Onde surgiu o Yoga? | Bigfral

Home  »  Saúde   »   Onde surgiu o Yoga?

Onde surgiu o Yoga?


Onde surgiu o Yoga?

1 ano atrás / 4 min de leitura

A ioga é praticada por milhões de pessoas em todo o planeta, ajudando a combater o estresse, reduzindo riscos de doenças e sendo um verdadeiro estilo de vida para muitos. Mas o que nem todos sabem é onde surgiu o Yoga, quais são suas raízes e como ela se difundiu ao redor do mundo.

A seguir, vamos conhecer as origens dessa prática milenar, além de entender seus benefícios, objetivos e também quem pode praticá-la. Afinal, tendo tantos adeptos no mundo todo, o Yoga com certeza tem uma história bastante interessante, e que vale a pena ser conhecida.

Qual é a origem do Yoga?

Por incrível que pareça, o Yoga é de fato uma prática milenar iniciada na Índia, há mais de 5.000 anos, como uma filosofia de vida. Existem muitas versões que contam sua origem, não sendo possível confirmar qual delas se aproxima mais da realidade. 

Sabe-se, porém, que a palavra Yoga vem do sânscrito, um antigo idioma falado na Índia, e tem o significado de unir, integrar. Pode-se dizer que essa união é entre a mente e o corpo.

Acredita-se que um dos autores dos Yoga Sutras, livros com teorias e práticas de Yoga, foi um autor chamado Patânjali, que teria escrito a boa por volta do ano 150 d.C … Por conta disso, muitos praticantes de Yoga pelo mundo consideram esse autor um dos pioneiros do Yoga, ou até mesmo o seu fundador.

Qual é o principal objetivo do Yoga?

O principal objetivo do Yoga é justamente fazer essa união entre corpo e mente, além de promover o bem-estar, por meio de práticas físicas e mentais. Com o Yoga, é possível transcender os limites que pensamos ter em relação ao nosso corpo e à nossa mente. Outro objetivo é proporcionar a conscientização da nossa própria natureza.

Qual é a diferença entre meditação e Yoga?

Quando se fala em Yoga, o que vem à cabeça de muitas pessoas é a meditação. E embora isso não esteja exatamente errado, já que de fato existem muitas práticas parecidas com a meditação dentro do Yoga, meditar e praticar Yoga não são a mesma coisa.

Quais os benefícios do Yoga para o corpo?

Se o Yoga é praticado há milhares de anos e tem praticantes ao redor de todo o mundo, com certeza é porque ele funciona e traz uma série de benefícios à saúde, seja mental ou física. 

O Yoga é inclusive indicado por muitos médicos e profissionais da saúde para o combate a diversos tipos de problemas e doenças, ajudando pessoas do mundo todo a levar uma vida mais saudável. Se você ainda não acredita, veremos a seguir uma série de benefícios que o Yoga pode trazer para a vida de quem o pratica.

Diminui o estresse a ansiedade

O estresse e a ansiedade são problemas graves que afetam cada vez mais pessoas ao redor do mundo, seja por questões sociais, pessoais ou econômicas. O Brasil, inclusive, foi considerado o país mais ansioso do mundo pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Como o Yoga promove o controle do corpo e da mente, é um grande aliado no combate a esses dois problemas tão sérios que prejudicam a qualidade de vida de milhões de pessoas no mundo todo.

Por meio de exercícios de posturas, chamados de asanas, e de respiração (pranayamas), o Yoga ensina a controlar nossas ansiedades, promovendo autocontrole, segurança e disciplina.

Promove o condicionamento físico

Muita gente que busca exercitar o corpo acredita que o Yoga é uma atividade incapaz de promover o condicionamento físico, o que é está completamente errado. A prática regular de Yoga é capaz de aumentar a chamada massa magra do nosso corpo, deixando-o muito mais definido. 

Ele também promove a perda de peso e melhora a nossa disposição, o que ajuda e muito a praticar outros exercícios físicos, por exemplo. Ou seja, o Yoga é um grande aliado de quem busca um corpo saudável e condicionado.

Alivia dores corporais

Outro benefício dessa prática milenar é ajudar a aliviar dores espalhadas pelo corpo, inclusive as crônicas. Isso porque, ao relaxar e alongar os músculos com o Yoga, melhoramos a circulação sanguínea do nosso corpo, além de desenvolver defesas contra as causas das dores e incômodos ao redor do corpo.

Controla a pressão e os batimentos cardíacos

Como acabamos de ver, o Yoga diminui a tensão, nos deixando menos estressados, e melhora a circulação sanguínea. Tudo isso também traz benefícios à pressão arterial e aos batimentos, combatendo, assim, a hipertensão e problemas cardíacos.

Melhora o sono

Até mesmo a qualidade do sono pode aumentar com a prática regular do Yoga. Quando se pratica o Yoga antes de dormir, o corpo entra em um estado de relaxamento que proporciona uma qualidade de sono maior. É por isso que muitos médicos recomendam a prática de Yoga a pacientes que sofrem de insônia.

Melhora o prazer no contato íntimo

Até mesmo a saúde sexual é afetada positivamente pela prática de Yoga, aumentando a libido, diminuindo dores e aumentando o prazer nas relações sexuais.

Facilitar o emagrecimento

Quem está em busca de perder peso certamente tira proveito da prática de Yoga. Além da queima de calorias, o Yoga também diminui a tensão e o estresse, fatores que muitas vezes contribuem para uma alimentação descontrolada, e consequentemente, para o ganho de peso.

Quem pode praticar Yoga?

Por fim, a melhor notícia é que o Yoga é praticado por pessoas de todos os gêneros, raças e idades, de crianças a idosos. Mas, por segurança, é sempre indicado consultar o médico para saber se há alguma contraindicação, não só ao Yoga em geral, como a algum exercício ou prática específica.

Bigfral é aliada na melhor idade

Hoje aprendemos que o Yoga é uma grande dica para quem busca uma vida mais saudável. Assim como a Bifgral,  marca com uma linha completa de absorventes íntimos, roupa íntima descartável, toalhas umedecidas, fraldas para adultos e tudo para que você se sinta protegido e confortável.

Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários
1
0
Por favor, comente.x

Entrar com e-mail e senha