem-se realizar compressas mornas nos seios e no abdômen.

A barriga ainda permanece inchada devido ao útero não estar no seu tamanho normal. Algumas mulheres podem ainda ficar com um afastamento dos músculos da parede abdominal, chamada diástase, que deve ser corrigida com alguns exercícios (consulte seu médico). A utilização de cintas abdominais também ajuda o útero a retornar ao seu tamanho normal.

A incontinência é uma condição que ocorre com frequência no pós-parto, especialmente se a mulher fizer parto normal, mas também pode acontecer nos casos de cesárea. Neste caso, fazer os exercícios de Kegel é uma excelente forma de conseguir controlar a urina normalmente. É importante também consultar um médico que indicará o tratamento mais adequado. Durante o tratamento você pode contar com os produtos Bigfral (clique aqui) para se sentir mais segura quando tiver escapes de urina.