Logo Bigfral

Projeto de Conscientização Social Sensibilizar para Humanizar

O envelhecimento da população cria um cenário social e econômico no qual a sociedade está inserida, mas não sabe conviver. Com o avanço da medicina e dos cuidados com a saúde, o idoso tornou-se ativo em uma sociedade não adaptada para sua convivência. Velho, ancião, senil, antigo, 3ª idade, melhor idade. Se a tratativa verbal gera desconforto, o que dizer da tratativa pessoal? Como é ser idoso em uma sociedade e cultura dinâmica forçada pelo movimento e pela juventude?
Para colaborar com entendimento e adaptação da sociedade para essa mudança, Bigfral promove o Projeto de Conscientização Social – Sensibilizar para Humanizar, através de ações que conscientizam a sociedade do que é ser idoso. As ações acontecem por todo o país e em diversas formas, como, aulas expositivas sobre o tema, rodas de discussão e palestras com profissionais especializados. Abrange diversos públicos, desde os profissionais da saúde; enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, até o grande público impactado diretamente por essa mudança, como motoristas de transporte público, atendimento de lojas, entre outros.
As ações são apoiadas pelo uso de uma roupa especial, exclusiva do projeto, que simula a mobilidade reduzida. Os participantes são convidados a vestirem a roupa, que simula ao usuário os impactos do glaucoma na visão, a sensação do enfraquecimento de ossos e perda de músculos que causam o encurvamento da coluna e a dificuldade de caminhar e fazer os movimentos básicos de convivência social, gerando a necessidade do uso da bengala. O uso da roupa sensibiliza sobre as dificuldades de mobilidade e sensações de envelhecer.
O projeto é promovido pela marca Bigfral, mas conta com diversos parceiros por todo país.

//