Logo Bigfral

DÚVIDAS FREQUENTES

Bigfral ajuda a você a esclarecer as principais dúvidas sobre a Incontinência Urinária!
Fizemos uma lista das perguntas mais frequentes sobre o tema para te ajudar a entender melhor sobre o assunto. Mas caso tenha outra dúvida temos disponível uma canal direto onde você pode tirar dúvidas.Quer saber mais? Acesse o nosso Bate papo BIGFRAL

O que é incontinência urinária?

A incontinência urinária é a perda involuntária da urina, podendo ocorrer em pessoas de qualquer faixa etária, sexo e em situações diferentes.

A Incontinência Urinária, quando presente, sempre persistirá?

Não. A incontinência urinária pode ocorrer repentinamente. A chamada "incontinência urinária transitória" pode ocorrer, por exemplo, em casos de constipação intestinal/fecaloma, medicamento, infecção, vaginite atrófica, distúrbio psicológico, dificuldade de locomoção e ingestão de líquidos em excesso. Também pode ocorrer persistentemente, sendo chamada "incontinência urinária crônica" (presente em casos de urge-incontinência, por exemplo); por esvaziamento vesical inadequado e ainda por esforço.

Existem tratamentos possíveis?

Sim, depende do tipo de incontinência urinária. Podem incluir mudanças no estilo de vida ou comportamento, medicações, exercícios especiais e cirurgias. Geralmente, tais possibilidades são combinadas.

A Incontinência Urinária faz parte do processo fisiológico do envelhecimento?

Não. Apesar de ser mais frequente em idosos, também acomete jovens, adultos e até crianças. Contudo, as causas tendem a ser diferentes nessas diferentes categorias.

A idade influencia no nível de incontinência urinária?

Não. A idade não influencia diretamente o nível de incontinência que a pessoa pode apresentar.

O absorvente para a menstruação pode ser utilizado para incontinência urinária?

Não, o absorvente íntimo é indicado para menstruação, pois a viscosidade do líquido é diferente. No caso de incontinência, a mulher deve utilizar produtos indicados para a incontinência urinária.

Tive incontinência urinária durante a gestação e depois do parto. Terei incontinência para sempre?

Não necessariamente. Espera-se que o quadro de incontinência urinária se reverta até os 3 meses após o parto. Caso isso não aconteça, procure um especialista.

A incontinência urinária é comum no sexo masculino?

Sim, a incontinência urinária pode estar presente em qualquer sexo e faixa etária. Dessa forma, os produtos encontrados são unissex e se ajustam perfeitamente no corpo masculino e feminino.

Após a cirurgia da próstata terei incontinência urinária?

Não necessariamente. A cirurgia da próstata pode causar incontinência urinária, mas isso não acontece em 100% das cirurgias.

Não pratico mais esporte, pois não consigo mais segurar minha vontade de urinar, existe alguma solução.

Sim, a pratica do esporte faz bem à saúde e não deve ser interrompida por conta da incontinência urinária. Sendo assim, você pode utilizar produtos específicos - como absorventes ou fraldas. Dessa forma, conseguirá praticar esportes com conforto e segurança.

Praticar esporte pode causar incontinência urinária?

Sim, a prática de esporte (principalmente os esportes de alto impacto) pode causar a perda involuntária da urina. Para se prevenir, o esportista deve fazer exercícios de fortalecimento de assoalho pélvico e afastar a incontinência urinária.

//