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O que fazer quando se tem insônia?


O que fazer quando se tem insônia?

12 meses atrás / 4 min de leitura

A insônia é um problema que aflige muitas pessoas no mundo e vem se tornando cada vez mais comum. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) cerca de 40% da população brasileira sofre desse mal. 

Alguns dos motivos que levam as pessoas a terem insônia é a rotina cada vez mais atribulada, a falta de tempo para praticar exercícios físicos e o apego cada vez maior aos aparelhos eletrônicos, principalmente no momento de dormir.

Os médicos caracterizam a insônia como a incapacidade de adormecer e manter o sono. Dentro dessa classificação existem três estágios da insônia: inicial, intermediária e final. A causa dela pode ser identificada por alguns métodos, assim como o seu tratamento que será realizado de acordo com a fase que se encontra.

Efeitos da insônia na qualidade do sono e bem-estar geral

A insônia é prejudicial à saúde e a rotina diária de quem geralmente a possui. Ela interfere não somente no hábito de dormir, mas também na qualidade de vida das pessoas. Geralmente quem é diagnosticado com insônia fica com a mente e o corpo inquietos em alguns momentos antes de pegar no sono. Além disso, quando estão dormindo, despertam várias vezes, não conseguem dormir profundamente e se sentem como se não tivessem descansado direito durante a noite.

Por conta desses fatores, geralmente acordam indispostos e cansados, com problemas de humor e falta de energia. Deste modo, tende a resultar em um desempenho ruim no trabalho, estudos e todas atividades que exijam um pouco mais de concentração. Costumam sentir dores de cabeça, ansiedade, sonolência durante o dia inteiro e problemas na coordenação motora.

Importância de tratar a insônia adequadamente

Toda patologia precisa de um tratamento adequado, no caso da insônia, não poderia ser diferente. Para manter a qualidade de vida e obter um bem-estar maior, é necessário observar os sintomas para entender em qual estágio ela se encontra, para assim encontrar a melhor forma de tratá-la. 

Procurar um médico é importante nesses casos para identificar se a insônia não está atrelada a nenhum problema de saúde. Mulheres que estão passando pela menopausa, por exemplo, podem ter problemas para dormir devido a sudorese noturna.

Como combater a insônia

Nem todas as pessoas que se queixam de insônia precisam tomar medicamentos, dependendo do seu grau, podem ser utilizados alguns métodos eficazes em casa para ajudar a dormir melhor. 

Na maioria das vezes, a insônia não está ligada a nenhuma doença grave, por isso só a mudança de hábitos podem ajudar a ter uma qualidade maior de sono. No entanto, caso não adiante, a ajuda de um médico deve ser procurada, principalmente se for algo frequente. Veja a seguir alguns hábitos simples que podem auxiliar a combater a insônia: 

Estabeleça uma rotina de sono saudável

É preciso seguir algumas dicas que vão ajudar a aliviar os sintomas e fazer com que se livre da insônia. É importante entender que o nosso organismo necessita de uma rotina para fazer com que o seu funcionamento esteja sempre em perfeita sintonia. Por isso, alguns momentos antes do sono é importante realizar pequenas atividades diariamente.

Estabelecer um horário fixo para dormir e acordar é necessário para que o corpo se acostume e entenda essa nova rotina, isso faz com que a adaptação seja mais rápida e leve. 

Estimule um ambiente propício ao sono

Para que o corpo seja “programado” de modo a entender o horário de dormir, é importante proporcionar um ambiente adequado. Desta forma, o cérebro receberá estímulos necessários para ajudar nessa tarefa.

Quando começa a escurecer, seu sistema tende a produzir melatonina, um hormônio que ajuda o organismo a se preparar para dormir.  Por isso, lâmpadas fortes, telas de computador, TVs, tablets e celulares, podem atrapalhar esse momento. O ideal é programar os aparelhos para emitirem menos luz ou até evitá-los quando estiver perto da hora de dormir.

Estabeleça uma rotina de relaxamento pré-sono

Algumas atividades podem ajudar ainda mais nesse momento, que para pessoas que têm insônia é um pouco mais complicado. Realizar tarefas que podem gerar estresse ou agitação pode causar ainda mais desconforto na hora de dormir. 

O ideal é fazer atividades relaxantes e tornar elas parte de uma rotina, pois assim que o corpo estiver habituado que este momento é para relaxamento e sono, será mais fácil adormecer.

Ler um livro, meditar, ouvir músicas calmantes, tomar um banho relaxante e beber um chá, podem ser algumas das tarefas realizadas pré-sono. O ideal é que elas preparem seu corpo e deem o aviso para todo o seu sistema de que o dia está acabando.

Evite o uso da cama para outras atividades que não sejam o sono

Adotar alguns hábitos é importante para adaptar o corpo ao momento de dormir. Deste modo, utilizar a cama para assistir TV ou até mesmo mexer no celular, pode não ser uma tarefa recomendada. Por isso, evite que essas atividades sejam realizadas na cama e utilize-a apenas para dormir.

Procure ajuda médica se a insônia persistir

A ajuda médica é necessária quando a gravidade da insônia é maior do que se pode observar e nenhuma das atividades indicadas anteriormente surtiram efeito. Caso isso aconteça, pode ser que a causa da insônia não seja apenas algo simples de tratar. 

Geralmente o acompanhamento profissional é realizado pelo neurologista, pneumologista, otorrinolaringologista e/ou psiquiatra que irá identificar a causa e prescrever o melhor tratamento de acordo com o seu histórico de vida. 

Busque qualidade de vida e bem-estar

A qualidade de vida e o bem-estar sempre estará relacionado ao sono, quando está regulado, muitos problemas relacionados à rotina podem ser resolvidos, pois o corpo não se sente cansado. Por isso, é importante se atentar sempre à qualidade do seu sono, para viver uma vida mais feliz e leve.

Bigfral é uma marca que também se preocupa com a qualidade de vida e tem como premissa sempre trazer os melhores produtos para os seus consumidores. A marca oferece soluções tecnológicas para proporcionar bem-estar no dia a dia, não à toa, que é a primeira em incontinência urinária do Brasil.

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