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Como amenizar os sintomas da menopausa?


Como amenizar os sintomas da menopausa?

1 mês atrás / 2 min de leitura

Dicas para implementar na sua rotina

A queda na produção de hormônios que ocorre na menopausa causa diversos efeitos no corpo da mulher. Alguns dos sintomas que podem ocorrer são insônia, aumento da temperatura corporal e alterações do humor. Existem práticas que podem ajudar na amenização dos sintomas, porém é importante, antes de tudo, consultar um profissional da saúde caso os e da menopausa estejam mais frequentes e intensos.  Ao ir ao ginecologista, é possível que sejam solicitados exames para verificar a concentração de hormônios, o estrogênio e a progesterona. O tratamento mais adequado também poderá ser indicado por um profissional.

Em relação a dicas que podem ser realizadas em casa para a amenização dos sintomas, existem algumas práticas que possuem efeito direto no bem-estar:

  • Na alimentação é recomendado que a mulher inclua alguns nutrientes importantes, como o fitoestrogênio, a vitamina C, o cálcio e a vitamina E, que ajudam respectivamente na diminuição das ondas de calor, no fortalecimento do sistema imunológico, no fortalecimento dos ossos e na saúde da pele.
  • A hidratação também é muito importante, pois é comum na menopausa que a pele e os cabelos fiquem mais finos e ressecados. Além disso, o consumo frequente de água ajudará também com as ondas de calor.
  • Se as ondas de calor forem muito intensas, pode-se investir em roupas de tecidos respiráveis como o algodão e levar na bolsa um spray de água termal para refrescar a pele.
  • Realizar atividades físicas regularmente é essencial, pois elas promovem a liberação de endorfinas na corrente sanguínea, conferindo bem-estar físico e emocional, ajudando a melhorar as alterações de humor.
  • Recomenda-se evitar a ingestão de condimentos e alimentos picantes e o consumo cafeína, que promovem a dilatação dos vasos sanguíneos, piorando os sintomas.
  • A exposição ao sol ao menos 3 vezes  por semana auxiliará na produção da vitamina D que permite a absorção de cálcio pelos ossos, sendo importante devido a perda de densidade óssea  que ocorre na menopausa.